cortador de isopor manual, facil de fazer

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Matheus, tem MUITA informação a esse respeito aqui no fórum.. Eumemso já cansei de postar mensagens sobre isso. Dê uma pesquisada que você vai encontrar muita coisa.
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

Cortador

Mensagem por dreand »

Ai galera, tambem, nao tenhoexperiencia em eletronica, mas foi na raça e necessidade mesmo, estou utilizando uma fonte comum, de 12v e 200ma,o arco, fiz de arame, onde junto passei um fio que liga as duas pontas, que entram em contato com o fio que parece de cerca mas nao é, é fio de cortador mesmo, como falei fiz os testes com outra fonte porem nao esquentou o fio, ai aumentei, e esta quando testo no multimetro ela fica com uma corrente de 4,8v no fio, e esquenta o necessario para cortar,
o fio foi comprado na santa efigenia, agora como o fio de cerca eles só vendem de rolo, achei uma loja, que fica no final da rua paralela a 25 de março, sentido av do estado, ali vende alem do dio o cortador pronto, mas é muito caro, e desta forma fica baratinho, e eles tambem vendes placas de isopor, a 21 ou 22 reais o pacote, prem como nao comprei, nao sei quantas vem, mas parece-me bastante,
aos cologas que falaram que ja existe, peço desculpas, nao sabia que ja tinha um topico sobre o assum, pois se soubesse tentaria roubar a ideia, hehehehehe
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

mais uma foto

Mensagem por dreand »

mais uma foto
Anexos
cort 01.JPG
cort 01.JPG (10.49 KiB) Exibido 12709 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só um detalhe Dreand: Se a sua fonte é de 12V 200 mA e você está drenando corrente até que a tensão chegue a 4,8V, sua fonte vai queimar em pouquissimo tempo...
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

uma fonte de PC vai bem
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

cortador

Mensagem por dreand »

ok, o que devo fazer entao pra ela nao queimar, como poço melhorar, se puder me ajudar agradeço, vi umas fontes de pc , at a 10 reais na santa poderia fazer com uma destas, alguem tem o esquema ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tem muita informação a esse respeito aqui no forum mesmo, Dreand, basta pesquisar por "arco de corte", "cortadores de isopor" e outros.....
Eu mesmo postei um link para a conversão de fontes de PC, E como estava em espanhol traduzi o artigo, com permissão do autor, que será colocado em breve pelos moderadores aqui no fórum.
Mas para isso você precisa de uma noção minima de eletrônica, se não mínimo que pode acontecer são sustos e fumacinhas... Já a fonte do PC apresenta riscos SÉRIOS de choques elétricos, pois existem pontos da fonte com mais de 300 Volts, MESMO COM A FONTE DESLIGADA DA TOMADA !!!!
Assim, se não manja de eletrônica é melhor não se aventurar com as fontes AT ou ATX...
Não é dificil achar um transformadorzinho de video-cassete daqueles beeeeem antigos, que geralmente te fornece uns 12 ou 15 volts, com correntes em torno de 3A, masi do que suficiente para cortar 75 cm de isopor. Meu primeiro cortador usava um trafo de um Mitsubishi velhissimo... hehehe...
Boa sorte !
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

[quote:35ddb2a8ac="Matheus_13"]eu tambem gostaria de faser mas nao tenho experiencia nenhum a com eletronica poderia me enviar um esuqema detalhado?que materias usar?esse tipo de coisa[/quote:35ddb2a8ac]
Eh mas vamos lembrar que 800wats da toradeira é igual a oito lampadas de 100wats.
com um trafo de uns 2 amperes comprado por 20 reais no ferro velho de eletronica vc gastará menos energia podendo estender seu tempo de trabalho.
ACastro
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

E não se esqueçam que esses esquemas com dimmer, torradeira, secador, máquina de lavar, liquidificador e outros NÃO SÃO ISOLADOS DA REDE... O risco de choques é grande, e eu já cansei de alertar as pessoas aqui no fórum de que qualquer dia um leigo vai se machucar tentando fazer algo que não conhece bem, e a responsabilidade civil será do meio que divulgou as informações....
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Olhe no topico de como converte uma fonte at feito por min,

No forum eletronica embarcada,

Mesmo tendo 2 fontes utilizo um trafo de uma impresora matricial antiga,

è só ligar na tomada, ainda vou montar um dimer para controlar a potencia,

Alguem sabe em que tipo de sucata posso achar um triac?


Sera que posso utilizar um dimer no secundario de 30V 3A?
Responder