Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Eu testei esse motor com a 9x5 e 3S, fica forte demais em Shocks leves de até 200 gramas.

Como fica muito forte, fica mais difícil fazer o Torque Roll, pois a qualquer acelerada o avião sobe demais, fica muito arisco. O avião fica pulando que nem perereca viva na frigideira.
Com 3S aconselho usar 8x4 mesmo, dá certo até em Shocks um pouco mais pesados.

Se ficar com uns 180 gramas, utilize 2S de 460 mAh e 9x5, o avião fica muito dócil.

Ainda estou devendo as fotos, vou colocar em breve. Obrigado ao moderador por ter fixado o tópico.

Vamos gravar um vídeo do Shock Ikarus e do Shock montado, e colocarei no tópico também.

Gravaremos um vôo do Shock de precisão, vocês verão que o vôo lento dele é apaixonante.

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Fala Rodrigo,

Fiz um shock Yak 54 e estou com uma duvida na linkagem, quantos graus de atuação devo deixar nos comandos de aileron, leme e profundor?

Aero:

80cm de envergadura
Depron 3mm
F. de carbono asa
Todo feito com cola para isopor e f. microporosa

Setup:

Motor Hextronik (blue) original
Esc 10A
Receptor berg 4
3 Servos 4,3 gramas
Bateria 3s 460mAh 15c nova
Hélice 8x4 EP

Peso total 198 gramas

Como você postou acima, eu testei com uma 2s e hélice 9x5 e ele fica fraco e com um tempo de vôo muito curto, porêm essa batera já é bem usada.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

O tanto de atuação nos comandos muda muito com o estilo do piloto, e de vários outros fatores, como a utilização ou não de dual rate durante o vôo.

Eu deixo o Shock com bastante comando, 45 graus ou mais (!!!) e regulo no dual rate e no ATV do rádio se achar que ficou com muito comando.

É de [b:3075e90b52]extrema [/b:3075e90b52]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.

Os graus de atuação vão depender também do tipo de Horn que você utilizar, eu utilizo os micro Horns da Dubro ou da United Hobbies, como são muito pequenos, fica com bastante comando mesmo.

Deixe com 45 graus inicial, e com menos ângulo no dual rate, e teste voando!!!

Boa sorte!!!
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Estou usando pull pull nos comandos de leme e profundor, fica muito preciso e o peso de lincagem praticamente some, se houver alguma folga é culpa do servo.
Utilizei linha multifilamento de pesca, pelas características alcançadas indico para qualquer shock, para ligar nos horns fiz pequenos ganchinhos de arame.
Dá bastante trabalho pra regular, mas gostei muito do resultado.
Não vôo ainda 3D de precisão, mas com certeza dá certo, nisso dá pra tirar uns 2 ou 3g a mais.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

[/quote:960daf8fdd]

Retificando, depois de medir direito aqui, o depron que usei foi o de 3 e não o de 4mm.
O que contribuiu também na economia de peso foi deixar todos os fios os mais curtos possíveis, soldar o motor direto no speed, F.de carbono na asa, linkagens com f. vidro de 1.4mm, pouca fita adesiva na decoração e o mínimo possível de cola quente.
Ele também esta sem o trem de pouso.


[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]
É de [b:960daf8fdd]extrema [/b:960daf8fdd]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.
[/quote:960daf8fdd]

Por isso que é tão difícil fazer esse tal de torque, o Paulinho comentou comigo uma vez sobre o ajuste no exponencial, mas depois esqueci.
Quando tento fazer essa manobra ele fica muito critico, meu radio é o Futaba, vou fazer esse ajuste e regular também os graus e o dual rate melhor e depois post aqui os resultados.

Valeu Rodrigo!
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Mauri,

Boa sorte no torque Roll, aparece no Ibira quando tiver pra gente te ajudar no que for possível.

Cola quente? Sai!!! Xôôô! Sai pra lá cola-quente!!

Cola quente só pra prender o servo, e só uma gotinha já basta!!

Abraço!
Avatar do usuário
Eduardo Flaquer
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qui Out 20, 2005 3:11 pm
Localização: São Paulo

Shock

Mensagem por Eduardo Flaquer »

Caro Rodrigo:


Parabéns pela iniciativa e pelo seu tópico.

Excelentes, como todos os modelos que você monta !!!

Abraços,

Eduardo


P.S. - Ainda vou ter um destes...
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

xii ferrou.. to montando um shock e não tenho radio com duar rate, expoencial.. ou seja NADA
e pouco comando e dedinho leve, hehe
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[size=18:f20412ab3b][b:f20412ab3b]Terceira Maneira - Shock para vôo de precisão[/b:f20412ab3b][/size:f20412ab3b]

Shock pra todas as acrobacias, vôo lento e preciso

[color=darkblue:f20412ab3b]Dificuldade Média
Custo Alto
Shock muito fácil de voar, a beleza dele também vai depender dos seus dotes artísticos[/color:f20412ab3b]

Depois de construir o seu Shock, comprar os kits da Ikarus, e voar muito, você assistiu os vídeos do ETOC e decidiu montar um Shock pra vôo de precisão, a categoria F3P.

Embora tenha muito a ver com a categoria F3A, o vôo é bem diferente. Enquanto na F3A grande parte do vôo é feito em alta velocidade, na F3P o vôo tem que ser muito lento, pois o espaço para as manobras (geralmente uma quadra) é muito reduzido, e o vôo tem que ser lento para que se consiga realizar todas a manobras.

Para que o Shock de precisão tenha um vôo lento, são utilizados diversos freios aerodinâmicos, geradores de força lateral, e até geradores de força no dorso, copiados dos aviões de F3A. Esses freios geralmente são furos nos ailerons, pequenas chapas no final dos profundores, lemes e ailerons, e no caso dos biplanos, pode ser uma chapa com poucos furos entre as duas asas.

Os freios farão com que o Shock voe "com o freio de mão puxado", e não mergulhe muito rápido, facilitando as manobras.

Um comitê define as manobras do ETOC usando a simbologia ARESTI, e inclui algumas manobras que não existem na categoria F3A, como o torque roll. Veja uma explicação da ARESTI aqui:

http://www.geistware.com/rcmodeling/aerobatics/aresti.htm

Este ano, o ETOC contou com uma sequência realmente difícil, foi considerada a primeira sequência séria de F3P:

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=1210705

Há muitos modelos de Shock de F3P. Muitos preferem os Biplanos, por conta da menor carga alar e da ajuda dos dois ailerons pra poder virar mais, além de poder colocar um freio maior entre as duas asas.

Aqui há uma série de plantas de Shocks F3P que podem ser copiadas livremente:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=550372

Se nos Shocks comuns o peso é fundamental, nos Shocks de F3P é mais crucial ainda. Quanto mais leve, mais lento será o vôo, e mais fácil vai ser de fazer as manobras. É praticamente impossível fazer um Shock realmente F3P com o Depron nacional. Foi dito no tópico que o custo é alto, e a importação do Depron contribui para o custo elevado. Não tem jeito, pra montar um Shock desse tem que ser com o material de fora.

O Depron original é feito na Irlanda, mas várias lojas americanas importam as chapas de 3mm. A que eu comprei é:

www.rcfoam.com

Lá também vende a fibra de carbono, indispensável pra fazer o trem de pouso, linkagens e reforço das asa.

Após imprimir a planta, você pode cortar o depron na mão mesmo, ou pedir para que cortem a laser. Eu preferi cortar a laser, porque os furos dos freios são bem difíceis de fazer a mão. O Corte não custa caro, sai por cerca de R$ 10,00, e compensa muito pela precisão.

O motor a ser utilizado tem que ser muito leve. O que acho melhor é o motor AXI 2203/43, que custa $ 60,00 nos EUA. Mas há outras alternativas, como os novos motores da www.unitedhobbies.com, que pesam 17 gramas e custam apenas $ 12,00. Mas esses eu ainda não testei. Existem também motores leves da Hacker, mas só podem utiliza hélices de 7 polegadas, que eu acho um pouco pequenas.

O ESC pode ser o Phoenix 10 da Castle Creations, que é realmente leve.
OS melhores servos para F3P são os da Dymond, mas custam muito caro, estou testando os servos da UnitedHobbies de 5 gramas, acho que dão conta do recado e são muito baratos.

A bateria a ser utilizada deve ser uma de 300 mAh 2S, de preferência da Thunder Power, da serie Pro Lite.

O Receptor deve ser um Berg ou o receptor do DX7, pra quem tem sorte de ter esse ótimo rádio.

O esquema de montagem é o mesmo, cola de Isopor Polar, uma gota de cola quente pra prender os servos, e um pouquinho de Epoxy para o montante.

Até hoje só montei um modelo de Shock F3P, o Chanute, e o vôo dele é muito legal. Todos que viram querem um kit pra montar, vou ver se importo o Depron de novo e monto alguns pra vender. Já tenho 10 encomendas :)

Veja o tópico dele:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=239274

O peso deve ficar em torno de 150 gramas pronto pra vôo, ou o mais leve possível...

O Material é :

- Shock cortado a laser com Depron 3mm da www.RCFoam.com
- Motor AXI 2203/46
- Hélice 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A Phoenix Castle Creations
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 300 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

O mais legal desse Shock é o vôo lento e preciso, bem diferente dos outros. Como ele voa lento, é difícil cair com ele. Até hoje nunca derrubei o meu, sempre dá tempo de corrigir os erros durante o vôo.

O único tombo que o meu Shock levou foi com o Paulinho teimoso voando ele até a bateria acabar :evil:

O vôo dura uns 8 minutos com esse motor e bateria, e é muito legal. Ele praticamente para no Torque Roll sozinho. Só tem que se acostumar com a frenagem dele. Se você tira o motor, ele freia muito rápido!

Boa sorte, depois vou postar como fazer um Shockão pra voar outdoor!

PS: e ainda estou devendo as fotos!!! :wink:
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Nossa!!! que maravilha de tópico está ficando, parabens Rodrigo, cada dia se supera!!!!
Não tinha notado ainda por não dar atenção ao INICIANDO, erro meu.
Quero participar deste tópico e torço para que se torne o nosso melhor guia pois não tinhamos nada fixo sobre 3-D, sobre cola quente.....
aprendeu né!!!!!!
A melhor cola sem duvidas é a POLAR mas muitos tem dificuldades sobre usá-la, esta cola é para secagem lenta, não da para colar e sair voando, eu faço uso dela até para colar os servos e não descolam de modo algum, tem situações de demorar mais de 1 dia mas fica um acabamento perfeito e muito mais leve que qualquer outra cola, este tópico está 10, abraço :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder