Qual o melhor perfil

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gerson
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:00 pm
Localização: Curitiba Pr

Qual o melhor perfil

Mensagem por Gerson »

Amigos pretendo construir um modelo bi-plano entre 300 e 350 g completo, para treinamento.
Gostaria de saber qual seria a melhor escolha de :
a-) Envergadura e o diedro das asas.
b-) Perfil que permite menor velocidade de staal com sem aumentar muito o arrasto.
c-) Aonde consigo a planta desse perfil em que possa variar o tamanho, tem no fórum um programa para calcular a velocidade de stall mas não consegui variar o tamanho do perfil.
Abraços
Gerson
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

a) Para um treinadorzinho de 350g, uns 22dm² de asa são suficientes, o que equivale a um biplaninho de cerca de 1m de envergadura na asa superior (a inferior na maioria dos biplanos é menor) com 15cm de corda. Diedro de 4 a 5 graus vai bem;

b) Para treinadores gosto de Clark-Y ou algum perfil chutado semelhante. Dä um bom compromisso entre arrasto e baixa velocidade;

c) Se você se refere ao RCcalc, você especifica envergadura e corda. Espessura é retirada do arquivo do perfil. No RCcalc tem Clark-Y.
Gerson
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:00 pm
Localização: Curitiba Pr

Mensagem por Gerson »

Obrigados Alexmag pelas informações.

Não sei se o RCcalc permite que se obtenha o perfil na escala desejada, caso afirmativo como conseguir, caso negativo existe outro programa que projete perfil na escala? A onde encontro?
grato
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Profili imprime do tamanho que você quiser, mas somente na versão paga. Como não costumo me basear muito nos perfis, quando preciso de um faço um print-screen e colo no word. Dali redimensiono para o tamanho que quero e imprimo.
Responder