Motor PM101TR (conhecido como 400BR)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Ai eu ligo ele no positivo e no negativo e o negativo na lata do motor, como eu ouvi falar?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Bruno____ escreveu:Ai eu ligo ele no positivo e no negativo e o negativo na lata do motor, como eu ouvi falar?


Eu uso apenas um capacitor entre os polos do motor e resolve o problema, soldar na lata é mais complicado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
biplano
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 7:23 pm

Algumas perguntas

Mensagem por biplano »

400BR - perguntas

Para ligar o motor 400BR, é necessário soldar nos pólos algum tipo de conector, algum em específico?

Minha idéia é transferir toda a parte eletrônica para outros modelos que vou construindo ou voltar para os antigos modelos à escolha, portanto aí está a importância de se ter conectores (plugues).

alexcmag escreveu:Não é resistência, é um capacitor cerâmico de 100nF. É para tirar ruído sim.


Este capacitor é realmente necessário? Ou seria no caso de se voar em lugares com alta interferência? (caso de voar na cidade de São Paulo que apresenta todo tipo de interferência)
Hail to the Sky!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Algumas perguntas

Mensagem por gustabmo »

biplano escreveu:Para ligar o motor 400BR, é necessário soldar nos pólos algum tipo de conector, algum em específico?

Voce pode soldar os fios do ESC direto no motor, mas daí fica dificil de desmontar por isso é mais pratico usar um conector.

Qualquer um que aguente a corrente que ele consome (max uns 12A).

Este capacitor é realmente necessário?

É necessario.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O capacitor é para não deixar a interferência do próprio motor atrapalhar o receptor.

Já ligou um liquidificador perto de uma tv com antena interna??? É a mesma coisa...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fbortolan45
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Fev 06, 2005 5:25 am
Localização: Sao José dos Pinhais - PR

Mensagem por fbortolan45 »

Quanto custaria um motor desses com uma bateria que desse pra voar uns 8 minutos?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

fbortolan45 escreveu:Quanto custaria um motor desses com uma bateria que desse pra voar uns 8 minutos?


Motor: 11 reais
Bateria: 70 reais (pode-se conseguir por menos se fechar um pedido de 200 e pagar 45 cada pack na STA).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fbortolan45
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Fev 06, 2005 5:25 am
Localização: Sao José dos Pinhais - PR

Mensagem por fbortolan45 »

Se as baterias que sao usadas sao compostas por pilhas ai vai minha duvida: Eu tenho 4 pilhas NiMh de 1950 mAh cada, se der para utilizar elas, quantas eu vou ter que comprar a mais para ligar um motor desses?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

fbortolan45 escreveu:Se as baterias que sao usadas sao compostas por pilhas ai vai minha duvida: Eu tenho 4 pilhas NiMh de 1950 mAh cada, se der para utilizar elas, quantas eu vou ter que comprar a mais para ligar um motor desses?


Na verdade estas pilhas não são de 1950mAh, praticamente todas as pilhas recarregáveis são falsificadas.

Suas 4 pilhas pesam cerca de 100g provavelmente, 20g a mais do que as baterias que costumo usar neste motor, por isto precisaria de mais 4 idênticas para obter força suficiente para compensar o grande peso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fbortolan45
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Fev 06, 2005 5:25 am
Localização: Sao José dos Pinhais - PR

Mensagem por fbortolan45 »

Eu tenho um radio de 2 canais, mas eu consigo um de 4 canais de um aeromodelo a combustao que caiu e destruiu, mas a minha duvida é o peso que ficaria com servos standard, eu ainda nao tenho um aeromodelo, estava pensando em fazer um, mas fiquei na duvida quanto ao peso com servos standard e as 8 pilhas nescessarias para aproveitar as minhas, existe uma possibilidade de construir um aeromodelo assim com esse motor?

Eu nao poderia colocar um resistor para alimentar o receptor também?

Eu estava vendo que pra mandar esse motor pra sao jose dos pinhais custaria 29 reais :(
Editado pela última vez por fbortolan45 em Sáb Mar 26, 2005 12:41 am, em um total de 1 vez.
Responder