Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Os carregadores de campo vendidos em loja geralmente são de deteccção de pico, como descrevi no primeiro post.

Eles carregam NiMh em cerca de meia hora e são totalmente seguros, pois sabem quando parar.

O seu, além da carga rápida demais não sabe quando parar, aí que está boa parte do problema.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

Alexmag como q se faz um detector de pico??
é é especifico para cada bateria??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

dark escreveu:Alexmag como q se faz um detector de pico??
é é especifico para cada bateria??


Tem um circuito rolando aí no site, dá uma olhada no tópico do metalk sobre carregador.

Não sei dizer muito sobre isto porque minha praia é eletrônica digital, e baterias, carregadores, etc. são analógicos...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

Re: Baterias NiCd

Mensagem por CaioMix »

ATARI-2600 escreveu:
Cassiusfxg escreveu:Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.


as baterias de telefone sem fio num tem descarga suficiente perto das apropriadas... fora o preço
costumam custar 15 reais de 2 ou 3 celulas ... vc precisaria de 8 celulas

4x15 = 60 reais ( 4 packs de telefone a 15 reais cada ) se num me engano um pack pronto de 8 celulas 300mah celulas minamoto de exelente descarga no PC custa 65 ou 70 reais





Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Baterias NiCd

Mensagem por alexcmag »

CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

Re: Baterias NiCd

Mensagem por CaioMix »

alexcmag escreveu:
CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.


Bom, depois do que andei lendo no forum, vou procurar camprar baterias descentes!

Tem alguma baratinha?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Baterias NiCd

Mensagem por alexcmag »

CaioMix escreveu:
alexcmag escreveu:
CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.


Bom, depois do que andei lendo no forum, vou procurar camprar baterias descentes!

Tem alguma baratinha?


Escolha primeiro o modelo, depois o motor, depois a bateria. Começar pela bateria não é uma boa idéia,
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

bateria para zagi

Mensagem por srpab »

numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?

to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...

abraço!
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: bateria para zagi

Mensagem por alexcmag »

srpab escreveu:numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?

to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...

abraço!


Se você fizer ela menorzinha dá para usar sim, desde que dose o motor para não torrar a bateria. Se deixar a toda potência com 400BR ela torra.

No tamanho normal de 1,2m ela precisa de um motor forte, então fica inviável bateria de LiIon.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

bateria para zagi

Mensagem por srpab »

Alex, como é dificil essas combinacoes eletricas.....

Para eu aproveitar essa bateria, numa zagui normal (1,20) que motor eu posso utilizar ?

sei que deve-se comecar pelo modelo, depois o motor e por ultimo a bateria...

Conforme for, nao vou comprar esta bateria, porque fazer o oriole voar é questao de honra, mas voar a zagui é meu verdadeiro objetivo no hobby...

abraço.
Combate: Bateu é ponto.
Responder