Aqui jaz Frank-B

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Aqui jaz Frank-B

Mensagem por andreyamin »

A manhã de sexta prometia, muito sol o pouco vento; não deu outra, fui voar (=cabular).
Cheguei no praça do relógio na USP lá pelas 11:00, montei o modelo, testei tudo e comecei a voar. Havia muitas andorinhas voando, sinalizando termicas; o dia estava fantástico!
No terceiro ou quarto lançamento, coloquei o modelo no meio de uma coluna de andorinhas, e comecei a subir. Primeiro bem devagar, e depois mais e mais rápido. Acho que uns 2min depois eu estava seguramente a uns 200m de altura; o modelo viro um ponto no ceu sobre o CRUSP (conjunto residêncial da USP). A essa altura eu já estava confortavelmente acomodado numa sombra, e rindo sózinho...pensando "é hoje"...
Continuei a circular e o modelo não descia mais!
Pensei em deixa-lo voando o quanto eu conseguisse...e voei tranquilamente uns 15min. O que já era o meu recorde no plano.
Foi então que começou o pesadelo: Primeiro, foi bem sutil, ele começou a não responder prontamente aos meus comandos, mas ainda respondia.
Isso já havia acontecido outras vezes, mas derrepente ele entrou numa espiral descendo uns 50m enquanto eu cabrava quase quebrando o stick...e por fim comandava, e dava uns 5 loopings seguidos sem que eu cabrasse mais. O modelo foi fazendo loucuras desse tipo e descendo até que eu não consseguia mais ve-lo. Ele entrou atras dos prédios do CRUSP :shock: . Saí correndo entre os prédios com o controle na mão, cheguei do outro lado e não achava o modelo. Naquele rítmo de descida, ele já deveria estar no chão, e aos pedaços. Foram minutos de desespero procurando pelo modelo. Mas ele poderia estar em qualquer lugar num raio de 200m. Isso incluia a possibilidade de ele ter caido em cima de arvores altas, avenidas onde trafegam onibus e até a piscina do Cepeusp :shock: . Comecei a perguntar quenem um idiota pra todo mundo se tinham visto um avião caindo....até que um moleque idiota me respondeu: "eu vi! tinha muito fogo, e gente gritando" :evil: . não liguei e continuei procurando, até que vi, sobre o paralelepipedo de um espacionamento, uma coisa vermelha. Era ele :cry: Todo destruido :cry: deve ter entrado de bico :cry: no paralelepipedo :cry:
A fuseca quebrou em 3 partes, o pod virou poeira, o suporte da asa foi arrancado e o boom quebrou :shock:
A asa até que está inteira pela lenha...
E é isso...acabou o Frank-B :cry: :cry: :cry:

Até

André
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Andre,

Ainda que perder um aviao por perda de controle seja uma *&#^@, pelo menos o ultimo voo foi o mais sensacional dele!

Que venha o Frank-C! :wink:

O rx tá inteiro? É o Berg? Faça uns testes com ele antes de por pra voar de novo!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Regis.Abdalla
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 7:01 pm

Mensagem por Regis.Abdalla »

So leva lenha quem voa!

Existem 2 tipos de modelos: os que lenharam e os que vão lenhar!
Sei que é dificil e como sei... :cry:
Mas... :D Rei morto e rei posto.

Parabens pelo belo voo do Frank-B .

Vida longa ao Frank-C,
...mal consigo esperar para ve-lô em ação.
[]´s
Regis Tio-zão
"Onde a arrogância e a ignorância são virtudes, é tolice ser sábio"
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Qual receptor esta usando?

Não se esqueça que os micro receptores tem 10 vezes menos alcance que os receptores normais.

A propria frabrica recomenda 300 metros de distancia, mas pode ter certeza que é bem menos, ainda mais se estiver no meio da cidade.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Pô André, é uma pena, mas pelo relato, foram os momentos mais agradáveis dos últimos tempos, os que precederam a M.

Vai pro Frank C e acerta aquelas coisinhas que você achava que podiam ser melhoradas.
Seus projetos estão cada vez melhores, então o Frank C vai ser the best.

Pelo que você contou, tem cara de fim de carga na bateria do RX.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Abras escreveu:Qual receptor esta usando?


Um Berg 5, teoricamente com alcance de receptor full...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Abras escreveu:Qual receptor esta usando?

Não se esqueça que os micro receptores tem 10 vezes menos alcance que os receptores normais.

A propria frabrica recomenda 300 metros de distancia, mas pode ter certeza que é bem menos, ainda mais se estiver no meio da cidade.


o receptor GWS R6N por exemplo e pra 300mts ( indicado no manual ) mas isso e nivel seguro

da isso de alcanse ou mais ( mas + interferencia tb se tiver onde vc ta voando )

mas isso num radio mais simples, vide o proprio da GWS ou um futaba ou JR de 4 canais mais simples
pois eles tem pouca wattagem de saida ( na casa dos 300mw )

se vc pegar um radio de 6,7, 8 canais e dai pra frente ( o meu 6VA tem na faixa de 800mw )

quando a potencia de saida e maior o alcance tb


ceeeeerrrrto ... :wink:
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Alguem poderia me dizer, com detalhes, como funciona o fail safe da Berg?
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

andreyamin escreveu:Alguem poderia me dizer, com detalhes, como funciona o fail safe da Berg?

O Berg*5 nao tem fail safe, o Berg*6 que tem...

Veja o manual do Berg*5 em http://www.rc-direct.com/pdf_files/Berg%205%20instructions%20w%20switch.pdf
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

andreyamin escreveu:Alguem poderia me dizer, com detalhes, como funciona o fail safe da Berg?


O Berg*5 não tem failsafe, apenas DSP.

O que tem nos Berg é:

DSP: Digital Signal Processing
Os receptores têm dois blocos distintos, o primeiro é a de rádio-frequencia que funciona como um receptor de rádio comum. Neste ponto o sinal é uma seqüência de pulsos que foi enviada pelo transmissor, não há distinção de canais.

A etapa seguinte é o decodificador, normalmente um integrado 4015 bem burrinho, que funciona como um daqueles sequenciais usados em iluminação. O primeiro pulso vai para a saída do canal 1, o segundo para a saída do canal 2, etc. Se houver um pico de sinal na mesma frequencia entre dois destes pulsos ele é interpretado como pulso e desloca tudo, dando comandos loucos. Se o pulso inválido ocorrer durante um pulso válido pode extender sua duração, aumentando o curso do servo além do que você comandou no transmissor.

O DSP dos Berg atua nesta etapa, em vez de um circuito burro ele analiza a forma da onda transmitida pelo seu transmissor específico (que varia para cada transmissor devido a detalhes mínimos de tolerância e calibração) e ignora o comando se não for este formato. Isto o Berg*5 tem.

Failsafe
Os Berg*6 têm também Failsafe, que é uma funcionalidade adicional além do DSP. O funcionamento dos failsafes é geralmente o mesmo, os sinais recebidos são analizados não em relação ao formato, mas à duração. Como os sinais válidos são entre 900us e 2100us, qualquer sinal fora desta faixa faz com que ele ignore toda a seqüência, aguardando a próxima seqüência de sinais válida. Se algum valor lido for muito diferente da leitura anterior a sequencia também é ignorada (o dedo não consegue alternar em 1/50 de segundo de um extremo a outro do comando, por exemplo).

Se demorar muito para haver uma seqüência de sinais válida ele começa a enviar para as saídas uma seqüência pré-programada, geralmente no momento de ligar é memorizada a posição dos comandos e esta é a programação válida para os comandos no caso de perda de sinal.

Possíveis causas de problemas

Para seu planador ter perdido totalmente o comando e não ter recuperado em nenhum instante, eu chutaria algumas possibilidades principais:

1) Bateria do transmissor descarregada
2) Bateria do receptor descarregada
3) Forte interferência causada por outro transmissor na mesma freqüência
4) Forte interferência causada por sinais muito fortes (tipo transmissoras de TV, rádio, etc.) que mesmo em outra freqüência ainda tenham energia para interferir na faixa de 72Mhz.
5) Passar por dentro de um link de microondas e sobrecarregar o circuito do receptor (parece improvável mas já aconteceu comigo).
4) Passar por um link de microondas
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder