ICS480 esquentando

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

ICS480 esquentando

Mensagem por Pardal »

Fala pessoal!!!
estou com um pequeno problema com um ESC ICS480. Estou usando uma configuração com um Lipo 3s, ICS480 e um 400br e hélice 5x3. Eu acho estranho o ESC esquentar em demasia, a ponto de queimar o dedo. eu usava uma configuração com um motor speed 370 e mesma hélice e o esc nem esquentava. alguem pode me dizer se o problema é do FET?? Eu medi a corrente do motor em 9,6V e tava dando cerca de 10A.
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

ele tem o disipador
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

sim, ele tem dissipador...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se tiver mais de 3 servos ou se eles forem muito gastões, pode ser que o BEC esteja arriando, aí o FET não satura e esquenta.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Eu só tenho 2 servos e ele são pequenos, aqueles q vêm no radio JR sport de 4 canais.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Humm... Pode ser que o diodo schotky esteja queimado ou em curto.

Tens multímetro?
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

tenho sim....inicialmente eu imaginei que a resistencia do FET tinha aumentado, fazendo com que a potencia dissipada também aumentasse. Estava até na procura de um IRF3205, mas o melhor q achei foi o IRF640. Mas se o diodo queimou, os picos de tensão gerado pelo chaveamento do indutor do motor pode causar esse aquecimento??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sim, podem. E o diodo é mais fácil de queimar do que o FET.

Veja com o multímetro se há sinal de diodo do negativo da bateria para o positivo, e se não está em curto. Com meu multímetro em modo de teste de continuidade costuma mostrar no display entre 300 e 900 se está tudo bem.

No sentido contrário (do positivo da saída do motor para o negativo) não deve conduzir.

Você pode também identificar o diodo schotky e verificar se não está trincado, se fica em curto ele trinca ou faz bolha devido ao aquecimento.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Não entendi direito o teste... eu n tenho o esquematico do ICS480, mas creio que o diodo fique em paralelo com o motor, com o catodo ligado no positivo da bateria e o anodo ligado no dreno do FET. se eu fizer o teste de continuidade entre os terminais da bateria, eu vou encontrar o diodo em série com o FET, assim sempre terei um impedancia alta. Você n quis dizer p fazer o teste entre os terminais do motor?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Desculpe, é para medir na saída do motor mesmo, não sei porque escrevi bateria no começo... Pior que no terceiro parágrafo escrevi certo...

Já que tens o esquema, tá mais fácil...

Meça a tensão no gate do FET, com o stick a 100% deve dar 5V.

Faça teste de diodo com o schotky.

Se não descobrir nada por aí, meça a queda de tensão no FET com o motor no máximo, deve ser pequena, mas dá pra deduzir a resistência interna dele e saber se está saturando.
Responder