Interferencia - Não sei + o q fazer

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

na minha longa experiencia com circuitos de RF (radio frequencia) como tecnico em eletronica e no meu hobby radioamador, nunca soube de cristais serem responsaveis por interferencias.

olhe que ja montei dezenas de transmissores e receptores!!

a nao ser que esse berg entre mais justo sem deixar folgas no soquete, vai ver ele tem os pinos de um diametro diferente!

como so pega bem nas alturas, o problema deve ser de interferencia estatica muito comum nos grandes centros urbanos proximos a redes de alta tensao, aparelhos de raio-X e outros.

talvez mudando de frequencia melhore, tente outros canais, peça cristais enprestado a os amigos para voce fazer o teste antes de comprar!!

boa sorte e um abraço!!

==========================
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Ao contrário, já li que a pureza dos cristais podem interferir na qualidade da recepção. Está certo?
Porque uma fábrica iria vender seus cristais pelo dobro do preço se poderia concorrer com a metade do preço?
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

[quote:c1d9c87cad="Odair Justo"]Ao contrário, já li que a pureza dos cristais podem interferir na qualidade da recepção. Está certo?
Porque uma fábrica iria vender seus cristais pelo dobro do preço se poderia concorrer com a metade do preço?[/quote:c1d9c87cad]

Bom eu já vi sistemas de alto grau de dificuldade em recepçao no meu outro hobby (radioamadorismo) entre eles a recepção de satélites, comunicação via reflexão lunar, via chuva de meteoros.

Tenho livros sobre recepção alguns com mais de 500 paginas, livros de renome como o ARRL RADIO HANDBOOK e outras literaturas importadas.

Em matéria de transmissão e recepção o radioamadorismo como você pode ver tem bastante experiência, inclusive trabalhos em conjunto com a NASA.

Ai como já disse antes nunca ouvi falar de algo assim!!

Um abraço Odair.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Òtimo
Continue usando seus receptores lunares, e eu continuo usando BERG.
Como já disse antes acredita quem quer.
Não informou nada técnico que prove qualquer coisa.
Tenho livros antigos, que dizem que a mais de 60KM/h não possivel sobreviver por falta de O².
Tchau.
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Brigas á parte , gostaria de deixar minha opinião;

é lógico que a qualidade do cristal interfere na oscilação do circuito receptor!!
ele é formados por grandezas capacitivas,resistivas e indutivas , se uma delas sair do parâmetro em sua fabricação ou após uma lenha , com certeza o circuito irá oscilar em uma frequência diferente , recebendo apenas harmônicas do transmissor , piorando assim sua sensibilidade e imunidade á interferências.

Em RF qualquer alteração mínima , como temperatura acaba fazendo o circuito sair da frequência, o ideal seria usar o sistema PLL , que é usado na maioria dos radinhos de fm comerciais (até os FM de 1,99 usam esse sistema), onde um circuito integrado corrige as falhas.

Os receptores de aeromodelos caminham muito devagar nesta questão , eles usam os princípios dos mesmos radios valvulados inventados á varios anos , como os heterondinos e os superheterondinos(chamam isso de dual conversion aqui no aeromodelismo para dar uma impressão de tecnologia de ultima geração e qualidade de ponta!)

Uma coisa que eu acho que atrapalha bastante nesse fórum são os "fanatismos-monopolizantes" , onde uma pessoa faz uma baita propaganda á favor de um produto sem ter testado outros para comparar ou sem levar em conta as especificações técnicas. como por exemplo os fanatismos de algumas pessoas em relação aos produtos americanos (será alguma ideologia?)
Existem pessoas aqui no nosso fórum que só postam os defeitos dos produtos americanos lá no RCGROUPS , eu lembro que um membro no nosso fórum falava muito bom dos berg , e quando começou á dar problemas ele só postou no RCGROUPS!!.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

sem brigas, nao tive a intensao de ofender ninguem!!

se ofendi peço desculpas!!

um abraço
=================================
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Xi... Por isso é que eu procuro perguntar a quem já fez / já comprou / já usou produtos e técnicas.

Tanto aqui como no Rcgroups...

Bom. De qq forma, (espero) meu receptor deve chegar esta semana. Uma das coisas q falaram aqui no topico acontece bem lá e quando eu comecei a notar a interefrencia foi justamente num dia em que havia mais: Linhas de "alta" tensão (15kv).

Mas a "marvada" tb ocorre em mais uns 4 pontos do kartódromo, de modo q o unico jeito de evita-la é voar bem alto, como dá p/ ver nos meus videos.

Outra @#$%¨&*() q acontece por ali é a existencia de algumas radios piratas (pelo menos até alguns anos, tinha).

Mas, a intensidade dela tb varia muito de acordo com o dia. Em dias de tempo fechado e nuvens pesadas (aqueles nimbus e cumulus-numbus bem enfezados), fica f... impraticavel. Já nos dias de sol e umidade, fica menor, o que leva este eletroleigo aqui a deduzir que haja, sim, uma boa parcela de estática na questão.

Vamos fazer o "test flight" com o Rx Berg e o cristal q o Fred vai conseguir, p/ ver no que dá. Se possível, posto o resultado em video. Por enquanto, vejam como está a situação atual: Interferencia transformando vôo em montanha-russa, enlouquecendo servos, cortando o motor e me ajudando a estolar de ponta:
http://www.youtube.com/watch?v=tgcsV5yKIeE
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Ezequiel, não ofendeu não. Nem pretendi polemizar.
Não entendo nada de RF e só sei o resultado das minhas experiências.
Achei um artigo que explica bem o funcionamento dos cristais:
http://www.ieee-uffc.org/freqcontrol/quartz/vig/vigqrtz.htm
Infelizmente está em Inglês, mas vou traduzir um trechinho:
Crystals can also exhibit anomalously high starting resistance when the crystal surfaces possess such imperfections as scratches and particulate contamination

Cristais podem exibir alta resistencia de partida quando as superfícies do cristal possuem imperfeições tais como riscos e contaminação particulada.

Por isso imagino que a qualidade do cristal é importante.
Outro ponto importante é a qualidade dos eletrodos (pinos).
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

ok Odair tudo certo.

outro problema desses receptores para RC e que deixam a desejar no quesito seletividade, pois a poucos circuitos ressonantes no RX.

Por exemplo na entrada do RX ajudaria bastante um filtro passa-banda duplo.

O assunto e bastante extenso mas interessante, e em situações assim e que muitos aprendem uns com os outros.

Um abraço Odair e demais amigos!!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

E eu agradeço a ambos pelo aprendizado. A gente vai pegando um pouquinho daqui, um pouquinho dali e quando vê... já consegue até se virar!
Responder