Planador com asas de incidência variavel

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Planador com asas de incidência variavel

Mensagem por a1a_terabyte »

Estou montando um planador com asas que possuem incidência variavel, é o Pixel da Airtech http://www.airtech-rc.com/modelesreduits/fr/pixel.html

estou enfrentando problemas com a mixagem do meu radio (Cockpit - Multiplex), ou seja, é recomendado o uso da programação "delta", as amplitudes do movimento não são la essas coisas, como é um planador acrobatico preciso de uns +/- 15 graus em média de amplitude. Aguém tem experiencia com esses tipos de modelo

Obrigado e bons voos

Marcos
Anexos
pixel.jpg
pixel.jpg (18.47 KiB) Exibido 7025 vezes
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Vi essa semana um modelo assim (se chama wingeron), onde o grande problema era que qualquer folga nos horns/links de comando causava uma mudança grande na atitude e descontrolava totalmente o modelo. Já que é um modelo veloz, acho que 15 graus é muito :shock: faria testes progressivos ( via mix) com 5 graus em diante.
Abs,
EY
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Eu tambem acho 15 degraus coisa pra xuxu num planador com esse tipo de comando... Nao seria 15 graus total, ou seja, 7.5 graus pra cima e 7.5 pra baixo?
Gustavo - São Paulo/SP
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Pixel

Mensagem por a1a_terabyte »

Oi
bom faltou da minha parte especificar uma coisa, +/- significa para cima e para baixo, então são 10 graus para cima e 5 graus para baixo dando diferencial nos ailerons e +/- 7.5 graus na função estabilizador, estes angulos medidos no bordo de fuga, usando a mixagem delta, so que no meu radio essa mixagem não da esses valores, gostaria de saber se alguem ja montou esse tipo de modelo e como programa-lo


Bons voos
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Marcos,

Eu nunca vi um modelo assim e estou dando opiniao no chutometro...

Aumentando o braço do servo voce vai conseguir chegar na deflexao sugerida.

Esse modelo tem servo pro profundor e leme ou é só um servo pra cada asa? Deve ser interessante usar a função de profundor mudando a incidencia da asa toda em relação a um estabilizador horizontal fixo, em vez de mudar a incidencia do profundor :idea:
Gustavo - São Paulo/SP
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Outras precisões

Mensagem por a1a_terabyte »

Ola,

O V da deriva é fixo, são utilizados somente dois servos roletados a 4 kg, então é a cada semi asa a função de aumentar e diminuir a incidencia de maneira homologa ou de modo assimetrico (função estabilizador e aileron respectivamente), vou tentar esse se conselho ver o que da e te manterei informado...

Agradeço antecipadamente
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Marcos,

Muito interessante o conceito desse planador!

No site da Airtech as fotos do mecanismo do wingeron não são grandes coisas... quando voce puder mande umas fotos em close pra gente ver.
Gustavo - São Paulo/SP
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Foto

Mensagem por a1a_terabyte »

Gustavo

Realmente vc tem razão as fotos do planador na Airtec são bem pequenas, vou tirar algumas fotos e postarei aqui no forum...


Um Abraço :)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se precisar de alguma mixagem especial (mixer externo no planador, não o do rádio), seria inviável te mandar um mixer, mas posso explicar como fazer e te mandar o programa pronto, ok?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Ah Grenoble não é um bairro de Osasco? :roll: :roll: :roll:

Num tinha percebido onde voce mora. Eu já ia falar pra voce trazer o planador no Paca pra gente dar uma olhada... é longe, né? :lol:
Gustavo - São Paulo/SP
Responder