Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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ATARI
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Mensagem por ATARI »

meus trocinhos perderam feio...hehehehe

parece uma aerobota :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Bom... De qualquer jeito é um bom ponto de partida, mas já estou com algumas idéias.

Nos meus sucessivos crash-tests percebi que pequenas massas fora do CG causam torção e quebram em choques frontais.

O Isopor não tem muita resistência a torção e cisalhamento, mas é bem resistente a compressão e um pouco menos a distensão. Portanto, fuselagem alta e estreita tá fora.

Pelo mesmo motivo, nada de buracos na fuselagem, em todos os modelos que fiz com um buraco para a bateria, na primeira porrada é lá que quebra.

A cauda dupla do Aerosonde ficou à prova de lenhas. Em todas as vezes que consegui detoná-lo, sempre acerta ou o nariz, ou a asa, geralmente no poste ou no chão. Os dois boons garantem que nestes dois casos a força do impacto seja recebida pela asa como compressão, e não como torção, e portanto muito mais difícil de quebrar.

O motor preso logo acima e atrás da asa também é legal, nas lentas ele comprime o isopor ou depron à frente dele, dissipando a força sem quebrar nada. É preciso garantir que não se desloque para a frente a ponto da hélice bater no bordo de fuga da asa.

Mesmo batendo no poste nunca quebrei a asa, portanto prender os servos na asa (se for caso de cauda dupla) é um lugar bastante seguro.

Receptor e speed são pequenos, podem ficar bem seguros em uma pequena cavidade no centro da asa, como fiz no Arrow.

A fuselagem pode ser em um bloco de isopor em torno de 5cm de largura por 6cm. Nestas proporções as torções de impactos descendentes a cerca de 30 graus em relação à horizontal direto no asfalto ou cimento podem ser decompostas em compressão na parte superior, que o isopor absorve bem e distensão na parte inferior. O isopor sozinho quebraria neste caso, mas se estiver entelado com fita de embalagem aguenta bem.

Como o formato da fuselagem não vai fazer a menor diferença, pode ser esculpida em qualquer sobra de isopor com estilete mesmo.

A bateria pode ficar sobre um recorte feito na parte superior da fuselagem (não dentro). Isto evita acrescentar pontos frágeis na fuselagem, que fica sendo um bloco monolítico de isopor, que pode ser facilmente substituído caso quebre.

Para a fuselagem não ficar muito comprida, enflechar um pouco a asa pode ajudar a acertar o CG, já que o motor vai ser pusher. Isto alivia peso e deixa mais forte.

De quebra a asa enflechada poliédrica é mais estável e fica com um stall mais dócil. A ponta poliédrica acaba ficando com um washout natural devido ao ângulo, o centro estola antes, fazendo baixar o nariz e recuperar praticamente soziho.

O Arrow seria um bom ponto de partida também, mas sem a cauda em A para não precisar de mixer, com uma asa maior, para um vôo mais lento, e com menos comando de leme para não fazer roll.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Coloquei todos os dados no meu algorítmo gerador de modelos :P

Talvez seja meu primeiro modelo em que a planta nasce antes do modelo...

Que tal assim?
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Regis.Abdalla
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Mensagem por Regis.Abdalla »

Gostei do modelo e das cores.

Se colocar a bateria em 'faca' dentro do nariz ou embaixo da asa...
Fica bom?
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Mensagem por alexcmag »

Regis.Abdalla escreveu:Gostei do modelo e das cores.

Se colocar a bateria em 'faca' dentro do nariz ou embaixo da asa...
Fica bom?


Fica mais bonito e protege mais a bateria, mas enfraquece a fuselagem. Vou tentar deixar de um jeito que ambos, bateria e fuselagem, fiquem protegidos e inteiros nas porradas.
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Luís Henrique Rodrigues
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Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Muito interessante o modelo, Alex. Por tudo que você disse, é perfeito pra iniciantes!
Gostei muito das características! Tem muitas vantagens, Ideal!!
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
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Mensagem por alexcmag »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Muito interessante o modelo, Alex. Por tudo que você disse, é perfeito pra iniciantes!
Gostei muito das características! Tem muitas vantagens, Ideal!!


Espero que sim.

Vou tentar fazê-lo esta semana e testar no sábado ou domingo.

Se funcionar bem detalho mais a planta e passo os detalhes de construção e vôo.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Eita!!!!!!!!! Parabéns !!!!!! Seu primeiro projeto publico :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Stuka
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Mensagem por Stuka »

Muito bão Alex....O Oscar Junior montou um Aerosonde e, eu sugeri a ele que colocasse a empenagem traseira que nem o ferrari pra não ter que usar o mixer (encarece o projeto). Ademais esse seu projeto vai vingar com certeza. Se aceitar uma sugestão, esse perfil de asa que vc. tá propondo é mais complicado de fazer por ser enflechada e pra vc. que tem experiência é mais fácil ( asa enflechada tb. dificulta encontrar o CG )...uma variante desse seu modelinho seria uma espécie de FERRARÃO ( IGUAL A DO EVOO ).. O QUE ACHA?....
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Marco Antonio escreveu:Eita!!!!!!!!! Parabéns !!!!!! Seu primeiro projeto publico :D


Espera voar antes do parabéns :P
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