Teste de motores

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Para medir o RPM sem hélice, você pode colocar no lugar uma tira de cartão de crédito 5x20mm simulando uma hélice.

Essas medições são importantes quando se vai reenrolar o motor, com os valores de tensão, corrente e RPM com várias hélices e sem hélice, dá para calcular a Rm e KV, usando o motocalc na opção Design pode-se calcular o KV do motor para um novo enrolamento e AWG.

Quanto à visita, eu não me esqueci, falta tempo.
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Julio,

desculpe mas, medir RPM de motor com tira de cartão de crédito além e perigoso não gera dado util algum, pois o que esta se tentando medir é o conjunto motor (helice+motor). Não faz sentido medir um motor sem nenhuma helice pois isto não prova nada, é a mesma coisa que tentar medir a performance de um carro sem rodas! :)

O motor existe para girar a hélice, é ela no final das contas que faz a propulsão do modelo.
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

E-max 2812 testado
Avatar do usuário
guga84
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 3:07 am

Mensagem por guga84 »

Ronin, vc é o maior. Meus parabéns pelos testes.
Só uma dúvida, a hélice 7035 q a hobbyfly vende como Slow Flyer é semelhante à HD qnto ao desempenho?
Abraço,
Gustavo.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Ae Guga, obrigado pelo incentivo.

acho q só tem 1 tipo de 7035 da GWS... se é fininha na ponta é esse mesmo.
Avatar do usuário
guga84
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 3:07 am

Mensagem por guga84 »

É essa mesma, um pouco mais fina na ponta... Essa 8040 funcionou bem? O meu é do 2212, dizem ser a mesma coisa q o 2812, só mudando o nome, mas tenho meio q medo de colocar essa 8040 nele e queimar o bixin veio de guerra, ontem mesmo o eixo afundou depois de uma queda de bico, hj consertei e tá 100% novo o guerreiro...
O q vc me diz?
Abraço,
Gustavo
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

vi gustavo, só testando mesmo... muito se fala mas sempre é bom testar. o 2822 não rendeu tão bem com hélices grandes como recomendam... e a 2812 não rendeu tão bem com hélices pequenas como especificado.
Avatar do usuário
guga84
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 3:07 am

Mensagem por guga84 »

Ronin, uma sugestão pra teste E-max 2210 - http://www.001shop.com.br/lojas/hobbyfly/produtos.asp?produto=212&categoria=3&inf=1&a1=Motores%20Elétricos&a2=Motor+Brushless
Com hélices um pouco menores, uma 8040 seria o bixo.
Abraço,
Gustavo
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

[quote:2c591566d4="guga84"]É essa mesma, um pouco mais fina na ponta... Essa 8040 funcionou bem? O meu é do 2212, dizem ser a mesma coisa q o 2812, só mudando o nome, mas tenho meio q medo de colocar essa 8040 nele e queimar o bixin veio de guerra, ontem mesmo o eixo afundou depois de uma queda de bico, hj consertei e tá 100% novo o guerreiro...
O q vc me diz?
Abraço,
Gustavo[/quote:2c591566d4]

Para o o 2812 a hélice máxima é 7x6. Uso uma 7X7 na minha Zagi, mas a hélice/motor estola com a asa parada. Em voo funciona que é uma beleza pois reduz a carga. Termino o voo com o motor frio.
Responder