Embryo: nasce um modelo

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Norton,
Assim que eu terminar a fase de testes, certamente desenharei a planta do modelo, que estará disponível a todos que tiverem interesse.

Hot,
Esse jeitão de modelo veloz se deve justamente ao estilo 50's 60's. No auge da corrida espacial, os carros da época também entraram na onda e tinham até uma navezinha sobre o capô. Na verdade a velocidade vai depender da carga alar e da configuração mecha/elástico. Tenho ainda um longo caminho pela frente até acertar isso tudo.

Beto,
A asa tem 49 cm de envergadura, o estabilizador 22 cm. Inicialmete vou usar uma Peck de 6", mas dependendo do comportamento pode ser que tenha de passar para uma de 7". Isso somente os testes dirão.

Alexsander,
A cola CA (eu uso a Loctite normal comprada em supermercado, qualquer CA de boa qualidade com viscosidade média serve) é usada somente para pontear as peças na posição, o que é feito com uma gotícula aplicada com a ponta de um alfinete; depois eu pincelo cola cascorez diluida em todas junções.
Eu compro chapa de balsa no De Santi, as varetas eu compro na Aerobrás, com paciência dá para escolher varetas muito boas.

Alvaro,
A estrutura sem a hélice e sem o elástico está pesando 9,68 gramas. hélice de 6" ou 7" da Peck e um loop de 1/8 com 20% a mais no comprimento entre os ganchos.
A empenagem foi entelada (acabei de faze-lo) com papel pré encolhido e será borifada com álcool e colocada para secar no gabarito. Ainda não decidi de dou uma mão de dope bem diluido acrescido de óleo de rícino ou deixo sem aplicar nada.
Avatar do usuário
Chule
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sex Jun 11, 2004 10:48 am

Mensagem por Chule »

Olá Omar,não poderia deixar de te parabenizar pelo novo modelinho que acaba de criar.
Não era de se esperar coisa diferente de um dos maiores construtores de free flyght deste país .
Eu também adoro os old timers .
Um grande abraço
Leandro Garcia
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Obrigado, Landro.

O Asteróide não é exatamente um old timer. Mesmo com inspiração nostálgica, sua concepção acompanha o estilo dos Embryos modernos.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Omar...

Muito legal ver sua descrição de como um modelo saí da cabeça para o papel e daí ganha vida. Não vejo a hora de vê-lo entelado...
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Putz, como é que não tinha visto este tópico antes????? ABORTAR O CUCAPI DO COMETA JÁ!!!!!!!


VAMOS DE CUCAPI DE EMBRYO!!!!!!!!!!!!!!!

Lindíssimo!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alysson,
Alysson,
Achei que seria legal mostrar o processo desde o início. Eu curto muito a parte subjetiva da coisa, onde todas as minhas referências e curtições vêm a tona.
Este foi inspirado na era da corrida espacial, com os winglets rementendo aos "rabo de peixe" usados nos carros da epoca. A fuselagem afilada e a asa taper também reforçam o estilo anos 50/60.
Já tenho o esboço inicial do próximo Embryo, que tem Julio Verne como inspiração.

Obrigado, Alex. Depois do Cometa a gente poderia fazer um cucapi do Praire Bird que é um Embrio da Peck bem básico.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Pára com isso Omar. Que Cometa que nada. Que Praire Bird que nada! Proponho que o Cucapi seja já, agora, nesse instante um Cucapi do Asteroyde!!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,
Fico muito lisongeado com a sua proposta, mas como o Cucapi do Cometa já está em andamento, receio que uma mudança agora poderia criar uma certa confusão.

Deixa primeiro eu testar o Asteróide para ver se não será necessário fazer nenhuma alteração, Ainda tenho que desenhar a planta, o que somente poderá ser feito após os testes de vôo. Como você sabe isso leva algum tempo.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Você é quem manda.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Valeu Alex.

Com certeza faremos alguma coisa numa próxima oportunidade.
Obrigado!
Responder