Cauda em "V"

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Roberto M Besser
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Cauda em "V"

Mensagem por Roberto M Besser »

E aee pessoal !

Para desespero de vcs, estou voltado pro aero, auto é muito bom mas precisa ter nascido em berço de ouro pra manter aquilo, afe !!

Já estou com um aero glow, um Águia 40 com OS46SF pipado e um rádio JR MAX66 PCM. Vou aprontar uns planadores e umas Zagis... :)

Prigunto, qual a vantagem, desvantagem ou a diferença da cauda em "V" para a cauda convencional? Gera menos arrasto?

[]´s
Roberto Mota Besser
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Edgard
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Mensagem por Edgard »

Muito bom tê-lo de volta.

A cauda em V tem uma serie de vantagens,
- Sofre menos turbulência da asa,
- Faz a construção da cauda mais leve que a convencional,
- Tem menos tendência de danos no pouso no mato (ou lugares assim)

Acho que a única desvantagem é que tem que ter mixer.

Meu próximo planador terá cauda em V
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
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Roberto M Besser
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Mensagem por Roberto M Besser »

Valeu Edgard !

É que nesta semana ou na próxima irei levar meu Paraty para um amigo meu arrumar a cagada q e fiz e vou pedir para ele colocar a cauda em "V" mesmo.

[]´s
Roberto Mota Besser
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Eu acrescentaria mais duas desvantagens da cauda em V, mas nada que atrapalhe muito na prática:

1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada (resolvi isto fazendo cauda em A :P)

2) Se deixar o ângulo muito grande fica com muito efeito de profundor, muito pequeno fica com muito efeito de leme, isto pode ser facilmente resolvido ajustando o ângulo ou usando dual-rate no canal que estiver com excesso de comando, ou ajustando o dedo pra não abusar nos comandos
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada

Esse torque é insignificante dado o pouco "braço" do torque, e lembre-se que leme de cauda convencional tem o mesmo efeito!
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

O mais importante é: cauda em V é muito mais bonito! :wink:
Gustavo - São Paulo/SP
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada

Esse torque é insignificante dado o pouco "braço" do torque, e lembre-se que leme de cauda convencional tem o mesmo efeito!


Sim, concordo que o torque é insignificante, por isto que escrevi que atrapalha pouco na prática.

As caudas em A aparentemente acabam gerando o efeito contrário e fazendo uma curva mais coordenada, mas também é muito difícil perceber.

A cauda convencional tem efeito um pouco menor porque geralmente a área de leme é menor que a área das superfícies do V, acho que só em alguns acrobáticos já ouvi alguém reclamar de dar leme para um lado (sem mover o aileron) e o modelo girar pro outro.

Mas qualquer ângulozinho mínimo de diedro ou uma asa um pouco maior já faz o modelo virar pro lado certo independente deste torque.

Mas concordo, cauda em V é legal, e gosto muito de fugir do comum. E faço mixer de montão pros meus modelinhos... :P
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Omar Grassetti
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Mensagem por Omar Grassetti »

Gustavo, também acho lindo, vai ver que é por isso que eu gosto de ver aquele seu planador voando.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Omar Grassetti escreveu:Gustavo, também acho lindo, vai ver que é por isso que eu gosto de ver aquele seu planador voando.


A cauda do Stradivarius também é linda.

Aliás, este papo de achar a cauda dos outros linda tá ficando meio estranho, melhor parar por aí.

Besser, faça a cauda em V mesmo, se precisar de mixer fale comigo.
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a1a_terabyte
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Angulo

Mensagem por a1a_terabyte »

Eu sempre coloco um angulo de 110° entre as semi asas da cauda em V, acho é o angulo onde se tem o melhor compromisso estab/leme.
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