O pouso dos modelos é feito igual ao de aviões 1/1?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
DantonJ
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:19 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

O pouso dos modelos é feito igual ao de aviões 1/1?

Mensagem por DantonJ »

Olá todos!!!

este mês vo comprar um radio pra treinar no simulador (atualmente tenho só o do blade cx, que n tem entrada pra sim.)e queria saber: o pouso dos modelos é feito como dos aviões mesmo, aproximando para o pouso, levantando o bico do avião e depois descendo? Obrigado !
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Sim,

Quanto mais parecido do real melhor será o pouso.
Mais existem casos que não precisa seguir o "roteiro" de pouso 1/1, pois o próprio avião não responde aos comandos.

Mais, o certo seria sim.

Atte,
Emílio Marques
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

incrivel como no geral, aeromodelista é displicente na hora do pouso, vejo de tudo no campo, ninguem usa leme, a asa nunca está estabilizada, outra coisa é que todos vêm no pré stol e sem motor...uma coisa de louco... mas.....deveria ser a mesma coisa, aproximar alinhado contra o vento, mantendo a velocidade acima do pré stol ( ou seja, voando) ao iniciar o nivelamento aplicar um pouco mais de motor e cortar, ir levantando o nariz a medida que a velocidade cai e tocar o solo suavemente.

Realmente é mais dificil fazer um pouso bonito em aeromodelos, pistas decentes pra pouso nem se fala, uma rajada de vento pode atrapalhar tudo ( vi até 1/2 roll involutário) por isso geralmente "soca-se" o avião no chão pra encurtar a história.

vejo poucos pousos bonitos, sempre tem excesso de comando, sempre tem stol e cabum, la vai o avião estatelado pro chao, muitas vezes com capotagens .
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

O bom piloto você conhece pelo pouso.
E tem também o ditado: "Big planes flyes, small flips" meu inglês é meio ruim, mas quanto maior o modelo, melhor é o vôo como um todo.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

[b:9034857a1c]Leonardo M.T.,[/b:9034857a1c]

Eu concordo com essa frase e acredito que ela seja verdadeira pelo fato de um avião menor ser mais leve e consequentemente, um vento involuntário com intensidade X poderá atrapalhar e muito seu vôo. Já um aeromodelo com tamanho maior e peso maior, com uma rajada de vento X ele irá responde muito diferente, como se nada o houvesse tocado.

[b:9034857a1c]Eduardo Yamin,[/b:9034857a1c]
Concordo com você e faço das suas as minhas palavras.
DIFICIL de se ver aeromodelistas realizando pousos bonitos. Geralmente o que se vê é um modelo descendo que nem pedra e socando o chão com tanta intensidade que o modelo até pula... =/


Atte,
Emílio Marques
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Exato, galera.
Mesmo assim, acredito q é possível pousar suave (não necessariamente bonito) com modelos leves e vento um pouco mais forte. Basta q a carga alar seja baixa e as áreas das superficies de comando suficientes para responder em baixas velocidades.

Digo isso porque tenho um modelo assim, apesar de pesar no máximo 349g,dependendo da bateria, tenho voado com ele em ventos que meus outros modelos nao suportam. Se venta forte, é possível aumentar o AOA e fazer ele descer como um pipa, igual àquele video do piper do Alexcmag do tutorial, pousando na praia.

Mas este aqui foi, sem duvida, o mais belo pouso de aeromodelos q ja vi:
http://www.youtube.com/watch?v=iC6MLqRbLsw

Nunca vi algo tão escala. Mais suave que isso, só as disputas da turma da BASV com os Bandeirulha.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Me zoou :(

Às vezes fica tão difícil pousar devido ao curto espaço que descer na vertical e chapar no chão suave o suficiente pra poder voltar a voar já é uma felicidade.

Realmente é mais fácil pousar (e voar escala) com modelos maiores, os controles são mais lentos e o vento não afeta tanto.

Dá para fazer uma corrida de decolagem tranquila, ganhando velocidade até tirar o modelo tranquilamente (nos muito pequenos qualquer imperfeição no piso ou sopro de vento balança pra todo lado então é preciso tirar do chão rápido), voar tranquilo fazendo tráfego aeronáutico padrão, e para pousar fazer uma final longa (já que o maior tamanho facilita ver de longe) com pouco motor perdendo velocidade, arredondar sobre a pista e tocar tranquilo, deixando rolar até parar.

Meu Cessnão era assim, tão tranquilo que dava pra arredondar o pouso com tranquilidade. Aliás tinha que arredondar o pouso com tranquilidade, o trem de pouso foi feito com arame muito fino para o tamanho e se emplacasse no chão como fiz com o Piper do vídeo abriria as pernas...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:f8422b6fb8="fabiofleal"]Exato, galera.
Mesmo assim, acredito q é possível pousar suave (não necessariamente bonito) com modelos leves e vento um pouco mais forte. Basta q a carga alar seja baixa e as áreas das superficies de comando suficientes para responder em baixas velocidades.

Digo isso porque tenho um modelo assim, apesar de pesar no máximo 349g,dependendo da bateria, tenho voado com ele em ventos que meus outros modelos nao suportam. Se venta forte, é possível aumentar o AOA e fazer ele descer como um pipa, igual àquele video do piper do Alexcmag do tutorial, pousando na praia.

Mas este aqui foi, sem duvida, o mais belo pouso de aeromodelos q ja vi:
http://www.youtube.com/watch?v=iC6MLqRbLsw

Nunca vi algo tão escala. Mais suave que isso, só as disputas da turma da BASV com os Bandeirulha.[/quote:f8422b6fb8]

Fabio,já vi muito esse video,e tenho minhas dúvidas sobre a velocidade do modelo,acho que ela foi alterada pq esta muito lento para o tamanho do avião.
Será que não é montagem, ou seja,será que a lentidão não fora criada pelo autor?
Desculpe minha ignorância, mas hoje já não acredito muito em videos.
Que acha disso?
...de volta ao passado...
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Há duas satisfações num voo de aeromodelo. O voo propriamente dito é uma delas e o pouso é outra fonte de prazer.

Um amigo definia o pouso perfeito como aquele que permite que se voe em seguida.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Eu também achei muito estranho esse vídeo.
Apesar de ser muito real, está muito lento.

Tenho minhas dúvidas.


Atte,
Emílio Marques
Responder