Ângulo do Motor

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Ângulo do Motor

Mensagem por lucas.sjc »

Estou convertendo um Bird of Time para motoplanador, gostaria de saber a angulação certa para a instalação do motor???

Sei que nos aeros comuns, são mais ou menos de 2 à 3 graus para o lado direito... más nos planadores sei que tem um angulo para baixo???

Por favor alguem pode me ajudar????

Lucas - SJC
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

É a mesma coisa que nos aviões 2 a 3 graus para direita e 2 a 3 graus para baixo.


abs
Cesar-SP
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

[quote:2909632abb="Cesar-SP"]É a mesma coisa que nos aviões 2 a 3 graus para direita e 2 a 3 graus para baixo.


abs
Cesar-SP[/quote:2909632abb]

Desculpa a pergunta básica, mas isso funciona mesmo? Tem mesmo uma grande mudança no vôo?

Nunca usei ângulo nenhum nos meus aviões e estão voando normalmente. :)

Valeu!!!

Beto
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
amadeu ribeiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 11:22 am
Localização: sao paulo

Bird of Time

Mensagem por amadeu ribeiro »

Lucas, vejo que você é louco como eu.
Acontece que também estou construindo um Bird of Time (não eu, mas um excelente construtor aqui de sp).
Sei que a maioria dos planadoristas é contra isso, e acho até que estão certos, mas resolvi inovar depois de ter assistido um vídeo, que coloquei no Youtube pra vc e pra galera também acessar.
Aliás, como diz o ditado, "já que tá no inferno abraça o capeta", resolvi colocar ailerons nele como no projeto.
Trata-se de um projeto caro, mas preferi copiar porque parece que deu certo.
Segue a lista:

AXI2820-12 (370,00 hobbydelivery)
esc jet 40 advance (405,00 hobbydelibery)
bateria e spinner, hélice folding CAM 12x6 (+/- 800,00 hobby-lobby)
4 servos bons, receptor, etc

A asa não terá o diedro original, será mais reta e reforçada, por isso ele ficará muito rápido, confira no vídeo.

Estou tirando fotos e logo mais abrirei um post pra galera opinar a vontade. Segue o link e boa sorte no seu projeto.


www.youtube.com/watch?v=1EnCZhxVHcU
Anexos
107167.jpeg
107167.jpeg (24.09 KiB) Exibido 15352 vezes
birdoftime5.jpg
birdoftime5.jpg (23.37 KiB) Exibido 15352 vezes
Se vc pica o planador ele desce. Se vc cabra ele também desce...
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Mensagem por lucas.sjc »

Fala Amadeu... Beleza, muito legal seu planador.... o meu já esta montado, só estou motorizando, pois é ruim ficar sempre dependendo dos outros para rebocar ou algo assim....

Ficou muito bom a adaptação do ailerons... essa vai ser a próxima mudança no meu Bird...

Ate, bons voos...
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

[quote:d2bca50703="betodebem"][quote:d2bca50703="Cesar-SP"]É a mesma coisa que nos aviões 2 a 3 graus para direita e 2 a 3 graus para baixo.


abs
Cesar-SP[/quote:d2bca50703]

Desculpa a pergunta básica, mas isso funciona mesmo? Tem mesmo uma grande mudança no vôo?

Nunca usei ângulo nenhum nos meus aviões e estão voando normalmente. :)

Valeu!!!

Beto[/quote:d2bca50703]

A diferença Beto é que se voce vier em voo nivelado e der aceleração total o modelo não vai ter tendencia de cabrar, principalmente na decolagem fica horrivel o modelo que voce acelera e ele sai cabrando com tudo e com a asa querendo tocar o chão, isto é falta de incidencia do motor.

abs
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
amadeu ribeiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 11:22 am
Localização: sao paulo

Bird

Mensagem por amadeu ribeiro »

Então, essas ainda não são as fotos do meu planador, são de um ARF que eles vendem no site www.espritmodel.com. Mas postarei logo, abs
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

[quote:575926ef9c="Cesar-SP"][quote:575926ef9c="betodebem"][quote:575926ef9c="Cesar-SP"]É a mesma coisa que nos aviões 2 a 3 graus para direita e 2 a 3 graus para baixo.


abs
Cesar-SP[/quote:575926ef9c]

Desculpa a pergunta básica, mas isso funciona mesmo? Tem mesmo uma grande mudança no vôo?

Nunca usei ângulo nenhum nos meus aviões e estão voando normalmente. :)

Valeu!!!

Beto[/quote:575926ef9c]

A diferença Beto é que se voce vier em voo nivelado e der aceleração total o modelo não vai ter tendencia de cabrar, principalmente na decolagem fica horrivel o modelo que voce acelera e ele sai cabrando com tudo e com a asa querendo tocar o chão, isto é falta de incidencia do motor.

abs[/quote:575926ef9c]

Valeu Cesar, bom saber disso, eu pensava que as cabradas eram um comportamento normal do avião com todo o motor, por causa do aumento da velocidade...

Vou fazer uns testes nos meus aviões agora!!! :D

Abraços,

Beto
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Pode notar que o avião fica mais na mão ,com o motor com o angulo correto sem tendencias.

abs
Cesar-SP
Avatar do usuário
jonatanz
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Abr 14, 2009 10:09 am
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por jonatanz »

Desculpem ressuscitar o tópico, mas eu estou lendo as mensagens sobre isso e ainda não tirei a minha dúvida básica.

Estou montando um extra com 1,1m de envergadura em deprom.. o peso dele não vai passar de 600g. Percebi que avioes maiores e mais pesados (geralmente glow) todos utilizam angulos no motor, mas já vi vários aviões pequendos (de isopor ou depron) sem nenhum ângulo.

Minha dúvida é: Para aviões leves, devemos usar angulo no motor também? ou isso é válido apenas para aviões maiores?

Obrigado a todos.
Responder