Cauda em "V"
- Roberto M Besser
- membro
- Mensagens: 326
- Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
- Localização: São Paulo, SP
Cauda em "V"
E aee pessoal !
Para desespero de vcs, estou voltado pro aero, auto é muito bom mas precisa ter nascido em berço de ouro pra manter aquilo, afe !!
Já estou com um aero glow, um Águia 40 com OS46SF pipado e um rádio JR MAX66 PCM. Vou aprontar uns planadores e umas Zagis...
Prigunto, qual a vantagem, desvantagem ou a diferença da cauda em "V" para a cauda convencional? Gera menos arrasto?
[]´s
Para desespero de vcs, estou voltado pro aero, auto é muito bom mas precisa ter nascido em berço de ouro pra manter aquilo, afe !!
Já estou com um aero glow, um Águia 40 com OS46SF pipado e um rádio JR MAX66 PCM. Vou aprontar uns planadores e umas Zagis...
Prigunto, qual a vantagem, desvantagem ou a diferença da cauda em "V" para a cauda convencional? Gera menos arrasto?
[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Das aftazarden und sovakozfeden!
- Edgard
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 8230
- Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
- Localização: São Paulo - SP 55
Muito bom tê-lo de volta.
A cauda em V tem uma serie de vantagens,
- Sofre menos turbulência da asa,
- Faz a construção da cauda mais leve que a convencional,
- Tem menos tendência de danos no pouso no mato (ou lugares assim)
Acho que a única desvantagem é que tem que ter mixer.
Meu próximo planador terá cauda em V
A cauda em V tem uma serie de vantagens,
- Sofre menos turbulência da asa,
- Faz a construção da cauda mais leve que a convencional,
- Tem menos tendência de danos no pouso no mato (ou lugares assim)
Acho que a única desvantagem é que tem que ter mixer.
Meu próximo planador terá cauda em V
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
- Roberto M Besser
- membro
- Mensagens: 326
- Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
- Localização: São Paulo, SP
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Eu acrescentaria mais duas desvantagens da cauda em V, mas nada que atrapalhe muito na prática:
1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada (resolvi isto fazendo cauda em A )
2) Se deixar o ângulo muito grande fica com muito efeito de profundor, muito pequeno fica com muito efeito de leme, isto pode ser facilmente resolvido ajustando o ângulo ou usando dual-rate no canal que estiver com excesso de comando, ou ajustando o dedo pra não abusar nos comandos
1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada (resolvi isto fazendo cauda em A )
2) Se deixar o ângulo muito grande fica com muito efeito de profundor, muito pequeno fica com muito efeito de leme, isto pode ser facilmente resolvido ajustando o ângulo ou usando dual-rate no canal que estiver com excesso de comando, ou ajustando o dedo pra não abusar nos comandos
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
gustabmo escreveu:alexcmag escreveu:1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada
Esse torque é insignificante dado o pouco "braço" do torque, e lembre-se que leme de cauda convencional tem o mesmo efeito!
Sim, concordo que o torque é insignificante, por isto que escrevi que atrapalha pouco na prática.
As caudas em A aparentemente acabam gerando o efeito contrário e fazendo uma curva mais coordenada, mas também é muito difícil perceber.
A cauda convencional tem efeito um pouco menor porque geralmente a área de leme é menor que a área das superfícies do V, acho que só em alguns acrobáticos já ouvi alguém reclamar de dar leme para um lado (sem mover o aileron) e o modelo girar pro outro.
Mas qualquer ângulozinho mínimo de diedro ou uma asa um pouco maior já faz o modelo virar pro lado certo independente deste torque.
Mas concordo, cauda em V é legal, e gosto muito de fugir do comum. E faço mixer de montão pros meus modelinhos...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1993
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Omar Grassetti escreveu:Gustavo, também acho lindo, vai ver que é por isso que eu gosto de ver aquele seu planador voando.
A cauda do Stradivarius também é linda.
Aliás, este papo de achar a cauda dos outros linda tá ficando meio estranho, melhor parar por aí.
Besser, faça a cauda em V mesmo, se precisar de mixer fale comigo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
-
- membro
- Mensagens: 859
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Angulo
Eu sempre coloco um angulo de 110° entre as semi asas da cauda em V, acho é o angulo onde se tem o melhor compromisso estab/leme.