3 ou 4 canais
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3 ou 4 canais
Olá pessoal para um modelo eletrico usso um radio de 3 ou de 4 canais!? vcs ussam muito o leme?
- alexcmag
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Boa parte dos treinadores básicos tem 3 canais, geralmente leme e profundor no stick direito e acelerador no esquerdo.
Mas para vários tipos, principalmente modelos um pouco maiores, hidroaviões e acrobáticos é preciso leme e ailerons ao mesmo tempo, portanto 4 canais.
Se você estiver adquirindo equipamento, recomendo comprar no mínimo um transmissor de 4 canais básico das marcas Futaba, Hitec, JR, Airtronics, Multiplex, GWS, ou outras bem conhecidas.
A diferença de preço para transmissores de 3 canais é mínima e é um equipamento que você usará por mais tempo.
Mas para vários tipos, principalmente modelos um pouco maiores, hidroaviões e acrobáticos é preciso leme e ailerons ao mesmo tempo, portanto 4 canais.
Se você estiver adquirindo equipamento, recomendo comprar no mínimo um transmissor de 4 canais básico das marcas Futaba, Hitec, JR, Airtronics, Multiplex, GWS, ou outras bem conhecidas.
A diferença de preço para transmissores de 3 canais é mínima e é um equipamento que você usará por mais tempo.
Em geral usa-se 3 canais no avião ou quando não colocamos aileron (planadores ou treinadores básicos) ou deixamos sem comando de leme (normalmente para economizar 1 servo ou para dar menos trabalho).
Como o Alexandre disse, leme é mais necessário em aviões de vôo mais escala, hidroaviões (para correção do pouso e decolagem, mais críticos) e acrobáticos, afinal de contas acrobacia sem leme se limita quase a loops e rolls...
Mas mesmo assim, não se usa rádio de 3 canais, não se recomenda a compra desses rádios, pois isso limita você no futuro. Até porque o preço é bem parecido... Tem um rádio futaba de 3 canais que é barato, mas isso porque é AM e não pelo canal a menos.
Mas de forma alguma compre aqueles rádios de 27 ou 49MHz, não dá para confiar neles...
Como o Alexandre disse, leme é mais necessário em aviões de vôo mais escala, hidroaviões (para correção do pouso e decolagem, mais críticos) e acrobáticos, afinal de contas acrobacia sem leme se limita quase a loops e rolls...
Mas mesmo assim, não se usa rádio de 3 canais, não se recomenda a compra desses rádios, pois isso limita você no futuro. Até porque o preço é bem parecido... Tem um rádio futaba de 3 canais que é barato, mas isso porque é AM e não pelo canal a menos.
Mas de forma alguma compre aqueles rádios de 27 ou 49MHz, não dá para confiar neles...
- rasec_jj
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Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços
- coutinho_fly
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[quote:3d1964d5ee="rasec_jj"]Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços[/quote:3d1964d5ee]
Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.
Abraços
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços[/quote:3d1964d5ee]
Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.
Abraços
Aurora 9 - 2,4 GHz
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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[quote:0d5ad5b92f="coutinho_fly"][quote:0d5ad5b92f="rasec_jj"]Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços[/quote:0d5ad5b92f]
Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.
Abraços[/quote:0d5ad5b92f]
Não tem muito mesmo.
Basicamente é o seguinte.
Em um modelo sem diedro ou com pouco diedro, ao aplicar só aileron em uma curva o modelo inclina, perde altura, mas mantém "quase" uma linha reta. Aí por instinto a gente cabra, e o resultado é uma curva meio escorregada, dependendo do modelo não se percebe mas em modelos maiores geralmente dá pra notar bem.
Dependendo do modelo acaba sendo pior ainda, ao virar para a esquerda, por exemplo, o aileron esquerdo sobe (mantendo ou eventualmente diminuindo o arrasto) e o direito desce, aumentando o arrasto, isto às vezes faz com que o modelo aponte o nariz no sentido contrário ao que se quer.
Se aplicar um pouco de leme junto, coordenando para o modelo fazer uma trajetória melhor, o arrasto é menor e a curva fica mais bonita.
Adicionalmente, em baixa velocidade não se deve usar ailerons pois eles podem tender a estolar a ponta da asa do lado de fora da curva, que fica com mais incidência. Assim, na decolagem usa-se leme para manter a trajetória durante a corrida e enquanto ganha altura, com ailerons servindo para manter a horizontal. Ao pousar, alinha-se com a pista e faz-se eventuais correções com o leme.
Nunca pilotei um avião real, mas imagino que em um 1:1 seja mais fácil coordenar curvas, já que além do corpo sentindo a aceleração lateral ainda há um instrumento (inclinômetro) nos motorizados e uma fita nos planadores, então basta inclinar com os ailerons e controlar o pé deixando o inclinômetro ou fita no centro.
Adicionalmente aprendendo a usar leme e ailerons além de manobras mais acrobáticas dá pra fazer algumas brincadeiras interessantes como voar em faca ou glissado, manter a horizontal enquanto faz uma curva "arrastada", etc.
Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!
Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"
Abraços[/quote:0d5ad5b92f]
Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.
Abraços[/quote:0d5ad5b92f]
Não tem muito mesmo.
Basicamente é o seguinte.
Em um modelo sem diedro ou com pouco diedro, ao aplicar só aileron em uma curva o modelo inclina, perde altura, mas mantém "quase" uma linha reta. Aí por instinto a gente cabra, e o resultado é uma curva meio escorregada, dependendo do modelo não se percebe mas em modelos maiores geralmente dá pra notar bem.
Dependendo do modelo acaba sendo pior ainda, ao virar para a esquerda, por exemplo, o aileron esquerdo sobe (mantendo ou eventualmente diminuindo o arrasto) e o direito desce, aumentando o arrasto, isto às vezes faz com que o modelo aponte o nariz no sentido contrário ao que se quer.
Se aplicar um pouco de leme junto, coordenando para o modelo fazer uma trajetória melhor, o arrasto é menor e a curva fica mais bonita.
Adicionalmente, em baixa velocidade não se deve usar ailerons pois eles podem tender a estolar a ponta da asa do lado de fora da curva, que fica com mais incidência. Assim, na decolagem usa-se leme para manter a trajetória durante a corrida e enquanto ganha altura, com ailerons servindo para manter a horizontal. Ao pousar, alinha-se com a pista e faz-se eventuais correções com o leme.
Nunca pilotei um avião real, mas imagino que em um 1:1 seja mais fácil coordenar curvas, já que além do corpo sentindo a aceleração lateral ainda há um instrumento (inclinômetro) nos motorizados e uma fita nos planadores, então basta inclinar com os ailerons e controlar o pé deixando o inclinômetro ou fita no centro.
Adicionalmente aprendendo a usar leme e ailerons além de manobras mais acrobáticas dá pra fazer algumas brincadeiras interessantes como voar em faca ou glissado, manter a horizontal enquanto faz uma curva "arrastada", etc.
- wildcat
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- Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
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Devemos partir do principio que o modelista que não sabe trabalhar com leme é iniciante, e possivelmente está voando um treinador!
Um avião acrobático "exige" que o piloto saiba como utilizar o leme...
Pra aprender é simples... USE O LEME!
Creie o hábito de fazer curvas no leme e corrigir a asa no final da curva com aileron!
Quando menos perceber, vai estar usando o leme + aileron nas curvas...
É simples... só depende do piloto!
Um avião acrobático "exige" que o piloto saiba como utilizar o leme...
Pra aprender é simples... USE O LEME!
Creie o hábito de fazer curvas no leme e corrigir a asa no final da curva com aileron!
Quando menos perceber, vai estar usando o leme + aileron nas curvas...
É simples... só depende do piloto!