Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Alex

Estou construindo um Stick todo em depron (inclusive a fuselagem, não aquele modelo com vareta). O mesmo tem 80cm de envergadura e 68cm de comprimento, tem perfil de asa plano-convexo e está com aproximadamente 200g com o trem de pouso. Ainda não coloquei linkagem, equipamento de rádio, motor etc. Com tudo isso, acredito que o modelo ficará entre 400g e 450g de peso total. Tenho uma hélice GWS 10X4,7 e estou para comprar um motor 400 com redução 3:1. Que bateria eu deveria utilizar com esta configuração? Um motor 400 com uma hélice dessa teria um consumo de aproximadamente 12A, correto? Será que posso tentar utilizar Direct Drive? Acredito que com um motor menor, o aeromodelo nem vai sair do chão.
Agradeço qualquer dica!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Carlos Gonçalves escreveu:Alex

Estou construindo um Stick todo em depron (inclusive a fuselagem, não aquele modelo com vareta). O mesmo tem 80cm de envergadura e 68cm de comprimento, tem perfil de asa plano-convexo e está com aproximadamente 200g com o trem de pouso. Ainda não coloquei linkagem, equipamento de rádio, motor etc. Com tudo isso, acredito que o modelo ficará entre 400g e 450g de peso total. Tenho uma hélice GWS 10X4,7 e estou para comprar um motor 400 com redução 3:1. Que bateria eu deveria utilizar com esta configuração? Um motor 400 com uma hélice dessa teria um consumo de aproximadamente 12A, correto? Será que posso tentar utilizar Direct Drive? Acredito que com um motor menor, o aeromodelo nem vai sair do chão.
Agradeço qualquer dica!!!


Acho que está bem pesado, tem certeza de que é isto? Você não falou a corda da asa, importante para saber a carga alar, mas pelo tamanho estimo que seja em torno de 15cm, certo?

Esquece 400 reduzido, com hélice vai passar de 110g de peso a mais, e a velocidade menor vai fazê-lo voar muito perto do estol.

Mesmo que use o 400 direct drive, que fica mais leve e dá mais velocidade, vai passar de 400g, e portanto a carga alar vai passar de 33g/dm2. O 400 direct drive teria que rodar com 3S e hélice 5x3 para conseguir velocidade suficiente para voar com esta carga alar. Se for o caso, sugiro a Polyquest 1500mAh 3S que tem à venda no AsasElétricas ou uma bateria com características semelhantes.

E com esta carga alar com certeza vai ser um modelo muito rápido e crítico.

Passe mais detalhes do modelo, e que tipo de vôo pretende.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Caro Alex

Além das características que lhe passei (80cm de envergadura, 68cm de comprimento, aproximadamente 200g, todo em depron 4mm - fuselagem, profundor e leme), a corda da asa tem aproximadamente 16cm, sem considerar o aileron (que ainda não fiz por falta de depron...).
Eu gostaria que o modelo voasse meio rápido, mas não muito, o suficiente para fazer algumas acrobacias básicas (loopings por exemplo).
Outra coisa, eu usei o perfil plano-convexo para fazer a asa, mas achei que ela ficou com o perfil do bordo de ataque muito grosso. Usei depron 4mm embaixo e 3mm em cima. O problema é que não considerei estes 7mm a mais na hora de fazer as nervuras, e o resultado final foi uma asa com perfil meio grosso. Usei duas varetas de fibra de vidro (vara de pesca) para fazer as longarinas.
Uso pequenas varetas de bambu para prender a asa com elásticos.
Estarei postando as fotos do meu modelo provavelmente hoje a noite.
Ah, eu já piloto modelos glow. Apesar de nunca ter pilotado elétricos, acredito que mesmo que o modelo não seja lento eu conseguirei pilotá-lo (com um pouco de prática, claro).

Obrigado de novo.

Um abraço

Carlos
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sanduíche de depron pluma 4mm e 3mm realmente é um bom jeito de deixar pesado, já fiz isto também...

Perfil grosso quanto??? Qual a espessura da asa no ponto mais grosso?

Se for mais que uns 12% com certeza isto vai atrapalhar.

Bom deixando a espessura da asa de lado um pouco... Se são 16cm de corda e acrescentar mais 2cm de aileron já dá 18cm, portanto área de asa de 1,8*8 = 14,4dm2

Se ficar com 400g a carga alar será de 27g/dm2, meio alto mas viável. Se você já pilota Glow não terá dificuldade, apenas terá que treinar o dedo porque o modelo vai ter reações muito mais rápidas que um UglyStick a explosão, por exemplo.

Com esta carga alar o motor 400 reduzido com 10x4,7 ainda está descartado (teria que ser no máximo 20g/dm2 para este conjunto).

Se fosse meu eu usaria um motor 400 direct drive com hélice 5x3 e a bateria LiPo 3S que falei.

Com este conjunto deve subir rápido e fazer loops e rolls facilmente, mas por causa do perfil ficará tão neutro no vôo de dorso quanto o UglyStick original (apesar de que vôo de dorso até com o SlowStick, que não tem ailerons e a asa é casquinha, e é muito divertido).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Valeu Alex... vou ver o que posso fazer. Até prefiro Direct Drive mesmo (fica mais barato... rs). Mas acredito que o problema maior seja a asa mesmo, que ficou com um bordo de ataque de uns 4cm (olhando de perfil). Vou tentar fazer outra assim que comprar mais depron, pois como ela é presa por elástico, fica fácil a troca.
O meu stick é mais ou menos como esse que é vendido pelo Asas Elétricas (vide foto). Assim que der, eu coloco as minhas próprias fotos!
Outra coisa: eu gostaria de entelar ele com fita adesiva colorida, comprada do Asas Elétricas. Isso acrescentaria muito peso???

Obrigado pelas dicas!

Um abraço

Carlos
Anexos
Stick.jpg
Stick.jpg (36.05 KiB) Exibido 77912 vezes
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Alex,

É complicado, mas deu pra aprender umas coisas sim. Agora:

Um pack de 8,4V (7 células) de NiMh, 600mAh teria o mesmo peso de um pack de NiMh 8,4V, 1300mAh??
Sei que não muda a quantidade de células, mas alteraria o peso por ter maior corrente (mAh)? Sei lá, mais material dentro da bateria... Você deve entender.



(Desculpe se minha pergunta foi idiota)
Obrigado,
Luís H.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Alex,

É complicado, mas deu pra aprender umas coisas sim. Agora:

Um pack de 8,4V (7 células) de NiMh, 600mAh teria o mesmo peso de um pack de NiMh 8,4V, 1300mAh??
Sei que não muda a quantidade de células, mas alteraria o peso por ter maior corrente (mAh)? Sei lá, mais material dentro da bateria... Você deve entender.



(Desculpe se minha pergunta foi idiota)
Obrigado,
Luís H.


Tem a ver com quantidade de eletrólito (mistura que armazena energia quimicamente) e com a eficiência dele.

Os packs de 1300mAh NiMh geralmente são tamanho AA, os packs de 600mAh NiMh geralmente são tamanho AAA.

Se você vir um pack AAA (palito) escrito 1300mAh provavelmente é falso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
biplano
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 7:23 pm

Onde?

Mensagem por biplano »

Pelos tópicos e sites vi existem baterias da PC, do César, da General Battery... Mas não consigo encontrar informações, como telefone, website e endereços completos... Como este é um tópico fixo, sobre baterias, é uma boa deixar as informações por aqui:

PC Eletrônica
site: http://www.pceletronica.com.br
email: pc@pceletronica.com.br

Fone: (011) 3334-0736
Sta Ifigênia, 338 - Loja 09 - CEP 01207 - SP

Por favor complementem...

ps.: para Alex, o site da General Battery listado na sua lista de preços em seu site não está mais funcionando.
Hail to the Sky!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Boas !


Oque acontece se deixar as baterias carregando + q o tempo especificado? tem perigo de elas estragarem ????
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Boas !


Oque acontece se deixar as baterias carregando + q o tempo especificado? tem perigo de elas estragarem ????


Depende do carregador.

Carregadores inteligentes todos desligam.

Carregador corrente constante / tensão constante para LiIon/LiPo, se estiver ajustado corretamente quando completa a carga para de circular corrente, portanto sem risco para a bateria.

Carregador de corrente constante até 1/10C para baterias NiMh/NiCd pode ficar ligado até umas 2 semanas sem problemas.

Carregador de corrente constante até 1/20C para baterias NiMh/NiCd pode ficar ligado por meses sem problemas.

Carregador de corrente constante acima de 1/10C para NiMh/NiCd sem circuito que interrompa a carga (tipo aqueles Piranha), pode derreter a bateria...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder