Pessoal, me deem uma aulinha rapida.
Estava vendo os brushless por ai, e tive essa duvida.
O mesmo fabricante vende o motor em 12T e em 21T.
Oque é isso? Qual a diferença?
Valeu pela aulinha...
Brushless. Oque é a volta? Motor 12 Turn, motor 21 T ???
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Brushless. Oque é a volta? Motor 12 Turn, motor 21 T ???
Editado pela última vez por Abras em Sex Mar 11, 2005 9:25 am, em um total de 1 vez.
- gustabmo
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T = turns = voltas
(voltas de fio usado no enrolamento do induzido do motor)
O numero de voltas é inversamente proporcional ao kV.
kV é quantas rotacoes por minuto (rpm) o motor dá sem carga por volt de tensao aplicado.
kV alto pede helices pequenas em direct drive ou caixas de reducao. kV baixo (+/- 1300 ou menos) permite helices grandes em direct drive.
(voltas de fio usado no enrolamento do induzido do motor)
O numero de voltas é inversamente proporcional ao kV.
kV é quantas rotacoes por minuto (rpm) o motor dá sem carga por volt de tensao aplicado.
kV alto pede helices pequenas em direct drive ou caixas de reducao. kV baixo (+/- 1300 ou menos) permite helices grandes em direct drive.
Gustavo - São Paulo/SP
- gustabmo
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Abras escreveu:Mas na pratica.
Como saber qual o ideal para seu modelo.
Um Shock Flier, Um jato, Um Park Flier, como saber qual é melhor?
Se voce nao quiser se aprofundar nem no basico da teoria entao encontre um post por aqui de alguem que tem um aviao bem parecido com o que voce quer usar, pergunte qual o motor que ele esta usando, e se o cara estiver gostando compre um igual.
Gustavo - São Paulo/SP
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gustabmo escreveu:Abras escreveu:Mas na pratica.
Como saber qual o ideal para seu modelo.
Um Shock Flier, Um jato, Um Park Flier, como saber qual é melhor?
Se voce nao quiser se aprofundar nem no basico da teoria entao encontre um post por aqui de alguem que tem um aviao bem parecido com o que voce quer usar, pergunte qual o motor que ele esta usando, e se o cara estiver gostando compre um igual.
Desculpa mas eu estou querendo aprender.
Sabe de algum lugar onde posso entender melhor isso. Estou achando muito complicado entender os motores eletricos, glows são muito mais faceis. Mas fazer oque, é aprender mesmo não tem escapatoria.
- Sergio Massara
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Abras,
A primeira coisa que vc tem q descobrir é como seu aviao voa melhor. Como o Gustavo recomendou, a melhor coisa é perguntar para alguem que já tenha um. Veja a hélice e rpm que está o sistema do 'amigo'.
Com isso vc sabe mais ou menos a potencia no eixo do motor.
Qualquer motor de tamanho mais ou menos próximo ao do amigo, consegue a mesma potencia no eixo. Basta você acertar a reducao que basicamente compensa o Kv diferente. As vezes a reducao ideal é 1:1, e é quando se usa direct drive.
Agora, o segredo nao é apenas a potencia no eixo e sim a eficiencia do sistema. Por isso que enrolamos nossos motores. Maior eficiencia, maior tempo de voo (ou bateria mais leve e barata).
Esse artigo ( http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2118 ) mostra como calcular a eficiencia e as cts de motores. Não é exatamente o q vc quer mas um começo.
A primeira coisa que vc tem q descobrir é como seu aviao voa melhor. Como o Gustavo recomendou, a melhor coisa é perguntar para alguem que já tenha um. Veja a hélice e rpm que está o sistema do 'amigo'.
Com isso vc sabe mais ou menos a potencia no eixo do motor.
Qualquer motor de tamanho mais ou menos próximo ao do amigo, consegue a mesma potencia no eixo. Basta você acertar a reducao que basicamente compensa o Kv diferente. As vezes a reducao ideal é 1:1, e é quando se usa direct drive.
Agora, o segredo nao é apenas a potencia no eixo e sim a eficiencia do sistema. Por isso que enrolamos nossos motores. Maior eficiencia, maior tempo de voo (ou bateria mais leve e barata).
Esse artigo ( http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2118 ) mostra como calcular a eficiencia e as cts de motores. Não é exatamente o q vc quer mas um começo.