Meu 2° modelo voou!Obrigado!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

alexcmag escreveu:Se você teve que deixar o CG mais para a frente do que 1/3, provavelmente o ângulo de incidência da asa ainda está muito alto.

Tente deixar o bordo de ataque apenas 7mm acima do bordo de fuga, deve ser o suficiente para voar.

Acho que você está pegando o espírito da coisa, na verdade o lance é ir experimentando, de todos os meus modelos os que ficaram piores foram os feitos a partir de uma planta.

Os melhores foram os feitos de qualquer jeito...

Mas não tive resultados muito bons com asa casquinha, comigo os melhores resultados foram com perfil Schultz...


Realmente, o ângulo de incidência foi o grande vilão da estória.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Reginaldo C.
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Set 02, 2004 10:40 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Reginaldo C. »

Cassiusfxg escreveu:Consegui voar! ....Em uma das curvas fui corrigir o nariz e troquei os comandos do profundor.Resultado:...


Parabéns Cassius! A maior satisfação do aeromodelista é construir e fazer o avião voar...
Pratique bastante com o simulador, com aviões bem brabos pra que você não seja surpreendido nas reações inesperadas (vento, dederências ou interferências) e se saia bem.

Boa Sorte e bons vôos.


R
Nóis vua inté num podê +
Ch 45 72.690
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

O que é ângulo de incidência da asa, num modelo??? Seria a inclinação do bordo de ataque da asa?





Obrigado,
luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:O que é ângulo de incidência da asa, num modelo??? Seria a inclinação do bordo de ataque da asa?

Obrigado,
luís H.


É o ângulo formado entre a linha que vai da ponta do bordo de ataque até a ponta do bordo de fuga e a direção de vôo projetada para o avião.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Falow Cassius, sair de uma experiencia de voo ainda mais motivado (ainda que tenha terminado em lenha) é o que interessa, parabéns! E não esqueça de fazer experiencia com o angulo de incidencia do motor mais baixo. Você vai faz maravilhas com leite moça .^)

<S>

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

alepacau escreveu:Falow Cassius, sair de uma experiencia de voo ainda mais motivado (ainda que tenha terminado em lenha) é o que interessa, parabéns! E não esqueça de fazer experiencia com o angulo de incidencia do motor mais baixo. Você vai faz maravilhas com leite moça .^)

<S>

Alex


Claro :D :D :D :D !
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Hoje fiz um novo voo e parece ser o último com este modelo.Adivinha?

Depois de todo reformado ele caiu em um córrego do lado do asfalto onde costumo usar como pista.Desta vez troquei o leme na hora de controlá-lo.Foi um sufoco para correr atrás do aviao rio abaixo. Sorte minha que alguém do outro lado pegou o modelo para mim.O motor e o speed molharam bastante.Sequei os dois com o secador e ainda parece que continuam funcionando.

Achei que ficou um modelo muito bravo no comando.Qualquer toque no stick faz ele responder rapidamente, coisa que um iniciante não consegue assimilar.
Tem como melhorar isso?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Achei que ficou bastante rápido também.
Se eu baixar a carga alar necessariamente ele fica mais lento?
Como faço para ser mais lento um pouco?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cassiusfxg escreveu:Achei que ficou bastante rápido também.
Se eu baixar a carga alar necessariamente ele fica mais lento?
Como faço para ser mais lento um pouco?


Motor direct-drive não combina com modelo lento, mas se você aumentar a asa ele diminui a velocidade.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Pra um modelo voar lento é preciso uma somatória de coisas:

1) carga alar baixa

2) Hélice de diâmetro e passo grande.

3) Motor reduzido pra baixar o rpm e aumentar a força, pra poder virar a hélice acima.

4) ser um modelo de asa alta, com diedro considerável ajuda e muito. Isso significa que o cg, no sentido vertical, deve ficar BEM abaixo no CL (center of lift - centro de sustentação), para aumentar a estabilidade lateral.

5) Distancia da asa para o conjunto de cauda: quanto maior, mais estável o modelo.

6) design clean pra reduzir ao maximo o arrasto.

7) aerofolio otimizado para voo lento.

Se quizer, depois te passo um desenho com as proporções básicas de um modelo de voo livre. Serve para o caso de um slow flyer RC eletrico.

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Responder