Cessna 182 da Hobby delivery. bom!?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Prezados Amigos,

Tenho visto muitas dúvidas a respeito do Cessna 182 Art-tech. Neste sentido, resolvi pegar um deste para ver se voa e realmente voa...logicamente dentro das limitações de potência e peso dos acessórios que acompanham o modelo. Porém, antes de voar, reduzí o comando dos ailerons que originalmente são muito rápidos. Nos horns de ailerons coloquei no furo mais externo e no servo no furo mais de dentro.

Uma vez na pista, tentei fazer a decolagem. O avião correu e deu uma "sambada" não permitindo ganhar velocidade. Culpa do trem de pouso. Dei uma abridinha nas pernas e deixei o profundor ligeiramente cabrado(ajustado mecânicamente) com o trim zerado.

Nova corrida para decolagem, e após uns 30 metros, uma puxadinha bem de leve e o Cessna decola como o escala, numa rampa suave, mas firme. Após subir bem, reduzo o motor para 60% e termino a trimagem. Agora sim ficou bom, pois com ailerons mansos dá para sentir melhor as reações do modelo. O que notei é que como existe um pequeno down thrust negativo no motor, provavelmente para não deixar que o nariz do modelo suba desavisadamente para os iniciantes, a subida com motor a pleno só não é melhor por causa disso. A comprovação disso é que ao reduzir o motor para cruzeiro, percebe-se que o modelo tende a flutuar (ou subir) um pouco mais. Acredito que se diminuirmos um pouquinho este ângulo negativo, a decolagem e subida serão melhoradas.

Dicas e observações do vôo:

- Deixe correr a não puxe excessivamente o profundor. O modelo decola em cruzeiro. Se puxar forte, ele pode estolar de asa.
- Apesar de planar, não mergulhe para chegar à pista, porque devido ao peso excessivo para o tamanho dele, o mesmo tende a disparar a velocidade. Portanto, faça uma rampa mais suave, com um pouco de motor.
- Apesar de voar bem, não é treinador, é um escala!!!
- A roda do nariz não comanda, mas na decolagem o leme consegue direcionar o percurso tranquilamente.
- A aerodinâmica proporciona um vôo bom, mas melhorará muito trocando o sistema original por BL e LIPO.

O vídeo anexado ao link demonstrará bem o comportamento dele:

http://www.youtube.com/watch?v=yoc9GwrJt38

Espero ter colaborado com estas informações,

Um abraço

Reinaldo
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

É isso aí Reinaldo, esse vídeo mostra o que o bixinho faz. Voa legal sim, eu tenho um mas com o combo do Fred (motor azul e bateria 3s 1000mah). No meu caso eu construi a asa e fiz os ailerons tb com pouco comando porque se manter no original tem que se tomar cuidado porque ele responde muito rápido e dependendo da altura não dá tempo de consertar e é lenha na certa, como aconteceu comigo, ele girou e foi pro chão quebrando a asa.
Responder