Motor a Elástico - quantas voltas ?

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Motor a Elástico - quantas voltas ?

Mensagem por Danangeli »

Como reconhecer quando o motor à elástico do modelo está no seu limite de voltas... quando se está "carregando" o motor?
Supondo que o modelinho usa um loop de 15g de elástico 1/8...quantas voltas preciso para maior aproveitamento, contando com pré amaciamento/lubrificação :roll:
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Olá Danangeli,

O ideal é você preparar o motor e torce-lo FORA do modelo até ele congelar/parar de torcer (sempre contando as voltas é claro). Dai com o elástico já no modelo, dê apenas 80% das voltas que ele aguentaria sem congelar.

Não sei se expliquei direito, mas é assim que faço. Se o elastico estourar/explodir durante o teste FORA do modelo, considere isso coisa normal.

Relembrando que para aumentar o quanto o elástico suportará de voltas, é interessante esticá-lo cerca de 2 a 3 vezes seu tamanho original.

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Certo Alex.....tem que fazer um teste prático antes de colocá-lo pra funcionar...imaginava isso mesmo!...........nada "cai do céu"......a não ser um planador perdido num termal :lol:

A minha maior dificuldade está em encontrar hélices p/ elástico......to fazendo algumas c/ deprom e reforço de bambú no meio e o eixo de fio de cabo de aço de embreagem... fica levíssima, mas qdo o modelo pousa, bate a hélice no chão, o eixo entorta e sai da posição correta, dessa forma vc já imagina o resto.....
Você teria alguma dica, onde comprar as benditas pela net e o aço?( casa aerobrás nunca retorna e-mails) :cry:
thanks! :P
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Oi Danangeli,

Infelizmente só conheço um lugar que venda hélices para elástico: Aerobrás. Se o email não tá funcionando, tenta o telefone. Sei que eles entregam por Sedex, mas não lembra de quanto tem que ser a compra minima.

Se seu modelo está batendo com a hélice no chão, no momento do pouso, ele deve estar destrimado. Vou te mandar um guia de trimagem em breve.

Com relação á hélice, Depron não é uma boa opção. Primeiro porque ele é muito grosso, gera muito arrasto e não tem um desenho helicoidal, que ajuda a aumentar a performance de empuxo.

Eu costumo fazer assim, como no gráfico abaixo. Há tbm a possibilidade de se entalhar sua própria hélice de madeira em balsa dura. Esta é sem dúvida a melhor opção. É realmente muito fácil entalhar e calcular seu desenho e depois que você pega o gosto se torna um dos maiores prazeres no aeromodelismo.

As lâminas da hélice que apresento abaixo são tiradas a partir de garrafas plásticas de refrigerante, pois este plástico é extremamente resistente á pancadas. Elas são riscadas com inclinação de 15 graus para a esquerda. Isto garante um desenho helicoidal a elas. Tbm são usados tubos de alumínio, arame, contas, cola epoxi, palitos de madeira dura (pode ser bambu) e tubos de silicone, daqueles utilizados como linha de combustivel em modelos glow.

Depois de pronta é possível ajustar seu passo apenas girando as lâminas que agora estão presas a seus palitos de madeira. O passo então é fixado com os tubos de silicone. Eles são suficientes para segurar as lâminas sem a necessidade de cola, mesmo durante o vôo (isto no caso do vôo à elástico).

Seu modelo precisa de uma hélice com qual diâmetro? Eu costumo usar hélices com diâmetro de 40% da envergadura do modelo.

E com qual passo? Eu costumo usar um passo com rateio de 1.3 do diâmetro. Ex. Hélice com diametro de 10 polegadas teria um passo de 10 x 1.3 = 13. Um passo de 13 polegadas. Mas dá para usar um rateio de 1.0

Depois que você sabe qual passo usar, é preciso tranferir esta informação para a hélice em si. Depois te passo como você põe o passo em sua hélice.

A hélice é um elemento muito importante no modelismo. Mais do que imaginamos. É possivel modificar totalmente a caracteristica de vôo de um modelo apenas mudando a hélice. Com uma hélice de passo variável, você vai poder, mesmo em campo e sem grandes transtornos, mudar o passo da hélice entre um vôo e outro para testar a performance do modelo.

Outra característica importante de qualquer hélíce para vôo livre é um dipositivo chamado de "freewheeling" ou giro livre: serve para que a hélice gire livre quando o modelo estiver sem "corda", já planando. Existem vários tipos, mas o que apresento é o mais simples. Ela gira em falso, livre, sobre o eixo, com a força da brisa que vem de frente, enquanto o modelo plana até pousar. Se ela estivesse fixa no eixo de arame, ela estacionaria numa determinada posição e ficaria ali, parada, mesmo durante o planeio, pois a brisa que vem de frente não teria força para girar a hélice + eixo + elástico. Se isto acontecesse, a hélice geraria grande arrasto durante a fase de planeio, diminuindo o tempo total de vôo e podendo gerar até um estol. Quando o elástico está torcido, ele gera tração suficiente pra puxar o eixo de arame pra trás, fazendo com que o "L" na ponta engate no "dente" do cubo da hélice, girando assim o conjunto todo. Quando a corda acaba, o conjunto todo fica frouxo o suficiente pra hélice girar livre. O eixo de arame deve passar dentro do cubo da hélice por um furo folgado o suficiente para apenas girar a hélice. Não pode haver muito "jogo" da hélice sobre seu eixo de arame.


Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Nóssa..........bem detalhada mesmo sua explicação!!! Parabéns e Obrigado...... "serviço de utilidade Pública" !!!!!!!!!

já tentei fazer dessas hélices, mas por falta de ferramenta, naum consegui afirmar direito as pás no palito de madeira, mas vou tentar novamente...... to usando um pouco menos q 40% da envergadura pra dar mais rotação......... pro tamanho do meu modelo (pequeno) tive que dividir no meio o elástico, daí diminui a hélice.............o passo...isso que é difícil acertar......mas to pegando o jeito..........Suas dicas tão sendo de muitíssima importância nas minhas construções! Muito Obrigado!!!
Colocarei fotos + tarde............ tá faltando a "maquiagem"
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Alex, tava notando no desenho........... existem 2 furinhos nos palitos?.......é para prender as pás????

...eu fixava c/cola quente, mas não durava....



:roll: :wink: :idea:
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Exato, são duas travinhas, mas você só precisa delas pra hélices muito grandes... pras pequenas basta cola epoxi. Esquece cola quente neste serviço...
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

a hélice... não é das piores...
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

WOW! Muito lindo!

Mas espera uma pouco... seu hélice não está invertida?

Alex
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

aonde eu errei? :?
Responder