Para todos iniciantes livro sobre aeromodelismo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
rafabreu
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Jun 08, 2007 4:58 pm
Localização: sete lagoas, mg

Mensagem por rafabreu »

olá para todos. Já percebi o quão sério é este trabalho e, talvez por isso, muitos me achem louco ou sem o que fazer. É que moro perto de um clube de aeromodelismo e todo santo e belo dia me deparo com uma maravilha dessa que voa e deixa a quem assiste o espetáculo pasmo perante tanta delicadeza... matemática,física que nele há escondido. Já vi de variados modelos, avioezinhos, helicópteros e até mesmo um jatinho o qual todo mundo para pra olhar.

Maravilha seria se no Brasil todos tivessem a oportunidade de não apenas admirar. Imagine a cultura, o prazer em poucos minutos de sonho nas alturas! Pois é... pena que não é assim. A desigualdade existe, e eu sou apenas um dos que olham, embora não me canse, a alegria de vê-los passar... logo passa, e vem a vontade hehe...

Mas deixando de lado a parte triste... quem sabe algum dia, com a graça do bom Deus, me forme no ITA ou em um curso de engenharia mecânica de uma federal para fabrica-los eu mesmo? É esse meu sonho... será que alguém aí pode ajudar um adolescente de 16 anos com peças velhas ou mesmo livros que estão "encostados"???
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Baixe o livro e imprima, Rafa, é um bom começo..
rafabreu
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Jun 08, 2007 4:58 pm
Localização: sete lagoas, mg

resposta

Mensagem por rafabreu »

Claudio, muito obrigado pela dica, certamente será de grande valia!
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Sobre outros materiais...

Mensagem por Robert »

Boa tarde a todos do e-voo,
Este é meu 1o post e estou muito feliz em fazer parte do fórum.
Sempre gostei de aeromodelismo mas antes era algo impensável para mim. Já montei alguns autos antigamente, ficaram bons mas devido aos estudos e trabalho tive que parar. Agora estou retornando com aero, iniciando pelos elétricos.

Eu gostaria de saber se existem algum outro material on-line (pdf, site, etc) que vem com as equações e teorias sobre o vôo. Como as que o membro Alexandre usou para montar o software que tem ajudado nos projetos de muita gente por aqui. Gostaria muito de estudar sobre isto. O livro deste post ajudou muito e, apesar de já ter lido, estou sempre relendo em busca de mais e mais informações.

Por falar no Alexandre, quero muito parabenizá-lo pois foi através do seu post sobre o Cessna 400 (que é um StarLite modificado) que resolvi bancar a idéia de voltar a construir modelos. Brevemente vou postar fotos do meu StarLite (com algumas ligeiras modificações também do posto de vista estrutural e não estético).

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

No arquivo do Excel de perfis alares tem la as medidas mas eu n achei o q q elas significam...
Avatar do usuário
roizidoro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 20, 2008 2:44 am
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por roizidoro »

Com certeza vou ler, para um iniciante como eu sempre é um aditivo a mais para iniciar no hobby, já que pelo que andei vendo o pessoal voando, não e nada simples rsrsrsr

Mto obrigado a todos que deram atenção aos meus post e futuros !!!

Abraços
Rodrigo
Andy Tavares
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jan 24, 2011 9:26 pm

Mensagem por Andy Tavares »

Otima dica, vou ler
Liberdade tem um preço alto! tudo bem..... eu pago parcelado.
celiosantos
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Ago 24, 2011 9:53 pm
Localização: sao paulo-sp

Mensagem por celiosantos »

Ola pessoal...
algem pode me ajudar a reenrrolar um motor de dikt de cd-rom?
Pois estou tentando fzer um gerador de energia com um desses motor ( diskt de cd-rom)...sera q é possivel? Se for o caso, me passem algum esquema para esse projeto!
grato.
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

é possivel comprar este livro em aguma livraria?

vlw
thales dias
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:47 pm
Localização: livramento bahia

Mensagem por thales dias »

ola eu estou querendo montar um aero de 2.5mts de envergadura queria saber se um motor de 750 kv consegue puxar e quandor quilos ele puxa ?
Responder