Renasce mais um gingante

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Caramba, coisa linda, realmente motor a gasolina em um avião neste estilo, sei la, o voo de um modelo desses é muito bonito.
Avatar do usuário
Felipe Voltan
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Set 13, 2006 7:45 am

Mensagem por Felipe Voltan »

[quote:44d3523992="caducunha"]Fala Felipão....

Que horas vc vai voar essa maravilha amanhã lá na pista? Tô querendo passar lá pra dar uma babada....

Abraço.[/quote:44d3523992]

Acho que umas 14:00 Cadu, espero vc por lá!
Abraços
Quero uma colina do lado de casa, com vento SE todos os DIAS!!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:e88e02557e="Felipe Voltan"][quote:e88e02557e="johnny2008"]belo modelo ..

que helice esta usando ? 24x8 , 24x10 , 22x8 , 22x10 , 26x8 ???

abraços e t+[/quote:e88e02557e]
Costumo usar 24x10 em avioes onde quero mais torque com baixa velocidade, no entanto estou pensando em mudar para uma 24x6 para ganhar mais giro e mais velocidade.

Vou voa-lo amanha vou ver se faço um videozinho.



abraço[/quote:e88e02557e]Ola Felipe, desculpe-me por corrigir, seu raciocinio esta certo, para manobras em voos mais lentos temos que ter mais torque em baixa velocidade mas as dimensoes das Helices estao em posiçoes inversas, a 24X10 ira desenvolver mais velocidade, menor torque e menor giro e a 24X6 maior torque e maior giro e menor velocidade mas claro que respeitando o limite de giro de um motor a gasolina que normalmente e de MAX 7.000 RPMS, para este modelo arriscaria a 24X8, abraço :D :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Também fiquei achando estranho... Se quiser mais velocidade, sempre aumente o passo, e diminua o diâmetro se quiser ainda aumentar o giro.
Só para dar um exemplo, para você atingir a mesma pitch speed que teria com uma 24x10 girando a 6000RPM com uma 24x6, você teria que botar ele a girar a 10000RPM, isso para ter a mesma velocidade, para sentir diferença ele teria que ir a pelo menos 11000RPM, o que acho difícil num gasolina.
Se está usando uma 24x10 e quiser mais velocidade, deveria usar uma 20x12 (nem sei se existe) ou algo assim.
Avatar do usuário
Felipe Voltan
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Set 13, 2006 7:45 am

Mensagem por Felipe Voltan »

Calma amigos...
Bom em primeiro momento talvez tenha me expressado mau....
Bom para que haja uma mudança de fato, por exemplo:
Quero torque colocaria uma 25x4 ou 6, quero velocidade colocaria uma 23x10, o idela para um motor em seu fucionamento comum é uma 24x10 ou 8 mudando pouco a relação.....uma 20x12 eu fundiria meu motor.
Nao podemos esquecer que quando maior a helice mais se aumenta o arrasto!
isso faz uma GRANDE diferença, experiencia de algum tempo com motores a gasolina comprovei isso......como é de se imaginar.
Um grande abraço
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:fc12da8c7a="Felipe Voltan"]Calma amigos...
Bom em primeiro momento talvez tenha me expressado mau....
Bom para que haja uma mudança de fato, por exemplo:
Quero torque colocaria uma 25x4 ou 6, quero velocidade colocaria uma 23x10, o idela para um motor em seu fucionamento comum é uma 24x10 ou 8 mudando pouco a relação.....uma 20x12 eu fundiria meu motor.
Nao podemos esquecer que quando maior a helice mais se aumenta o arrasto!
isso faz uma GRANDE diferença, experiencia de algum tempo com motores a gasolina comprovei isso......como é de se imaginar.
Um grande abraço[/quote:fc12da8c7a]hehehehe, mas ninguem esta nervoso!!!!!
legal estes testes pois saimos do padrao comercial e ate conseguimos personalizar nossos voos ne!!! so um detalhe,voce ira produzir estas Helices de diametros maior de 22 polegadas com com tao pouco passo, eu nunca vi uma helice de diametro 25 e muito menos uma helice grande com tao pouco passo, abraço :D :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Voltan
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Set 13, 2006 7:45 am

Mensagem por Felipe Voltan »

[quote:0caf788552="PAULINHO"][quote:0caf788552="Felipe Voltan"]Calma amigos...
Bom em primeiro momento talvez tenha me expressado mau....
Bom para que haja uma mudança de fato, por exemplo:
Quero torque colocaria uma 25x4 ou 6, quero velocidade colocaria uma 23x10, o idela para um motor em seu fucionamento comum é uma 24x10 ou 8 mudando pouco a relação.....uma 20x12 eu fundiria meu motor.
Nao podemos esquecer que quando maior a helice mais se aumenta o arrasto!
isso faz uma GRANDE diferença, experiencia de algum tempo com motores a gasolina comprovei isso......como é de se imaginar.
Um grande abraço[/quote:0caf788552]hehehehe, mas ninguem esta nervoso!!!!!
legal estes testes pois saimos do padrao comercial e ate conseguimos personalizar nossos voos ne!!! so um detalhe,voce ira produzir estas Helices de diametros maior de 22 polegadas com com tao pouco passo, eu nunca vi uma helice de diametro 25 e muito menos uma helice grande com tao pouco passo, abraço :D :D[/quote:0caf788552]

Realmente dificil de se achar, apenas expliquei na teoria....na pratica que sao elas!
De qualquer maneira hoje vou usar um 24x10 pois é a que tenho na mao, depois vou dar uma olhada no tamanhos comercias e colocar algumas equivalencias dentro do que achamos facil no mercado. Eu fabricar helices !!!! JAMais! hehehehe, nao para qualquer um hehehehehehhehe
Abraços
Quero uma colina do lado de casa, com vento SE todos os DIAS!!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:84aa579679="Felipe Voltan"][quote:84aa579679="PAULINHO"][quote:84aa579679="Felipe Voltan"]Calma amigos...
Bom em primeiro momento talvez tenha me expressado mau....
Bom para que haja uma mudança de fato, por exemplo:
Quero torque colocaria uma 25x4 ou 6, quero velocidade colocaria uma 23x10, o idela para um motor em seu fucionamento comum é uma 24x10 ou 8 mudando pouco a relação.....uma 20x12 eu fundiria meu motor.
Nao podemos esquecer que quando maior a helice mais se aumenta o arrasto!
isso faz uma GRANDE diferença, experiencia de algum tempo com motores a gasolina comprovei isso......como é de se imaginar.
Um grande abraço[/quote:84aa579679]hehehehe, mas ninguem esta nervoso!!!!!
legal estes testes pois saimos do padrao comercial e ate conseguimos personalizar nossos voos ne!!! so um detalhe,voce ira produzir estas Helices de diametros maior de 22 polegadas com com tao pouco passo, eu nunca vi uma helice de diametro 25 e muito menos uma helice grande com tao pouco passo, abraço :D :D[/quote:84aa579679]

Realmente dificil de se achar, apenas expliquei na teoria....na pratica que sao elas!
De qualquer maneira hoje vou usar um 24x10 pois é a que tenho na mao, depois vou dar uma olhada no tamanhos comercias e colocar algumas equivalencias dentro do que achamos facil no mercado. Eu fabricar helices !!!! JAMais! hehehehe, nao para qualquer um hehehehehehhehe
Abraços[/quote:84aa579679]que pena, ja ia ter um cliente, hehehehe
blz, depois que fizer o teste coloca as impressoes positivas e negativas pra gente saber, cara!!! fica esperto com o overspeed, estes aeros nao gostam de escessos, pode dar floter nas partes moveis, bons testes, abraçao :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Voltan
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Set 13, 2006 7:45 am

Mensagem por Felipe Voltan »

É .....fazer helice nao é pra qualquer um...hehehehehheheheheh
Entao quanto ao flotr sempre tomo bastante cuidado principalmente nao hora da linkagem pra que isso nao ocorra...mas valeu a dica! aproveit para te convidar a vir a nossa pista, e claro traga seu giant pra voarmos e trocarmos mais experiencias!!!!
um Grande abraço!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:b221b46f84="Felipe Voltan"]É .....fazer helice nao é pra qualquer um...hehehehehheheheheh
Entao quanto ao flotr sempre tomo bastante cuidado principalmente nao hora da linkagem pra que isso nao ocorra...mas valeu a dica! aproveit para te convidar a vir a nossa pista, e claro traga seu giant pra voarmos e trocarmos mais experiencias!!!!
um Grande abraço![/quote:b221b46f84]Puxa!!! obrigado pelo convite, com certeza irei sim, me fala como funciona no seu clube sobre visitantes, eu estou quase no final de ajustes do meu VERTIGO, assim que estiver com o DA-50 amaciado e com sua regulagem mais fina eu te dou um toque e marcamos, detalhe, eu so posso ir de DOMINGO, fica ruim para vc?
abraço :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder