Baterias de telefone sem fio para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Esses tempos comprei 2 packzinhos daqueles GP de 300mAh e 2,4V. Montei os 2 em série com a intenção de fazer um packzinho para montar numa asinha sem motor, apenas para alimentar o receptor. Pensem bem, um pack original futaba é de 600mAh e dá horas de vôo num glow com 4 servos standard, com 2 micro o consumo deve ser bem melhor.
Aí botei o pack no triton: acreditem ou não, menos de 10mAh no pack! Isso mesmo, eu não esqueci de digitar um zero. Mesmo fazendo carga e descarga a 0,1A ele apitava depois de 3 ou 4 minutos.
Packs falsificados? Com certeza... Células GP NI-CD são boas... Conclusão: nunca mais comprar baterias no camelódromo.
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Já comprei NI-MH 1100mAh tamanho AAA da Panassonic no camelodromo,
segundo meus testes , a capacidade foi de 200mAh , mas ela foi capaz de dar descargas de mais de 15C , o que me leva á pensar que foi usado ni-cd nas células.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Custa pouco mais de 6 reais um blister com 4 células boas de NiMh, pelo menos para transmissor vão muito bem: http://www.1001pilhas.com.br/loja/product_info.php?cPath=47874_47897&products_id=1969

Nunca vi um pack de telefone sem fio por preço assim, geralmente começam em 10 reais o pack de 2 ou 3.
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

alexmag , segundo o site , para as baterias vendidas em cartela , o preço indicado é unitário (por célula) .

portanto 6x4=24R$
Como o TX usa 8 células , o preço fica em 48R$.
mchavao
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 9:26 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por mchavao »

Tem alguen no forum
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:29eabe791a="Ferrarinha"]alexmag , segundo o site , para as baterias vendidas em cartela , o preço indicado é unitário (por célula) .

portanto 6x4=24R$
Como o TX usa 8 células , o preço fica em 48R$.[/quote:29eabe791a]

+ o IPI.
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Eu li o tópico todo, e a maioria falo apenas das baterias de NiCD do camelodromo. Eu acabei de comprar um radio Futaba, e ele já veio com baterias, vou usa-lo em aeromodelo a explosão por enquanto, e não preciso pensar em comprar baterias por enquanto, mas tenho uma duvida: E as pilhas recarregáveis de MiNH, originais da GP ? Estou quase certo que da sim pra fazer um pack para o Tx, mas e para o Rx ? Qual a opinião de vocês sobre o assunto ? Lembrando que meu aero é a explosão, com motor de sobra, e a duvida aqui é sobre usa esses packs no Tx e no Rx, nada de motor eletrico por enquanto. Então ??
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Alias, apenas acrescentando, pq gosto de ou acertar pra arregaçar a zorba (bem novinha essa giria) ou errar para cobrir o rosto ao andar na rua. Uma bateria de NiMH originais, feito com acumulador GP não são melhores do que um Pack original futaba de NiCD ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pilhas recarregáveis originais e de boa qualidade (GP, Sanyo, Kan, Panasonic, Minamoto, DLG, entre várias outras marcas) podem ser usadas tranquilamente tanto no TX quanto no RX (em modelos glow e planadores por exemplo), como substituta para o pack original, que aliás geralmente é NiCd Sanyo.

Se forem de boa capacidade de descarga também servem para alimentar o motor, já voei muito com elas.

Até tenho um pack feito com NiCd de telefone sem fio, que uso no rádio como reserva. Não é tão ruim, até já voei com ele, mas só montei porque já as tinha e na época precisava de algo para testar motores.

Mas não tem nenhuma vantagem comprar 3 packs de telefone sem fio por 15 reais cada (R$45,00 no total) para montar um pack NiCd de 600mAh se uma LiPo 3S nesta capacidade custa quase o mesmo preço...

Também não é vantagem é comprar baterias de camelô ou lojas suspeitas, geralmente sai caro e não presta.

A vantagem dos packs originais Futaba não é o nome Futaba, mas no nome Sanyo. São ótimas baterias, tenho um rádio com uns 7 anos de uso, bateria de 700mAh no TX. Após todo este tempo, a bateria ainda tem os 700mAh.

Ele já era usado quando comprei, mas atualmente faço sempre ciclagem, retiro o pack do rário e coloco para descarregar e carregar, em vez de apenas carregar o que falta, assim garanto longa vida útil a ela, que deve durar pelo menos mais uma década pelo estado atual.

Para TX e RX atualmente não acho que compensa usar NiMh. As NiCd, apesar de terem menor densidade energética, têm menor auto-descarga e duram mais. Dá para ciclar e deixar no rádio esperando o próximo vôo.

Atualmente já até substituí as NiMh que vieram com minha câmera digital por NiCd Sanyo, sempre que precisava da máquina as pilhas tinham descarregado sozinhas...

Já para voar, não recomendo. Um bom pack de NiCd ou NiMh vai custar quase o mesmo que LiPo, mas com maior peso e menor capacidade de descarga.
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Acho que é bem uma questão de pesar os pros e contras ...

Hoje em dia como você, Alex falo, usar baterias de NiMh ou NiCd para voar um eletrico é besteira, afinal uma pack de LiPo de boa qualidade vai custar apenas um pouco mais.

Já escolher entre NiCd ou NiMh no radio é uma questão de pesar os pros e contras.

NiCd aguenta mais ciclos de carga e descarga que uma NiMH, mas para manter uma NiCd em bom estado você precisa estar ciclando ela antes de uma re-carga, o que faz com que você a descarregue e recarregue mais vezes para ter um bom desempenho.

As NiMh por não terem efeito memoria ou quase nada de efeito memoria (Algumas pessoas relatam efeito memoria nestes acumuladores, mas são poucos os "causos"), permitem que sejam recarregadas assim que param de ser usadas. Quanto a taxa de auto-descarga nos acumuladores atuais não é mais um grande problema.

Coisas que são verdades para mim são:
Em aeromodelos eletricos apenas LiPo
Bateria Futaba para Tx e Rx nem pensar devido ao alto preço
Um pack montado com acumuladores NiMh ou NiCd de boas marcas e originais será sempre vantagem aos packs da Futaba.

Abraços.
Responder