Descarregando bateria lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Descarregando bateria lipo

Mensagem por Luiz Leite »

Colegas,

Pelo que lí nos últimos tópicos sobre baterias lipo, achei melhor descarregar e carregar (ciclar ?) a minha Himodel 2S de 1300 mAh.

Liguei-a no conjunto motor 400BR (sem hélice) + ICS-300Li + rx e deixei pouco acelerado, somente girando de leve o motor.

Já faz 1h30mim que o motor está funcionando e nada do speed cortar o motor.

Gostaria de saber se vai demorar muito ou não para a carga da bat chegar no nível de corte do speed.

Tem algum problema fazer isso?

Obrigado
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Monitore a tensão da bateria, os esc tem que cortar antem de 5,6V, caso contrário as baterias serão danificadas. Acabei que perder um pack de 3S por programação errada do esc.

Não vejo necessicade em ciclar lipos.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

LiPo não se cicla!!!! Não tem efeito memória.
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

[quote:9ffd18889e="Odair Justo"]LiPo não se cicla!!!! Não tem efeito memória.[/quote:9ffd18889e]


Deacordo com o que estão falando no outro topico uma LiPo danificada,
pode ser ciclada para voltar a ter um funcionamento normal
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

1h30min é um tempo já esperado, já que não está usando hélice (aplicando carga). coloque uma 5x3 e com a mesma aceleração (pouca) verá como muda o tempo. Durará bastante.
Se tiver um conector para isto, monitore o pack medindo a voltagem no conector de balanceamento.
:wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

Mensagem por dreand »

Entao, nao tem, necessidade de ciclar, posso colocar pra carrehar com a carga que tiver, e ela será completada, meu carregador é aquele de parede, que muda o led de cor quando a carga esta completa, poderia colocar pra carregar minha bateria sem problemas ?
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

[quote:81ec82921c="dreand"]Entao, nao tem, necessidade de ciclar, posso colocar pra carrehar com a carga que tiver, e ela será completada, meu carregador é aquele de parede, que muda o led de cor quando a carga esta completa, poderia colocar pra carregar minha bateria sem problemas ?[/quote:81ec82921c]

Ciclar não e pode botar na carga quando ela esta vazia, cheia, no meio,

não importa, não vicia,
des de que seu caregador seja inteligente e detecte o fim da carga.

A ciclagem só para reviver uma bateria.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

[quote:6e0f3c9ff3="ArthurB"][quote:6e0f3c9ff3="Odair Justo"]LiPo não se cicla!!!! Não tem efeito memória.[/quote:6e0f3c9ff3]


Deacordo com o que estão falando no outro topico uma LiPo danificada,
pode ser ciclada para voltar a ter um funcionamento normal[/quote:6e0f3c9ff3]

É, usando um Carregador/Ciclador, computadorizado Bantam 902 que monitora todo o processo.
Mas, vai fundo, não está mais aqui quem falou...
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Odair,

confirmo e assino em baixo o que você falou: " Li-Po não se cicla!"
E não se deve normalmente ciclar mesmo. Porem......
Vivendo e aprendendo, ja ha algum tempo, por experiencias proprias do pesssoal do Asas e por leitura sobre o assunto, descobrimos que é possivel recuperar alguma coisa de células inchadas e packs fracos, CICLANDO os mesmo. Baterias que se apresentavam grávidas, depois de algumas cicladas voltaram ao formato normal e melhoraram o desempenho. Não quero apregoar aqui que qualquer um cicle suas baterias Li-Po inchadas, mesmo porque deve-se ter conhecimento de como fazer ou ter um carregador que faça isso p/ vc. Mas que funciona, funciona, e por causa disto os fabricantes de carregadores estão comçando a por esta função nos seus produtos, como mai uma opção aos modelistas.

Se quiser saber mais informações sobre estes carregadores da BANTAM:
https://www.asaseletricas.com.br/bantam.php
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Luis Mello
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jun 25, 2009 2:21 pm

Mensagem por Luis Mello »

Tudo bem em não ciclar uma Li-po, mas caso eu carregue minhas baterias para voar e por acaso não consiga usa-las e tenha que guardar por um período de um mês, qual outro método posso usar para baixar para a tensão ideal, creio que é +/- 3,6v, para que possa ser guardada sem estragar? posso usar lâmpada de lanterna?

:roll:
Abraços,
Luis Carlos Mello
===========
Arraial do Cabo - RJ.
Região dos Lagos
Responder