Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FELIPE BARROS
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 3:06 pm

Mensagem por FELIPE BARROS »

A PERGUNTA Q NÃO QUER CALAR:

LIPO TEM EFEITO MEMÓRIA????

posso recarregar o PACK antes de a tensão estar perto de 2,5V por célula?
Jet Pilot
Powered by Learjet 45xr


Homenagem ao melhor construtor de aeromodelos do Brasil:
ASSAO TAKENO
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Essa pergunta nem deveria ter sido feita.... já está patente que não tem!

O tal "efeito memoria" é explicado pela teoria da metalurgia do pó, todas as bat antes dela usavam anodo ou catodo metalico em forma de pó para aumentar a area, com o tempo o pó forma cristais que vão diminuindo sua area e consequentemente a capacidade, o processo de "recuperação" tenta desfazer os cristais mas nunca fica perfeito.

E não há anodo ou catodo em pó metalico na lithium.

Você pode recarregar as lithium a partir de qualquer instante, o que acontece é o desbalanceamento(exorciza um demonio e logo aparece outro)... mas é só usar um balanceador que tudo bem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Aproveitando o topico,

baterias de nicd não desbalanceiao?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:135a95e671="ArthurB"]Aproveitando o topico,

baterias de nicd não desbalanceiao?[/quote:135a95e671]

Você quis dizer:
Baterias de nicad não desbalanceiam.. né!

Sim, todo pack de bateria recarregavel uma hora ou outra acaba ficando desbalanceado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Marco, eu ainda estou engatinhando nas lítio... Você acha imprescindível balancear a cada carga? eu comprei um Apache e uma bateria 3S com conector para balanceamento, e antes de usar carregeuei cada célula individualmente . Ainda não suei "de verdade", só alguns testes. Mas digamos que antes de voar eu carregue cada célula individualmente e apenas no campo carregue o pack como um todo. Acha que haveria algum problema? Posso inclusive verificar a tensão individual no campo, pois sempre carrego o multímetro para checar a bateria do Rx do meu glow antes de cada vôo (seguro morreu de velho, e C....zão levou flores no enterro... Era eu... heheheeh)
Abraços...
Ainda termino a minha Física...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Completando o que o Marco Antonio escreveu.

NiMh ou NiCd também desbalanceia. A vantagem delas é que quando a tensão limite é alcançada a célula esquenta um pouco mas não explode, então acaba ficando igual às outras novamente.

Para garantir um bom condicionamento, algumas cicladas completas com carga lenta resolvem o problema.

No caso das LiPo, o ideal é que não sejam feitas descargas até o limite nem cargas acima do limite. Se a bateria for sempre carregada abaixo de 4,23V por célula e descarregada acima de 3,6V durará bem mais.

Pode-se carregar com menos, isto é, usar carregador de LiIon a 4,1V por célula para as LiPo, elas ficarão felizes, apesar de nunca se ter o tanque "cheio".

Da mesma forma, não se devem guardar LiPos totalmente carregadas (40% é o ideal) nem em lugares quentes. 40% de carga a zero grau é o ideal.

Se quiser que as baterias durem muito, use até uns 3,4V por célula e guarde-as assim depois de voar. Na véspera do próximo vôo carregue com corrente até 0,7C a 4,23V por célula (4,1V de carregador LiIon serve).

A cada 5 cargas em média, verifique a tensão individual, se estiver com diferença, balanceie. Se estiverem iguais (com carga completa) não precisa se preocupar. Tive packs que nunca precisaram ser balanceados, mas sempre usando como descrito acima.

Quem tem carregador que já balanceia ou já usa balanceador direto não precisa verificar nada, o equipamento se encarregará disto.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Marco,

O que vc recomenda então para quem tá iniciando? O que é ideal comprar? Qual carregador/balanceador (custo benefício)?

Você forneceria o esquema do seu carregador?

Parabens pelo seu(s) post(s). Aprende-se paca.

Apenas para referencia, achei hoje este artigo (o que me deixou meio assustado mas mais tranquilo depois que lí o seu post). Apesar disso o artigo é excelente e elucida muita coisa soble Li.

http://www.flyingsites.co.uk/features/lipo.htm

Sds
wilmail
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 3:59 pm
Localização: Blumenau SC

Mensagem por wilmail »

Marco,

Sou iniciante no mundo dos elétricos, e tenho recebidos muitas informações sobre o assunto e é claro, muitas acabam sendo conflitantes. E como estou percebendo pelos seus posts que suas informações são baseadas em fatos e experiência, gostaria de tirar algumas dúvidas.

Sobre a carga. 1C seria a amperagem nominal do pack, correto? No meu caso 1700 mah. Então a amperagem de carga ideal seria de 1190 mah. É isso? Se for estou fazendo errado pois estou carregando com 1.7 amp. A bateria está legal e não está esquentando durante a carga. Com esta amperagem a bateria está carregando em aproximadamente 50 minutos, partindo de 20% da carga, que é quando o Esc corta o motor. Até agora só uma vez voei até cortar o motor, normalmente pouso com 40 - 50% da carga ainda, que dá um voo de uns 10 minutos.

Quanto ao balanceamento, de quanto em quanto tempo ou a cada quantas cargas/descargas é necessário fazer?

Não estou nunca fazendo desgarga do pack usando o carregador (Triton JR). Ou seja independente do tempo de vôo, antes de voar novamente carrego totalmente a bateria. As vezes nem 10% da carga é consumida em voos curtos. Algum problema nisso? Se for para descarregar, quanto descarregar?

E pra encerrar (ufa, hehehe) , existe uma maneira dar uma carga mais rápida na bateria de maneira segura? Tipo quando se esta no final de tarde e o tempo de luz do dia não dá pra uma carga normal e se quer aproveitar pra um ultimo vôo. Ou então, há algum problema em interromper uma carga pela metade e voar?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O titulo diz, anatomia de um mostro... mas até que elas são mansinhas se vc não abusar :P

Dar uma carga de 0,7C preserva a vida util e por experiencia as deixa mais "cheinhas" mas vc pode dar cargas de 1C sem medo. Se vc usar um balanceador comercial daqueles mais modernos ele mesmo vai dizer se é necessario ou não fazer o balanceamento, mas uso um que eu mesmo fiz e só balanceio se notar alguma diferença no tempo de voo.

Não há problemas em dar meia carga e sair para o voo... só vai voar menos,rsrs

Fique tranquilo, as novas baterias estão mais mansas mas se vc abusar o dragão mostra a sua cara :twisted:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Marco, uma atropelada: você acha que aquele balanceador baseado em três CIs TL431 e três transisitores de potencia é bom? eu tenho boa experiência em eletrônica e um Minipa zerinho para calibrar a tensão.. Estou pensando em fazer um desses...
Gostaria de sua opinião.
Grato!
Responder