ICS480 esquentando
ICS480 esquentando
Fala pessoal!!!
estou com um pequeno problema com um ESC ICS480. Estou usando uma configuração com um Lipo 3s, ICS480 e um 400br e hélice 5x3. Eu acho estranho o ESC esquentar em demasia, a ponto de queimar o dedo. eu usava uma configuração com um motor speed 370 e mesma hélice e o esc nem esquentava. alguem pode me dizer se o problema é do FET?? Eu medi a corrente do motor em 9,6V e tava dando cerca de 10A.
estou com um pequeno problema com um ESC ICS480. Estou usando uma configuração com um Lipo 3s, ICS480 e um 400br e hélice 5x3. Eu acho estranho o ESC esquentar em demasia, a ponto de queimar o dedo. eu usava uma configuração com um motor speed 370 e mesma hélice e o esc nem esquentava. alguem pode me dizer se o problema é do FET?? Eu medi a corrente do motor em 9,6V e tava dando cerca de 10A.
tenho sim....inicialmente eu imaginei que a resistencia do FET tinha aumentado, fazendo com que a potencia dissipada também aumentasse. Estava até na procura de um IRF3205, mas o melhor q achei foi o IRF640. Mas se o diodo queimou, os picos de tensão gerado pelo chaveamento do indutor do motor pode causar esse aquecimento??
- alexcmag
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Sim, podem. E o diodo é mais fácil de queimar do que o FET.
Veja com o multímetro se há sinal de diodo do negativo da bateria para o positivo, e se não está em curto. Com meu multímetro em modo de teste de continuidade costuma mostrar no display entre 300 e 900 se está tudo bem.
No sentido contrário (do positivo da saída do motor para o negativo) não deve conduzir.
Você pode também identificar o diodo schotky e verificar se não está trincado, se fica em curto ele trinca ou faz bolha devido ao aquecimento.
Veja com o multímetro se há sinal de diodo do negativo da bateria para o positivo, e se não está em curto. Com meu multímetro em modo de teste de continuidade costuma mostrar no display entre 300 e 900 se está tudo bem.
No sentido contrário (do positivo da saída do motor para o negativo) não deve conduzir.
Você pode também identificar o diodo schotky e verificar se não está trincado, se fica em curto ele trinca ou faz bolha devido ao aquecimento.
Não entendi direito o teste... eu n tenho o esquematico do ICS480, mas creio que o diodo fique em paralelo com o motor, com o catodo ligado no positivo da bateria e o anodo ligado no dreno do FET. se eu fizer o teste de continuidade entre os terminais da bateria, eu vou encontrar o diodo em série com o FET, assim sempre terei um impedancia alta. Você n quis dizer p fazer o teste entre os terminais do motor?
- alexcmag
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Desculpe, é para medir na saída do motor mesmo, não sei porque escrevi bateria no começo... Pior que no terceiro parágrafo escrevi certo...
Já que tens o esquema, tá mais fácil...
Meça a tensão no gate do FET, com o stick a 100% deve dar 5V.
Faça teste de diodo com o schotky.
Se não descobrir nada por aí, meça a queda de tensão no FET com o motor no máximo, deve ser pequena, mas dá pra deduzir a resistência interna dele e saber se está saturando.
Já que tens o esquema, tá mais fácil...
Meça a tensão no gate do FET, com o stick a 100% deve dar 5V.
Faça teste de diodo com o schotky.
Se não descobrir nada por aí, meça a queda de tensão no FET com o motor no máximo, deve ser pequena, mas dá pra deduzir a resistência interna dele e saber se está saturando.