Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Opa ....muito bom o video tirou minhas duvidas. Acontece que o Kit da AMB é uma jóia de corte, estava cheio de dedos para não estragar então peguei outros tipos de isopor e fiz uns testes pra quando for fazer na original não correr o risco de estragar, A vareta que veio tem menos um pouco que 2 mm,então aproveitando que ambgoldem está na escuta pergunto: devo colocar varetas uma de cada lado? numa posição mais ou menos 1/3 da corda da asa ? ou apenas onde já tem o sulco.
O filme foi elucidativo porque eu ia emendar primeiro a asa para depois colocar a vareta se bem que na minha opinião da na mesma
Avatar do usuário
amb_golden
membro
Mensagens: 522
Registrado em: Qui Ago 11, 2005 12:26 am
Localização: Ituverava - SP
Contato:

Mensagem por amb_golden »

[quote:2a5877d5db="Tropsoide"]Opa ....muito bom o video tirou minhas duvidas. Acontece que o Kit da AMB é uma jóia de corte, estava cheio de dedos para não estragar então peguei outros tipos de isopor e fiz uns testes pra quando for fazer na original não correr o risco de estragar, A vareta que veio tem menos um pouco que 2 mm,então aproveitando que ambgoldem está na escuta pergunto: devo colocar varetas uma de cada lado? numa posição mais ou menos 1/3 da corda da asa ? ou apenas onde já tem o sulco.
O filme foi elucidativo porque eu ia emendar primeiro a asa para depois colocar a vareta se bem que na minha opinião da na mesma[/quote:2a5877d5db]

Isso mesmo, deve se colocar uma em cima e outra em baixo. Apesar de eu ter feito o vídeo com meia asa o correto é colocar a longaria após unir as duas asas com epoxi, Abç.
«:::Alexandre:::»
malbe
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Jul 30, 2006 5:51 pm
Localização: rj

Mensagem por malbe »

Ja conheco essa cola mas nunca utilizei em aeromodelismo. Ela realmente tem muitos atrativos, ja que sua base é agua, sujou o dedo basta lavar pra tirar com muita facilidade, alem de permitir que vc modele e se necessario, aplique lixa.

As asinhas que comprei vieram coladas com resina e para um acabamento mais refinado, ao longo de toda longarina foi usada fita que ajudou a manter a posicao da fibra de vidro e uniformidade na distribuicao da resina, ficando a superficie bem lisa.
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Luiz Antonio »

[quote:796b849712="Ericfly"]Uso longarinas de fibra de vidro em asas de isopor já por pelo menos 2 anos.
Geralmente colava com epoxi ou cola quente. Com cola quente é rápido e fácil de aplicar, além de ser fácil alisar com uma régua de aço, enquanto ainda está quente. Mas com o tempo voce descobre dois problemas: Descola facilmente, ou seja, depois de algumas horas de vôo as longarinas simplesmente descolam e ficam deslizando livremente sobre a cola, e a asa fica mole, literalmente. Isto nao é muito legal de descobrir quando se está voando... :? :? :?
O outro inconveniente é que é bem pesado... Mais do que se imagina.
O epóxi geralmente nao descola com o tempo, mas tem outras questoes:
1 - é mais difícil de aplicar sem sujar as maos, melecar a asa ou nao passar direito, colando mal.
2 - é caro
3 - se voce quiser usar ele para preencher espaços, o que no caso das longarinas é muito importante, senao nao segura direito no isopor e ele se quebra ao lado da cola, além de acabar custando caro vai ficar beeem pesado.

Nos EUA costumam usar "Gorilla Glue", uma espécie de cola de poliuretano que não é daqueles sprays de espuma, mas ele sofre expansão em contato com umidade. Dizem que é muito bom, pois ao se expandir ele acaba penetrando profundamente no isopor, como que criando raízes, e então a longarina fica muito bem colada mesmo, como que sendo parte da asa. Eu nunca encontrei cola semelhante a esta no BR. Já encontrei até cola de poliuretano (parece uma cola de silicone, mas nao é, vende em tubo daqueles parecidos com os de silicone, no Leroy Merlin), mas nao tem nada a ver com a "Gorilla Glue". Se alguém conhece um semelhante nacional, por favor me diga! Ah, nao sei se a Gorilla Glue corrói o EPS que usamos, pois lá eles usam no EPP, que tem características diferentes (aguenta o Goop, por exemplo, que ataca o nosso EPS. Quem quiser comprar Goop no BR, nao tem, mas nas casas de aero tem o Zap-a-dap-a-Goo, que é a mesma coisa)

Bem, chega de enrolação. Encontrei um produto muito legal para colar as tais longarinas, sem cheiro nem frescuras, e ainda é fácil de aplicar e bom preenchedor de espaços. Antigamente chamava-se "Prá quê prego?", agora chama-se "Não mais pregos", mas é a mesma coisa, da Pattex. Uma bisnaga de 85g dá para "longarinar" em cima e embaixo umas 3 ou 4 asas e custa uns 8 a 11 reais, dependendo do lugar.
segue anexo uma foto.
Tenho usado e realmente cola muito fortemente a longarina de fibra, mesmo lisa, sem lixar antes para aumentar o agarre.

Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto deste tópico, por favor poste!

Eric[/quote:796b849712]

Ericfly
Essa cola utilizo em meu trabalho, mas ela demora muito para secar, a cura leva bastante tempo. Vc tem utilizado esta cola?..o que achou?..substitui a cola epox ?
abs
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Eu faço como o Alexandre... na verdade foi ele quem me ensinou quando comprei o Cessna dele...

Realmente não achei nenhum jeito mais fácil e barato que esse...
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Bom dia Erick,
a cola que estas procurando é cola pu mono-componente eu recebi dois tubos a ainda tenho um mas já deve estar vencido, mas tem aqui no Brasil um pessoal fabricando uma cola pu bi-componente que usei e é muito boa para isto, seca em 3 horas custava 44 reais dois litros com o catalizador, se quiseres posso encomendar e te passar um litro, para chapear asas é a melhor que usei, até melhor do que a epóxi, leve e cola muito bem, no processo de enraizar na madeira e no isopor.
Pessoal ao colocarmos as varetas na asa, quanto maior a distância entre elas maior sera a resistencia, procurem colar de maneira que esconda a vareta com o minimo de afundamento.


abraços motta.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

[quote="amb_goldenFiz um video colocando uma, veja:

http://www.youtube.com/v/LNnEjjIBsZ8[/quote]


Ótima explicação Alexandre,


Você pode dar mais referências sobre essa cola ??

E se após " afundar a fibra de vidro no isopor ele "fecha" o rasgo por onde passou a mesma ???
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Ericfly »

[quote:bef60d6c4a="Luiz Antonio"]
Ericfly
Essa cola utilizo em meu trabalho, mas ela demora muito para secar, a cura leva bastante tempo. Vc tem utilizado esta cola?..o que achou?..substitui a cola epox ?
abs[/quote:bef60d6c4a]

Ola Luiz, para algumas aplicacoes, principalmente com isopor, substitui sim o epoxi. apenas lembre q esta cola perde volume ao secar, a epoxi não (ja q não seca, reage apenas).
Demora mesmo, acho q algumas horas, mas sempre deixo secar de um dia para o outro.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:3c2fd63053="Ericfly"]Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric[/quote:3c2fd63053]

ok , já mandei por privado só não sei se o fabricante ainda esta fabricando este tipo de cola,eu teria que ter mandado a que tenho aqui para ele verificar que componentes usava para fabricar uma similar, derrepente eu mando para ti se acharmos ele e entregas para ele tentar copiar esta mono componente já que a dele é bi.

abraços motta
Responder