Aqui jaz Frank-B

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:Se demorar muito para haver uma seqüência de sinais válida ele começa a enviar para as saídas uma seqüência pré-programada, geralmente no momento de ligar é memorizada a posição dos comandos e esta é a programação válida para os comandos no caso de perda de sinal.

No Berg*6 pra voce programar a posicao que vai ser comandada em caso de perda de sinal tem que usar um jumper nos pinos de um dos canais.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:Se demorar muito para haver uma seqüência de sinais válida ele começa a enviar para as saídas uma seqüência pré-programada, geralmente no momento de ligar é memorizada a posição dos comandos e esta é a programação válida para os comandos no caso de perda de sinal.

No Berg*6 pra voce programar a posicao que vai ser comandada em caso de perda de sinal tem que usar um jumper nos pinos de um dos canais.


Interessante... E a programação vale mesmo que desligue neste caso, né???

Curiosamente tive um failsafe na lista da lojinha por muito tempo e ninguém nunca comprou. Costumava voar sempre com um, mas adquiri o péssimo hábito de vender as peças que estao no avião do dia... e fiquei sem nenhum.

Vou fazer outro, os problemas recorrentes de interferëncia que tenho enfrentado não me deixaram outra escolha.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:Interessante... E a programação vale mesmo que desligue neste caso, né???

Claro... fica gravado em cartoes perfurados e toda vez que voce liga o rx ele faz a leitura com a Leitora de Cartoes Perfurados Portatil Berg (tm) que pra ser bem funcional é bivolt 110/220V. :roll:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:Interessante... E a programação vale mesmo que desligue neste caso, né???

Claro... fica gravado em cartoes perfurados e toda vez que voce liga o rx ele faz a leitura com a Leitora de Cartoes Perfurados Portatil Berg (tm) que pra ser bem funcional é bivolt 110/220V. :roll:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Já ouviu falar em E2PROM e FLASH?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

alexcmag escreveu:O DSP dos Berg atua nesta etapa, em vez de um circuito burro ele analiza a forma da onda transmitida pelo seu transmissor específico (que varia para cada transmissor devido a detalhes mínimos de tolerância e calibração) e ignora o comando se não for este formato. Isto o Berg*5 tem.

No caso de ele ignorar o comando, o que acontece?
Os servos ficam parados até que ele entenda uma sequencia como valida?

alexcmag escreveu:1) Bateria do transmissor descarregada

Estava ok, pelo menos é o que o diplay marcava.
Me lembro que na hora em que eu desliguei o tx, logo depois de encontrar o modelo, a tensão era de 10,2v

alexcmag escreveu:2) Bateria do receptor descarregada

A bateria do rx (4x300mAh minamoto)foi carregada ontem (dia anterior à tragédia), e ficou pelo menos umas 4 horas o tricle charge depois da carga rápida (aprox 300mA).
Acho improvavel que ele descarregaria em tão pouco tempo...

alexcmag escreveu:3) Forte interferência causada por outro transmissor na mesma freqüência

Se foi isso, o cara era bom, quer dizer, ele sabia fazer um parafuso muito bem feito, mas o pouso dele deixou um pouco a desejar :cry:

alexcmag escreveu:4) Forte interferência causada por sinais muito fortes (tipo transmissoras de TV, rádio, etc.) que mesmo em outra freqüência ainda tenham energia para interferir na faixa de 72Mhz.

Uns amigos meus da facualdade de História (vizinha da praça do relógio) tem uma rádio pirata operando em 106,7Mhz. Não tenho certeza, mas acho que a potencia do transmissor é maior que 1kW...
A um tempo atraz eles estavam falando em colocar uma antena no telhado da faculdade. Ha muito tem não falo com eles, mas se essa antena já está lá, ela certamente não estaria a mais de 350m do meu modelo :roll: Eu não tinha pensado nisso... :wink:

alexcmag escreveu:5) Passar por dentro de um link de microondas e sobrecarregar o circuito do receptor (parece improvável mas já aconteceu comigo).
4) Passar por um link de microondas

Acho que isso já aconteceu com o Régis uma vez, e foi lá na USP mesmo...

Resumindo, a USP é um ótimo lugar pra se voar, principalmente a praça do relógio :wink:
Podemos organizar um encontro lá qualquer dia, vcs vão adorar... :lol:
Tô rindo pra não chorar... :cry:
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

gustabmo escreveu:O rx tá inteiro? É o Berg? Faça uns testes com ele antes de por pra voar de novo!


Acabei de testa-lo. Simplesmente não responde...
Acho que foi pro beleleu. Ficou prensado entre a bateira, que ficou aos pedaços; e os servos (um deles quebrou a caixa até mas estão funcionando)
Vou pedir o alexmagico dar uma olhada....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

andreyamin escreveu:
alexcmag escreveu:O DSP dos Berg atua nesta etapa, em vez de um circuito burro ele analiza a forma da onda transmitida pelo seu transmissor específico (que varia para cada transmissor devido a detalhes mínimos de tolerância e calibração) e ignora o comando se não for este formato. Isto o Berg*5 tem.

No caso de ele ignorar o comando, o que acontece?
Os servos ficam parados até que ele entenda uma sequencia como valida?

Na falta de pulso válido os servos ficam parados onde estão (sem fazer força, como se estivessem desligados) e os ESCs desligam.
alexcmag escreveu:1) Bateria do transmissor descarregada

Estava ok, pelo menos é o que o diplay marcava.
Me lembro que na hora em que eu desliguei o tx, logo depois de encontrar o modelo, a tensão era de 10,2v

10,2V está ótimo, seria perigoso abaixo de 7V.

alexcmag escreveu:2) Bateria do receptor descarregada

A bateria do rx (4x300mAh minamoto)foi carregada ontem (dia anterior à tragédia), e ficou pelo menos umas 4 horas o tricle charge depois da carga rápida (aprox 300mA).
Acho improvavel que ele descarregaria em tão pouco tempo...

Voei com bateria de 40mAh carregada na véspera e durou mais de 20 minutos, a sua devia estar legal mesmo.
alexcmag escreveu:3) Forte interferência causada por outro transmissor na mesma freqüência

Se foi isso, o cara era bom, quer dizer, ele sabia fazer um parafuso muito bem feito, mas o pouso dele deixou um pouco a desejar :cry:

No caso do BERG, no máximo anularia os comandos na posição em que estivessem, não causaria comandos mais fortes.
alexcmag escreveu:4) Forte interferência causada por sinais muito fortes (tipo transmissoras de TV, rádio, etc.) que mesmo em outra freqüência ainda tenham energia para interferir na faixa de 72Mhz.

Uns amigos meus da facualdade de História (vizinha da praça do relógio) tem uma rádio pirata operando em 106,7Mhz. Não tenho certeza, mas acho que a potencia do transmissor é maior que 1kW...
A um tempo atraz eles estavam falando em colocar uma antena no telhado da faculdade. Ha muito tem não falo com eles, mas se essa antena já está lá, ela certamente não estaria a mais de 350m do meu modelo :roll: Eu não tinha pensado nisso... :wink:

Rádio pirata é uma fonte poderosa de RF em todas as freqüências entre 0 e umas 4 a 8 vezes a freqüência dela... A potência do transmissor é no mínimo 1600 vezes maior que o seu e a geralmente o circuito deixa vazar freqüências diferentes em alta potência. Lembro quando ia no Morro da Cruz em Florianópolis, tem uma transmissora lá, no final da subida se estivesse escutando fita ou cd no carro o sinal da transmissora se sobrepunha. Acho que se ligasse uma antena num alto-falante sem circuito nenhum daria para escutar.

Para o rádio isto equivale a você tentar conversar baixo com alguém do lado de um caminhão ligado, não adianta você entender muito bem e conhecer a voz da pessoa, o ruído é tão grande que você não consegue identificar a voz.

alexcmag escreveu:5) Passar por dentro de um link de microondas e sobrecarregar o circuito do receptor (parece improvável mas já aconteceu comigo).
4) Passar por um link de microondas

Acho que isso já aconteceu com o Régis uma vez, e foi lá na USP mesmo...

Resumindo, a USP é um ótimo lugar pra se voar, principalmente a praça do relógio :wink:
Podemos organizar um encontro lá qualquer dia, vcs vão adorar... :lol:
Tô rindo pra não chorar... :cry:
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Sinto pelo seu modelo André. Era aquele muitissimo bem construido que você me mostrou sábado passado?

Tivemos alguma interferência hoje pela manhã na USP. O meu modelo estava com o meu melhor receptor full que nunca, até hoje, tinha dado o menor problema. Felizmente interrompi os vôos e nada aconteceu.

Bela explicação, Alex. Até eu que sou bem fraco nesse assunto entrendi tudo.
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Omar Grassetti escreveu:Sinto pelo seu modelo André. Era aquele muitissimo bem construido que você me mostrou sábado passado?


Esse mesmo... :cry:
Responder