Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
Vianna
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 8:52 am
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Vianna »

Oi Alex,

Inicialmente, obrigado pela gentileza de compartilhar a planta com os membros do fórum.

Sou novo aqui no forum e já vou começando tirando as dúvidas:

Percebi que você não citou a configuração com a bateria 7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) com os servos standard.

Será que voa legal com um motor 350C-CS com a hélice 10x4,7 e servos standard, ou seria melhor utilizar a bateria de 10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) que você testou ?

O ICS 300F suporta 10,8 V? Na descrição do produto prevê que a bateria deve variar de 6V~9.6V. Qual a solução?

Grato

Vianna
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Vianna escreveu:Oi Alex,

Inicialmente, obrigado pela gentileza de compartilhar a planta com os membros do fórum.

Sou novo aqui no forum e já vou começando tirando as dúvidas:

Percebi que você não citou a configuração com a bateria 7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) com os servos standard.

Será que voa legal com um motor 350C-CS com a hélice 10x4,7 e servos standard, ou seria melhor utilizar a bateria de 10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) que você testou ?

O ICS 300F suporta 10,8 V? Na descrição do produto prevê que a bateria deve variar de 6V~9.6V. Qual a solução?

Grato

Vianna


Não cheguei a testar com a 2S do César porque o vento tava animal, tentei as que dão mais velocidade, mas posso testar amanhã se o tempo estiver mais calmo.

Pela impressão que tive do modelo, deve decolar mas talvez fique muito no limite, o que não é legal para iniciante... Vamos ver.

O 350C-CS com 10x4,7 gasta mais do que o motor que usei, se colocar a LiIon 10,8V vai derreter o motor e a bateria. Neste caso melhor a 7,2V mesmo, mas não fiz este teste porque meu 350 tá no F18.

Nos testes de vôo que fiz no SlowStick original não tive grandes vantagens (nem desvantagens) no 350, a performance com bateria 2S ficou equivalente mas o 350 gastou mais.

Se for para comprar motor e bateria acho o EPS400C-DS com 3S mais adequado, mas se você já tem ambos, pode usar.

A idéia do SlowStick é aproveitar equipamento para reduzir custo, então não custa estudar as possibilidades.

O modelo com certeza é um ótimo voador e se não voar com o motor escolhido uma combinação diferente com certeza resolve.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu estava devendo os pesos... Aí vai:

Asas: 110g
Profundor: 20g
Leme: 10g
Trem de pouso: 20g
Fuselagem (com links e suportes): 50g
Motor, hélice e spinner: 110g
Bateria LiIon 3S 1400mAh: 120g
Par de servos: 20g
Receptor: 10g
Speed: 10g

Total: 480g pronto para voar
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Caro Cristiano, quando vc. for confeccionar uma asa em isopor, não :shock: use nervuras de balsa como gabarito, dê preferência a um gabarito (nervuras) em alumínio, pois o fio quente poderá danificar a balsa no momento do corte e sua asa poderá sair com irregularidades, e provavelmente vc terá que consertar as imperfeições na lixa, para o acabamento final.
Avatar do usuário
Cristiano Kaufmann
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 7:13 pm
Localização: Lajeado RS

Mensagem por Cristiano Kaufmann »

Stuka,

valeu pela dica!
É verdade, quando eu estava cortando a asa, com o gabarito das nervuras em balsa, o fio quente ficava pulando, por causa do atrito com a balsa. Mas qual alumínio usar? De preferência um que posso cortar com uma tesoura, não acha?

Alex,

será que consigo fazer essa asa(Slow Stick) em depron 2mm?
Na verdade, na minha cidade, só consigo pluma 4mm, mas estou conseguindo cortá-lo ao meio(horizontal) ficando com 2 pedaços de 2mm.
Acredito que isso diminuirá bastante o peso, pois quero usar um motor 100C-AS e 8 céls. 750mAh NIMH.

Obrigado.

Cristiano.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cristiano Kaufmann escreveu:Stuka,

Alex,

será que consigo fazer essa asa(Slow Stick) em depron 2mm?
Na verdade, na minha cidade, só consigo pluma 4mm, mas estou conseguindo cortá-lo ao meio(horizontal) ficando com 2 pedaços de 2mm.
Acredito que isso diminuirá bastante o peso, pois quero usar um motor 100C-AS e 8 céls. 750mAh NIMH.

Obrigado.

Cristiano.


Consegue, mas vai ter que fazer alguns reforços para não ficar batendo asa. O Gustavo fez de Unipoli 2mm que é bem mais mole que o Pluma cortado para 2mm e funciona.

No caso recomendo uma vareta de fibra ou de bambú ao longo de toro o bordo de ataque e se possível na altura do CG também, e talvez um tirante travando a metade da asa no trem de pouso, por exemplo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Woitas
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 9:43 am
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Woitas »

Stuka escreveu:Caro Cristiano, quando vc. for confeccionar uma asa em isopor, não :shock: use nervuras de balsa como gabarito, dê preferência a um gabarito (nervuras) em alumínio, pois o fio quente poderá danificar a balsa no momento do corte e sua asa poderá sair com irregularidades, e provavelmente vc terá que consertar as imperfeições na lixa, para o acabamento final.



Cristiano, um alumínio que é muito fácil de cortar com a tesoura é "chapa de fotolito", procure em gráficas na sua cidade, os caras vendem as chapas usadas muito barato, aqui em Curitiba as vezes fica dificil de encontrar, pois as gráficas estão cada vez mais "digitais"...

Eu faço assim, imprimo os perfis no Profili, recorto, colo no alumínio com cola em bastão, recorto, faço alguns furinhos para fixar o gabarito no bloco de isopor com alfinetes...
_______________
Anderson Woitas
72.670 Mhz
Ivan Amorim
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 2:25 pm

Mensagem por Ivan Amorim »

Alex, tenho 1 dúvida. Ao invés de imprimir em tamanho real, vou desenhar com as devidas medidas. Como refaço , desenhando, o perfil??? :lol:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ivan Amorim escreveu:Alex, tenho 1 dúvida. Ao invés de imprimir em tamanho real, vou desenhar com as devidas medidas. Como refaço , desenhando, o perfil??? :lol:


Desenhe uma linha reta do tamanho da envergadura, tire medidas a cada 1cm e vá copiando os pontos. Foi assim que transcrevi da asa para o papel, já que náo tava muito a fim de destruí-la.

Fui medindo com o paquímetro a cada centímetro e transcrevi pro micro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

cineas marreiros dos sant escreveu:desculpem a ignorancia :!: o que e cesar ou pc que baterias sao essas :?: :shock:


César é um de nossos colegas que comprou um lote de células LiIon a preço de banana e nos revendeu baratinho.

PC é uma loja da Santa Ifigênia (www.pceletronica.com.br)
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder