Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

- O PRIMEIRO VÔO :

Bom, este é um capítulo especial.
Vou citar DOIS, apenas 2 pilares essencias para um bom primeiro vôo, ou bom primeiro teste, pelo menos para trazer o modelo inteiro de volta para casa.

1. Precisa de um piloto que já sabe voar RC.
2. Precisa conhecer onde fica o CG do seu modelo e ajustá-lo.

Comentários :

1. Eu sei, eu sei, voar planador RC é super fácil, não é ? Pois é, e é assim que perdemos centenas de colegas que abandonam o hobby e vão pilotar carrinhos...
Seja humilde : Você nunca voou sozinho, não vai ser agora !
Peça ajuda, chame alguém para estreiar seu modelo, ele saberá dizer se tem coragem ou não de colocar aquele troço no ar, ou se vc deve voltar para casa, refazer isto ou aquilo, pois está torto.

2. Tem um tema inteiro aí atrás neste tópico só sobre CG. Se o seu modelo é comprado, na planta tem a indicação. Se vc não entendeu nada do que se trata o CG, peça ajuda.

Resolvendo estas duas questôes, já temos 99% de chance de sucesso.
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Cesar-SP
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Mensagem por Cesar-SP »

A partir de hoje este topico esta fixo, peço a todos só acrecentarem informações, condizentes ao assunto, estou apagando alguns posts de elogios e outros, para o topico ficar limpo.
abs
Cesar-SP
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

- ERROS QUE TODOS COMETEMOS :

Aqui vou citar os erros mais comuns que cometemos em planadorismo :

- CHECAR A FREQUÊNCIA :
Finalmente chegamos no campo e vamos testar aquele modelo novíssimo. Os caras já estão voando, então eu vou chegar fazendo sucesso, já voando... Ué, caiu o planador do Zézão !!! Xí, eu tinha a mesma frequência !!!
Pois é, antes de descer do carro com seu rádio, antes de ligar o rádio, desça do carro sem nada, e vá perguntar a frequência dos colegas, POR FAVOR !!!!

- LIGAR O PLANADOR :
Como em planadorismo tudo é silencioso, às vezes pinta aquele monte de urubú no céu, e o pessoal sai gritando :"OLHA A TÉRMICA !!!" E aí todo mundo quer voar. O problema é que sempre alguém esquece de ligar o planador... normalmente é a melhor decolagem, sai retinho, só que depois não muda, nada se move, e ele começa a virar, virar, e vc percebe que não ligou o receptor... normalmente o planador volta rapidinho, só que nunca chega inteiro !

- LANÇAR PARA CIMA :
Esta é para vôo de colina, normalmente aquele amigão que ainda não começou e foi só olhar. Você já está cansado, pergunta "vc joga para mim ?" Ele, simpaticão, "CLARO !".
Você confia, e ele joga com o narizão olhando para o céu. Resultado : Estol, DE CARA !!
E vc grita na hora que o nariz do planador faz "crack" no chão : "TEM QUE JOGAR PARA FRENTE, NÃO PARA CIMA !!!!!"

- PLANADOR PESADO DEMAIS :
Esta é para o pessoal que vem do Glow : Chega com aquele planador bonito, vistoso, lustroso, brilhante, perfeito. Mas, sabe como são estes kits, tão frágeis!!! Então ele coloca um compensado aqui, uma araldite ali, uma fibra acolá, um trem-de-pouso bem resistente, e, resultado final, temos um GLOW SEM MOTOR !!!
Resultado : Pôxa, não sustenta, olha só ! Eu puxo, puxo, cabro, e o danado desce feito um tijolo !!

- ASA FRÁGIL - TORÇÃO :
Este é o oposto, o cara é planadorista de sangue !! Faz a asa tão leve que de olhar ela já enverga. Normalmente o Monokote já fêz ela TORCER - virou uma hélice !!
Resultado : Lança, ele parece um flutuador, suave, só que entra num parafuso fantástico, e não tem leme que resolva.

- COMANDOS INVERTIDOS :
Clássica : Eu tenho um monte de modelos, e tenho também um rádio que é maravilhoso ! Xutaba RXFM UHF Ghz 39506 AAA PCMXYZW. Computadorizado com dual core e 2G de RAM ! Roda Windows Vista ! Emula Apple !
Resultado : Pôxa, eu tinha selecionado o Stickinho e não o Aspire !!! Eu ví mesmo que quando eu cabrava ele mergulhava !!!

- ESTOL A BAIXA ALTITUDE :
Desta NINGUÉM escapou. Domingão, dia perfeito, vôo perfeito, então para completar, tem o pouso perfeito, né ?!
Você vem perfeito, na perna do vento, faz a curva perfeita, ele vem em sua direção (será que vem na mão ?) tá tudo certo, há, mas afundou um pouco, vou puxar só um pouquinho e - CRACK !! Nariz, aquele nariz perfeito que eu tinha caprichado !!!! a bateria arrancou tudo, até o receiver !!
Pois é, em atitude de pouso, o melhor comando que podemos fazer é picar. Cabrar na hora errada (em baixa altitude) é ultra arriscado.
Existem várias teorias que explicam - mas a prática fala mais forte - sempre estola !!
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carlos renato
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Mensagem por carlos renato »

A questao nao chega a ser "aquela" duvida, porém sempre é bom ouvir quem sabe mais. Tudo isso procurando o melhor rendimento em cada voo.

No voo termal, com um Mini térmico por exemplo, comando de profundor e leme, cauda convencional ou em V, asa com diedro, poliedro etc... se faz um voo tranquilo pois só temos o recurso desses dois canais.

A duvida em questao seria: O spirit elite, 2mt de envergadura, menos diedro, 1.080kg pronto para voar, profundor, leme, aileron e flaps, como as condiçoes de pouso aqui nao sao boas para voar ele na colina, vou voa-lo, ou pretendo, em térmicas....
Minha duvida seria quando fazer curvas usando o leme ou quando usar os ailerons, pois creio que se trabalhando de forma devida e usando cada recurso de forma correta ou no momento certo, evitaria um stoll de asa por exemplo...... Esse seria um ponto de grande duvida minha, ailerons ou leme, quando?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Ailerons ou leme, quando ?
Hum, ótima pergunta Carlos, tenho que pensar um pouco.
Sinceramente, poucas vezes tive a chance de escolher... mas em planadorismo minha escolha sempre pendia para o leme.
Mesclando as experiências, penso o seguinte :

- A curva mais eficiente só no planador 1/1 - que vc vê o barbantinho no cockpit - que usa leme+aileron+prof. Em modelismo eu considero a curva mais eficiente aquela feita com leme + prof. Então colocaria a primeira escolha assim :

VÔO TERMAL USE LEME, VÔO LENTO, USE LEME.

AILERON :
Acontece assim - lembra do estol na decolagem do J3 ? Aquela história que vc decolava o J3 numa boa, e começava uma curva à esquerda, de repente ele pendia a asa contrária e entrava num parafuso para a direita ? É famoso, muita gente já fêz isto. Isto era porque o aileron que descia gerava muito arrasto, e estando em baixa velocidade, causava estol naquela asa - que caia.

Tem a outra teoria de percepção : Pensa-se que o aileron causa uma "sujeira" no fluxo, usá-lo é perder energia, principalmente porque um deles sempre joga a asa para baixo - o que claramente vem para "subtrair" e não "somar".

Então fica que o aileron seria utilizado apenas para aquelas correções de emergência, quando vc toma um "tapa" de vento ou de térmica e precisa correção rápida.

E com certeza o aileron é desaconselhado a baixa altitude, em atitude de pouso - para evitar estol.

Usamos o aileron na colina, vôo de colina precisa de mais comando e menos preocupação com perda de altura. Na colina o leme não faz sentido.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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carlos renato
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Mensagem por carlos renato »

[quote:3d5f8c8e0d="MARCOS QUITO"]-
Então fica que o aileron seria utilizado apenas para aquelas correções de emergência, quando vc toma um "tapa" de vento ou de térmica e precisa correção rápida.[/quote:3d5f8c8e0d]

Ok, entendi e vira e mexe isso acontece mesmo.... Pequenas correçoes durante alguma situacao como essas acima

[quote:3d5f8c8e0d="MARCOS QUITO"]-

Usamos o aileron na colina, vôo de colina precisa de mais comando e menos preocupação com perda de altura. Na colina o leme não faz sentido.[/quote:3d5f8c8e0d]

Exatamente.... quando peguei esse modelo, a idéia seria justamente essa, voá-lo na colina, mas as condiçoes de pouso aqui para um modelo desses nao sao tao boas, seria uma lenha a cada pouso. Foi entao que pintou a duvida no caso do voo TERMAL, quanto ao uso do aileron ou do leme.....
Belezera Quito, valeu pela orientação :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

O VÔO DO SAPO

Um erro comum cometido pelos novatos é às vezes conhecido como “fazer o sapo” :
O desenho diz tudo. Quem nunca entrou nesta de ficar oscilando, oscilando, oscilando. É uma chatice, e o novato nem sempre consegue se livrar, e o final do vôo do sapo pode ser trágico.
As oscilações vão aumentando, aumentando, até um nível de estol bastante forte, que por vezes pode ser fatal – a baixa altitude.

É meio difícil para um veterano explicar como sair do vôo do sapo. Porque depois de um tempo você simplesmente não deixa mais isto acontecer.

POR QUE ACONTECE ?

Bom, o vôo do sapo acontece por motivos ligados ao medo de afundar do novato. O seu modelo também via de regra está com o CG um pouco para trás o que facilita. Basicamente ele fica “puxando” (cabrando) para o modelo subir, e ele acaba fazendo o sapo, pois vai estolar.

COMO SAIR DO SAPO ?

Pois é, fiquei pensando como é que eu faço – mas como disse é meio difícil explicar – saio naturalmente oras...
Cheguei à conclusão que saímos com uma “picada” no momento em que o modelo começa a subir de novo – ilustrado com o “X” vermelho. “Picar” é “empurrar” o stick para a frente.
Então é assim, se o modelo entrar no vôo do sapo, o segredo é não deixar ele colocar o nariz para cima. Se ele fizer isto você pica no início da subida.

COMO EVITAR ?

Não deixar o nariz para cima com velocidade baixa. Sem velocidade não adianta tentar subir (só térmica). Então se o modelo está com o CG para trás, procure ficar picando – ou ajuste o trim para frente.
Anexos
vôo do sapo.JPG
vôo do sapo.JPG (7.08 KiB) Exibido 30343 vezes
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

A DECOLAGEM

As primeiras decolagens são qualquer coisa...tipo, experiência única...
De preferência peça para um amigo lançar o modelo enquanto você se concentra no rádio. Mas não peça à namorada, ou àquele amigo que nunca viu alguma coisa voando. Preferencialmente um piloto, certo ?

Vou me referir aqui ao vôo de colina, porque considero o mais simples que um iniciante pode ter.
Existem alguns tipos de lançamento em vôo de colina, mas o melhor de todos é o reto. Reto que digo é para frente mesmo, em linha horizontal, nem para baixo nem para cima, HORIZONTAL.
Sei que parece difícil – todo mundo quer sempre lançar para cima – MAS NÃO FAÇA ISTO !!!

O que vai acontecer :

- LANÇAR PARA CIMA : Você vai se impressionar como seu modelo é capaz de subir, e depois descer num estol maravilhoso com o nariz no chão !!!

- LANÇAR PARA BAIXO : A sua fé vai dizer para o modelo se recuperar, ele até que vai fazer um sinalzinho, mas você vai estar tão desesperado que apenas irá assistir ao espetáculo do nariz quebrado...

- LANÇAR PARA FRENTE NA HORIZONTAL : É quase que impossível para um novato, é muito difícil... Mas se você conseguir se controlar e lançar apenas na horizontal, seu modelo vai seguir sua trajetória tranquilamente, não vai precisar de comando algum nos primeiros 20 segundos (que parecerão uma eternidade).

CHECK LIST : é bom ter sempre à mão (na cabeça) :
1. Verifique o CG novamente. Na suspeita de que ele esteja um pouco para trás, coloque mais uma pedrinha de chumbo no nariz. Lembre-se, com CG atrasado você NÃO terá controle. CG adiantado, o modelo fica muito mais estável.
2. Peça para seu colega segurar o modelo com a traseira para você (traseira do modelo) : Assim você pode conferir que o rádio está funcionando e os comandos não estão invertidos.

Outros detalhes :
ANTES de lançar, você deve ter em mente uma rota de fuga – ou seja, se o modelo não começar a subir nos primeiros 20 segundos, PARA ONDE VOCÊ VAI VIRAR ? ONDE IRÁ POUSAR ?
Também : Nestes primeiros segundos procure não deixar o modelo subir demais o nariz, pois ele irá entrar em estol. Normalmente são pequenas as correções que precisamos fazer.

Bons vôos !
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Mensagem por Marcos Quito »

O PROJETO MAIS SIMPLES DO MUNDO - "PIBROS"

Demorei para encontrar o que eu queria. A primeira vez que vi uma destas foi numa revista Francesa - acho que é obra deles.
É a coisa mais simples e indestrutível de se voar na colina.

Difícil dar uma "dica" de qual seria o projeto mais simples por aqui, pois sempre vai ter algum que tem alguma vantagem. Mas este é difícil de bater.

As limitações :
- Precisa de Depron - quem não tiver usa isopor cortado em 5mm.
- Precisa de mixer - profundor + aileron. (esta limitação é questionável - eu vou postar as alterações para se usar separadamente profundor e aileron).

http://www.rc-soar.com/pibros/

O "Pibros" é projetado inicialmente para morros com bom vento - EUA & Alpes - porém não abusando do peso ele voa em colinas fracas também.

Para fazer uma versão "TERMAL" dele bastaria aumentar a envergadura para 1250mm.

O site mostra o passo-a-passo da construção, as peças, etc...

Muita atenção - como para qualquer outro modelo - AO CG = CENTRO DE GRAVIDADE. O modelo deve se equilibrar naquele ponto.

Mais : O Pibros é bem arisco de comando de rolagem - aileron - portanto, para os primeiros vôos recomenda-se pouco comando de aileron.

Acho que vou fazer o post em Português traduzindo a página.
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

VAMOS COMEÇAR : "PIBROS"
DADOS TÉCNICOS :

Envergadura 800 mm
Comprimento 460 mm
Área 200dm2
Peso 250gms
Carga alar 12.5gms/dm

Radio
2 mini or micro servos
Melhor se tiver Mixer - profundor / aileron
Receiver - micro
Bateria 220mAh NiMH

Pesos (detalhes)
2 micro -servos 40g
1 bateria 220mAh: 60g
1 receiver 30g
Miscelãnea 10g
Depron 100g
Total ~250g

Centro de gravidade
210mm a partir do nariz
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