Meu Stukinhazinho

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Meu Stukinhazinho

Mensagem por Edgard »

Estou começando a montar o Stuka de 41cm de envergadura.

Eu ia fazer com servos, mas estou brigando com o Marco Antonio pra ele me fazer uns atuadores e o bichinho poder ser um micro modelo.

A intenção é.
Motor- GWS EDP-50XC
Hélice- 3x2
1 atuador para aileron (ou servo de 3,6g)
1 atuador para profundor (ou servo de 3,6g)
1 Sistema RFMA2 (ou R4PII)

Com o sistema do Marco fica bem mais leva, mas vamos ver.
Tô aceitando palpites e sugestões (úteis)
Vou colocando fotos do andamento da construção.
Anexos
Mvc-007e.jpg
Mvc-007e.jpg (8.15 KiB) Exibido 6448 vezes
Mvc-002e.jpg
Mvc-002e.jpg (9.69 KiB) Exibido 6448 vezes
Mvc-001e.jpg
Mvc-001e.jpg (9.17 KiB) Exibido 6448 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vai ter que ser com atuador linear mesmo...... precisa de mais força, vc pode esperar um mes????????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Muito bom Edgard. Você foi rápido no gatilho. Esse eu quero ver voando.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

O esqueleto da fuselagem tá pronto, estou caminhando.

Omar, na hora de empapelar eu vou te pentelhar. :wink:

Comprei umas coisas pra por nele e vou esperar chegar pra saber os tamanhos exatos. (bat. 250mha, servo 3,6g) e poder configurar a instalação.

Hoje começo a brincar com o grupo de cauda e a asa.

Ah! o kit não é tão bom quanto eu achei que era, mas é que depois de um kit cortado a laser o resto fica meia-boca. :wink:
Anexos
Mvc-009e.jpg
Mvc-009e.jpg (9.1 KiB) Exibido 6360 vezes
Mvc-008e.jpg
Mvc-008e.jpg (9.31 KiB) Exibido 6360 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Edgard, pode contar comigo.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Em um papo com o Omar, ele me sugeriu colocar apenas acelerador e leme, com isso vou tirar um bom peso do bichinho e faço as funções do profundor no acelerador.

É claro que ele não fará manobras radicais, terá que ficar em vôos mais tranqüilos, mas acho que vale a pena experimentar.

Como estou com 4 kits de modelos com tamanhos parecidos vou fazer cada um com uma característica de controles e vamos ver qual fica melhor.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Digard... ta ficando bunitinho heim :D

parabéns!!!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

A construção está meio lenta porque eu fico pensando mais tempo que construindo.

Como estou com dúvidas sobre os eletrônicos ficou um tempão parado olhando pra planta, antes de por a mão na massa.

Mas ontem saiu mais um pedacinho, o grupo de cauda, que está preparado para receber os horns e caso não use é só fixá-los.
Anexos
Mvc-011f.jpg
Mvc-011f.jpg (42.33 KiB) Exibido 5825 vezes
Mvc-010e.jpg
Mvc-010e.jpg (11.69 KiB) Exibido 6220 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Legal Edgard, é sempre bom experimentar e quebrar paradigmas, modelo só com comando de leme funciona muito bem e eu digo isso por experiência própria.

A única limitação é que ele deve voar com pouco vento. Mas qual é a graça de voar um modelinho assim numa ventaca, como uma barata tonta ziguezagueando e lutando para não lenhar no pouso. Outra coisa fundamental é que o modelo deve estar muito bem trimado, o que é uma vantagem porque trimar bem um modelo é uma arte quase esquecida e vale a pena ser exercitada. Para isso o ideal é fazer os primeiros vôos em um local com grama alta até se certificar de que a trimagem está ok.

No fim o modelo vai voar muito melhor por ter seu peso reduzido (modelo pequeno e pesado é uma péssima combinação), além da satisfação de ver que se tem domínio sobre o modelo sem ter de recorrer a mais um comando.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Estou preparando o bichinho pra qualquer versão.

Vou deixar pronto pra receber comandos de motor, leme, profundor e ailerom.
A idéia e montá-lo primeiro so com motor e leme e se não me der bem ativo o profundor e se necessário o ailerom.
Embora, por motivos de espaço e peso acho que devo acaber com motor, profundor e ailerom, como a idéia inicial, pois ele vai acabar ficando muito pesado pro tamanho.
Encomendei este motor ( http://www.aeromicro.com/Catalog/gws_ed ... 006018.htm ) e vou fazer uma redução pra ele, acho que ganho no peso e deve dar um vôo mais escala.

Bom, ontem saiu mais um pedaço.
Anexos
Mvc-012e.jpg
Mvc-012e.jpg (9.41 KiB) Exibido 6180 vezes
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Responder