Dúvida entre modelos acrobáticos

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Andre Mauricio »

Bivo escreveu:Realmente sei de todos os problemas dos aeros a combustão, mas, após 10 anos nos elétricos, quero ter essa experiência.


Se quer entrar nos combustão já com um avião pra acrobacia, tem algumas opções de "entrada" no mercado, que são um caminho mais racional do que partir direto pra um 50cc.

Pelo preço do combustível hoje, não recomendo montar glow maior que a classe 46/55, o custo pra manter vai ser muito alto. Maior que isso, o melhor caminho é elétrico ou gasolina. Outra questão a levar em consideração é equipamento glow/gasolina usado. Já tive péssimas experiências tanto com avião, quando com motores usados, principalmente no glow. Pessoal não cuida, impregna combustível na madeira... vibra pra caramba, e às vezes não monta direito, vai danificando com o tempo. Tem que ter muita atenção, de preferência olhar pessoalmente antes de comprar.

Pra gasolina temos algumas opções.
Laser 200 da Flying Circus, voa no estilo "esporte escala" com DLE 20cc, faz todas as acrobacias clássicas, e tem aquela cara de avião escala. Não precisa de servos muito fortes, ou motor grande... bem mais tranquilo ($$$) de montar que um 50cc. Também tem o Mad Stick pra motores 20cc e 30cc, esse já é um avião pra um 3D mais forte.

Laser 200.
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UvmuHrdRQfU
Mad 20cc.
https://www.youtube.com/watch?v=J-UiNaMinaE&t=83s
Mad 30cc.
https://www.youtube.com/watch?v=FspUxaX_-_0

Além desses kits da FC, o João Castanho (Deco Custom Planes) trouxe de volta um projeto da antiga Vortice, o Storm Stick 30cc. Esse é um Stick "tudo que dá" pro 3D.


O lado bom desses aviões 3D quadrados, derivados do Stick, é que são mais baratos e práticos de montar, reparar e dar manutenção. Pra quem quer começar nos combustão, vai ser mais fácil lidar com os perrengues do motor.

Pra glow tem um opções legais também. O Katana .46 da WGS e o Mad Stick .50 da Flying Circus. Eu, particularmente, já montei e voei ambos, porém elétricos.

O Mad 50 é muito versátil, com pouco comando e segurando o dedo do acelerador ele voa como um Stick tradicional, uma mãe. Porém, com mais comando, ele vira um 3D cabuloso, pendura no torque roll muito fácil, responde sempre de forma muito previsível. Aquele típico avião que chamamos de "na mão".

Meu Mad .50.


O Katana tem um comportamento mais arisco, por ser asa média, ter asa trapezoidal, área alar menor... Também é um pouco mais pesado (coisa de 3kg, contra 2.5kg - em média - do Mad). Mas nada muito preocupante... não é uma cadeira elétrica como os CAP 232 costumam ser :lol: E faz algumas acrobacias com mais facilidade que o Mad, como faca, o parafuso chato sai mais redondo, tanto positivo quanto negativo, etc.

Meu Katana WGS.


Tanto o Mad quanto o Katana vão bem com .55 2T.
Pro Mad .50, o Fabrício recomenda do .52 até o 75 2T. Pro Katana, a WGS recomenda um .55 pra voo 3D.

Tenho até vontade de montar outro Katana WGS, com algumas melhorias com relação ao primeiro. Dá pra reduzir o peso final do avião e deixar o voo ainda melhor.

Se quer partir de um ARF, aí aparecem outras possibilidades... mas ARF novo hoje em dia tá mais caro que ouro :cry:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
GuiAero2023
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Ago 12, 2023 2:43 pm
Localização: OLIVEIRA

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por GuiAero2023 »

Entre as duas opções que vc citou, eu escolheria o extra por alguns fatores, o principal é por ser maior, então acaba sendo mais fácil de executar manobras nele, não é atoa que todos os campeonatos de acro usam 100cc pra cima, outro fator é que já ouvi em conversas de pista que em comparação com o extra, o sbach não aceita erros, por ter um perfil de asa mais "arisco", e isso pode ser um problema pra quem nunca voou um aeromodelo desse porte.
"Construir para voar."
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por leosusse »

Apenas acrescentando algumas colocações em relação ao glow..

Tenho usado caseirol (sem nitro), o que viabiliza muito o custo do combustível.
A perda de potência do motor é perceptível porém muito menor do que o esperado, nesse sentido, o preço do glow pronto (com nitro) não justifica a performance, pro meu tipo de voo.
Tenho que reajustar os motores com frequência, porém isso independe do combustível no meu caso, pois o mesmo acontecia quando usava glow pronto...Acho que é falta de perícia mesmo rsrs
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Legal pessoal...
O problema é que fiquei com o Extra 260 da H9 na cabeça...
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Caiego »

Bivo escreveu:Legal pessoal...
O problema é que fiquei com o Extra 260 da H9 na cabeça...

É um excelente avião, aliás todos os modelos de Extra são bons, o que é importante é saber voar sem detonar. A ajuda de instrutor voando cabeado é uma boa também.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Já conheço bem os conceitos de voo.
Faço acrobacias com meus elétricos a uns 10 anos.
A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair.
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

Bom dia, não aconselho a começar com o Tucano não, é um aero complicado de voar, estola fácil de ponta de asa, e não faz muita acrobacia não, se entrar no parafuso chato, quase nunca sai e é chão na certa!

O Stick ou o Mad Stick motor glow .46 ou o maior gasolina 20cc seria uma ótima opção. Não tem como, não ser feliz, voando um STICK!
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por lucas.sjc »

"A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair."

Pelo contrario, quanto maior o aero e a motorização, mais facil de voar e responde melhor as manobras e retomadas.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Caiego »

Bivo escreveu:Já conheço bem os conceitos de voo.
Faço acrobacias com meus elétricos a uns 10 anos.
A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair.


Como diz o Maverick: "Não é o avião, é o piloto." ;)
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagem por Bivo »

Sem dúvida!!!
Responder