Jatos - para quem não acreditou...
Jatos - para quem não acreditou...
Povo
Para quem estava no TC e não acreditou quando falei que em uma lenha de jato normalmente sobra só para peso de papel...
http://www.youtube.com/watch?v=9gTxz68zKBA&mode=related&search=
Para quem estava no TC e não acreditou quando falei que em uma lenha de jato normalmente sobra só para peso de papel...
http://www.youtube.com/watch?v=9gTxz68zKBA&mode=related&search=
- Mario Luiz Zuffo de Paula
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- Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
- Localização: Cuiaba Mato Grosso
Jatos - para quem não acreditou...
Colegas
Hoje nos principais campeonatos de jatos , é muito raro quem concegue patrocinio , somente de passagem e estadia o resto é por conta e risco do aeromodelista . Nos capeonatos Europeus normalmente voce ve patrocinio do evento ex. a JR e graupnner , Hitec , bem distante vem a Futaba ,que já foi lider em patrocinio de eventos .
Hoje um jato destes "completo " a nivel de competição não fica por menos de 15 mil euros tendo tudo de ponta .
O mais interessante é o desenvolvimento das turbinas eletricas é fantastico o rendimento hoje estão chagando a 50.000rpm , com modelos voando a 250 Km por hora , veja os filmes desta loja em Singapura.
http://www.jethobby.com.sg
Sem+
Mario de Paula Machado BRA-00076 Cuiaba MT
Hoje nos principais campeonatos de jatos , é muito raro quem concegue patrocinio , somente de passagem e estadia o resto é por conta e risco do aeromodelista . Nos capeonatos Europeus normalmente voce ve patrocinio do evento ex. a JR e graupnner , Hitec , bem distante vem a Futaba ,que já foi lider em patrocinio de eventos .
Hoje um jato destes "completo " a nivel de competição não fica por menos de 15 mil euros tendo tudo de ponta .
O mais interessante é o desenvolvimento das turbinas eletricas é fantastico o rendimento hoje estão chagando a 50.000rpm , com modelos voando a 250 Km por hora , veja os filmes desta loja em Singapura.
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Mario de Paula Machado BRA-00076 Cuiaba MT
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- Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
- Localização: Caraguatatuba/SP
Não faz sentido essa quantidade de lenhas....
Pelo que deu pra perceber, na maioria delas os pilotos cometeram erros primários.... puxar demais o profundor e fazer o modelo estolar...
Sem contar as pancadas que os jatos levaram na hora do pouso!
Seria tão dificil voar jato? ou os pilotos erraram demais?!?!?
Pelo que deu pra perceber, na maioria delas os pilotos cometeram erros primários.... puxar demais o profundor e fazer o modelo estolar...
Sem contar as pancadas que os jatos levaram na hora do pouso!
Seria tão dificil voar jato? ou os pilotos erraram demais?!?!?
Seguinte:
Quando morava em Porto Alegre eu fazia parte da equipe do Gustavo Alonso da GuguModels, éramos convidados por vários estados para levar e voar nossos giants e jatos. Nestes casos quase sempre recebíamos patrocínio mas apenas de transporte, estadia, alimentação e avigás para os giants (cara pra burro) e querosene+óleo de aviação para os jatos (acho que nem preciso dizer o preço...). Grana para voar ou comprar equipamento eu nunca ví. Acho que os únicos patrocinados (no real teor da palavra) no Brasil são o Fabio Trento e o Rodrigo Foltran.
Com relação aos acidentes já presenciei alguns e participei de outros.. :( ... mas quase sempre os acidentes com jatos estão relacionados aos mesmos pontos :
a) PANFC - Piloto Anta Não Fez CheckList - Como um jato sofre muito mais força do que um aeromodelo normal, toda a estrutura é muito mais reforçada, os servos são os mais fortes que existem e blá blá blá, mas a cada vôo e pouso existe um checklist que deve obrigatóriamente ser cumprido e com a maior rigidez. Imagine vc decolar um modelo com um motor queimando querone a alta pressão, com 13 kg de empuxo, 2 litros de querosene mais um canister com gás (para ignição) e só lá em cima lembrar que esqueceu de colocar ar no trem de pouso ???? Ou pior...esqueceu de ligar os servos do leme :)
a) trem de pouso pneumático que não baixa, ou baixa parcialmente - não tem o que fazer, é tentar vir o mais lento possível para o pouso (lento para o pouso em um jato é + ou - uns 150 km/h com speed brake aberto ao máximo, 4 amigos ajoelhados rezando, 2 pais de santo, 3 pastores, 2 padres e 38 velas acesas) e pousar na grama.
b) motor apaga - Um jato tem a razão de planeio de um piano de cauda :) então apagou o motor é "nariz para baixo" e vir para o pouso do jeito que dá, com calma e frieza vc pousa melhor que com motor :)
c) pouso - a parte mais critica do jato é o pouso, é MUITO rápido e a aproximação deve ser feita bem longe. Aliás, um erro muito comum dos pilotos iniciantes é a curva da perna final, para quem já voou jato sabe que ele não faz curvas como um avião normal, ele "escorrega muito" então a curva deve ser bem treinada para entrar e sair no momento certo. Estando na final basta vir com o speed brake aberto (normalmente se abre ele antes da curva final), motorzinho BEEEM calçado, trem baixado (tb normalmente se baixa o trem na perna contrária da aproximação e se faz uma passagem para o piloto ver se os trens estão baixados), e calçado bem de leve no profudor...e dá-lhe leme....neste momento usar airelon é lenha certa...daí que vem o grande problema...muito pilotos erram neste momento e quando já estão em cima da pista com o jato quase sem sustentação se assustam e tentar arremeter....esquece...vira pó....um motor demora em torno de 5 segundos para "responder" ....daí vcs já sabem o que acontece nestes 5 segundos...
Não quero botar medo em ninguém para voar jato..realmente é dú c*****o e se vc não "pregar o pé" no trotlhe pode voar uma hot spot (treinador dos jatos) com uma ModelBaun 750 por uns R$ 10 a 15 mil....é muita grana mas um giant custa isto...guardadas as devidas proporções até que não é muito caro pela tecnologia envolvida. Bom...continuando...com um equipamento destes vc poderá voar quase como um treinador, óbvio que um pouco mais rápido, mas pode fazer um vôo tranquilo e relaxante, porém quando quiser terá adrenalina de sobra..é só levantar um pouco mais aquele stick da esquerda..risos.....já voei um dos jatos do Luciano Tacheli com uma ModelBaun 900 (um canhão de motor) mais tranquilo do que meu Gilles...acredite...é sério...quando vc quer o jato é um doce.
O problema do jato é o mesmo em todo o nosso hobby...não se quebra avião quando está aprendendo...vc quebra depois que sabe (ou acha que sabe) voar...daí vc começa a não ter mais certos cuidados, não faz o checklist, começa a querer passar de dorso com o leme a 3 cms do chão e a 450km/h ....daí vc não pode reclamar se alguma coisa acontecer.
Abraços.
Keep flying ;)
Quando morava em Porto Alegre eu fazia parte da equipe do Gustavo Alonso da GuguModels, éramos convidados por vários estados para levar e voar nossos giants e jatos. Nestes casos quase sempre recebíamos patrocínio mas apenas de transporte, estadia, alimentação e avigás para os giants (cara pra burro) e querosene+óleo de aviação para os jatos (acho que nem preciso dizer o preço...). Grana para voar ou comprar equipamento eu nunca ví. Acho que os únicos patrocinados (no real teor da palavra) no Brasil são o Fabio Trento e o Rodrigo Foltran.
Com relação aos acidentes já presenciei alguns e participei de outros.. :( ... mas quase sempre os acidentes com jatos estão relacionados aos mesmos pontos :
a) PANFC - Piloto Anta Não Fez CheckList - Como um jato sofre muito mais força do que um aeromodelo normal, toda a estrutura é muito mais reforçada, os servos são os mais fortes que existem e blá blá blá, mas a cada vôo e pouso existe um checklist que deve obrigatóriamente ser cumprido e com a maior rigidez. Imagine vc decolar um modelo com um motor queimando querone a alta pressão, com 13 kg de empuxo, 2 litros de querosene mais um canister com gás (para ignição) e só lá em cima lembrar que esqueceu de colocar ar no trem de pouso ???? Ou pior...esqueceu de ligar os servos do leme :)
a) trem de pouso pneumático que não baixa, ou baixa parcialmente - não tem o que fazer, é tentar vir o mais lento possível para o pouso (lento para o pouso em um jato é + ou - uns 150 km/h com speed brake aberto ao máximo, 4 amigos ajoelhados rezando, 2 pais de santo, 3 pastores, 2 padres e 38 velas acesas) e pousar na grama.
b) motor apaga - Um jato tem a razão de planeio de um piano de cauda :) então apagou o motor é "nariz para baixo" e vir para o pouso do jeito que dá, com calma e frieza vc pousa melhor que com motor :)
c) pouso - a parte mais critica do jato é o pouso, é MUITO rápido e a aproximação deve ser feita bem longe. Aliás, um erro muito comum dos pilotos iniciantes é a curva da perna final, para quem já voou jato sabe que ele não faz curvas como um avião normal, ele "escorrega muito" então a curva deve ser bem treinada para entrar e sair no momento certo. Estando na final basta vir com o speed brake aberto (normalmente se abre ele antes da curva final), motorzinho BEEEM calçado, trem baixado (tb normalmente se baixa o trem na perna contrária da aproximação e se faz uma passagem para o piloto ver se os trens estão baixados), e calçado bem de leve no profudor...e dá-lhe leme....neste momento usar airelon é lenha certa...daí que vem o grande problema...muito pilotos erram neste momento e quando já estão em cima da pista com o jato quase sem sustentação se assustam e tentar arremeter....esquece...vira pó....um motor demora em torno de 5 segundos para "responder" ....daí vcs já sabem o que acontece nestes 5 segundos...
Não quero botar medo em ninguém para voar jato..realmente é dú c*****o e se vc não "pregar o pé" no trotlhe pode voar uma hot spot (treinador dos jatos) com uma ModelBaun 750 por uns R$ 10 a 15 mil....é muita grana mas um giant custa isto...guardadas as devidas proporções até que não é muito caro pela tecnologia envolvida. Bom...continuando...com um equipamento destes vc poderá voar quase como um treinador, óbvio que um pouco mais rápido, mas pode fazer um vôo tranquilo e relaxante, porém quando quiser terá adrenalina de sobra..é só levantar um pouco mais aquele stick da esquerda..risos.....já voei um dos jatos do Luciano Tacheli com uma ModelBaun 900 (um canhão de motor) mais tranquilo do que meu Gilles...acredite...é sério...quando vc quer o jato é um doce.
O problema do jato é o mesmo em todo o nosso hobby...não se quebra avião quando está aprendendo...vc quebra depois que sabe (ou acha que sabe) voar...daí vc começa a não ter mais certos cuidados, não faz o checklist, começa a querer passar de dorso com o leme a 3 cms do chão e a 450km/h ....daí vc não pode reclamar se alguma coisa acontecer.
Abraços.
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- Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
- Localização: Garibaldi, RS 95720-000
Aew telmo.... Sou do rs e concordo plenamente com o que vc falou, acompanho a equipe da gugu models nos encontros que participão como vc falou geralmente os caras derubam jato por que esquecem de fazer o cheklist a um mes atras o Luciano Takelli veio aqui na minha cidade testar um jato que ele tinha posado numa "planta" uma semana antes nums testes para o exercito, ele resolveu fazer um voo com um sabre que tinha junto... Tudo Ok decolou estava voando e do nada a turbina PARO ele tento vim pra pouso mas tava baixo e como vc falou NARIZ EMBAXO e vamo ve no que que da...... resultado caiu quebro uma asa o profundor e arebento um poco o nariz....... ai no angar ele foi ve pq a turbina paro e viu que tinha esquecido de tira a tampinha do respiro do tanque....
Vc atualmete faz parte da equive verde e amarelo do Takelli??
Vc estava presente no VII enasg??
Vc atualmete faz parte da equive verde e amarelo do Takelli??
Vc estava presente no VII enasg??