Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

bado65
membro

Mensagempor bado65 » 07 Abr 2007 16:05

Eu penso que a pergunta se encaixa no tópico também, com um carregador LiOn pode se carregar um pack NiCd? Por exemplo meu carregador é modelo SYB-L3S10, 12.6v, 1000mah. Com ele eu posso carregar um pack NiCd de 9.6v 700mah?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Abr 2007 19:38

A lógica de carga não tem nada a ver, até carrega um pouco mas pode deixar o pack descarregado ou exagerar na carga e estragá-lo.

Julio Cesar
membro

Mensagempor Julio Cesar » 08 Abr 2007 15:56

[quote:6c5c3920ea="claudiorfernandes"]Você tem o link ? ou basta dar busca por "balancer" ?
Esse com os 431 eu achei interessante,pois o CI é uma referencia de precisão, eu uso no ciclador de NiCd... Quando a tensão sobe além do ponto de ajuste,ele faz o transistor começar a conduzir, desviando a corrente da célula (fica um em paralelo com cada célula)[/quote:6c5c3920ea]

Cláudio, este funciona perfeitamente:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=270580
Júlio César
Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.

TheSageBR
membro

Overcharging LiPo (Lithium Polymer) Battery

Mensagempor TheSageBR » 11 Jun 2007 03:05

Olá pessoal, sou novo no forum, este é meu primeiro Post :wink: !

Seguindo os comentários do Marco Antonio, fiz uma busca no YouTube, e pude encontrar alguns videos com exatamente o que ele explicou aqui, e acho que todos devem ver.

[b:1da2ff32ee]Video (Sobre carga) [/b:1da2ff32ee]
:arrow: http://www.youtube.com/?v=SQ0SNESIkWk
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=k5f0VCoFuFM
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=Gboge17PNBk
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=KpUXuEg3fNE
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=isUHViMaLEg
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=0MiM2E6pvfg

[b:1da2ff32ee]Video (Impacto)[/b:1da2ff32ee]
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=4OsBc8RqSKU

[b:1da2ff32ee]Video (LiPo Sack)[/b:1da2ff32ee] [u:1da2ff32ee][i:1da2ff32ee]"Bolsa Anti-Chama" ?[/i:1da2ff32ee][/u:1da2ff32ee]
:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=z3o_2mwRPdw

Acredito que estes videos podem confirmar tudo... Estive lendo em outro forum um comentário de que isso nunca ocorre, que era "mito"; pena que o forum era tão bom que nem me lembro da URL! hehehe....

Um abraço a todos e ótimos vôos! 8)

Tabajara_Top_Fuel
membro

Mensagempor Tabajara_Top_Fuel » 18 Jul 2007 22:00

Estou aqui para contar uma experiência com baterias de Li-Po:

A mais de um ano meu amigo perdeu uma bateria FootPower 1500Mha 3S por conta de um carregador vagabundo.

Ela estava inchada ao ponto de parecer uma bolinha de prata.

Certo dia, estavamos tomando uma cubinha na casa desse amigo quando chegou um outro amigo nosso que tinha acabado de comprar uma espingarda de pressão CBC 5,5mm (.22).

A idéia foi imediata e unanime:

VAMOS USAR A LIPO DE ALVO PRA VER SE EXPLODE. (não tentem isso em casa)

Dito e feito. colocamos a Li-Po em cima de um vaso de flor e escorada na parede a uma distância de 10mts e começamos a sabatina.

Foram mais de 20 tiros diretos bem no meio da Li-Po (nem tanto, mas uns 2 acertou em cheio).

Para aqueles que estavam esperado uma explosão (eu) foi um fiasco total, mal os projéteis conseguiram perfurar o envolucro da bateria (isso que estávamos usando munição GAMO, uma das melhores) e quando perfurou quase nada vazou e sequer pegou fogo.

Isso aconteceu já faz uns 2 meses, a bateria continua sendo usada como alvo pois é prateada e mais fácil de visualizar.

Para mim ficou a impressão de que as Li-Pos não são tão perigosas assim. Levamos a bateria ao extremo e nada aconteceu. Ao que parece eles só explodem se forem sobrecarregadas.

carlos
membro

Mensagempor carlos » 31 Jul 2007 18:01

Balanceador.

Deem uma olhada nesse endereço, bom balanceador, alias a/o Suzanne, tem excelentes esquemas.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=157641&pp=30

ROD
membro

Mensagempor ROD » 04 Ago 2007 17:28

Marco Antonio

Se uma li-po estiver estufada, pode ter sido sobrecarga :?:
Oq vc acha q é :?:

Tem como recupera-la :?:

Obrigado e Abraços, D+ o seu tópico muito esclarecedor!

oseiasslompo
membro

Mensagempor oseiasslompo » 29 Ago 2007 10:00

Marco Antonio

Como funciona, por exemplo, o balanceador ETEC SM-505? Ele vai ligado no carregador e depois na bateria?

Obrigado.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 30 Ago 2007 15:52

[quote:d587689273="ROD"]Marco Antonio

Se uma li-po estiver estufada, pode ter sido sobrecarga :?:
Oq vc acha q é :?:

Tem como recupera-la :?:

Obrigado e Abraços, D+ o seu tópico muito esclarecedor![/quote:d587689273]

Desculpe a demora...

Sim pode ter sido sobrecarga, mas já vi bat ficar gordinha mesmo sem usar.... geralmente é por sobrecarga mesmo

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 30 Ago 2007 15:53

[quote:a5ab428b0d="oseiasslompo"]Marco Antonio

Como funciona, por exemplo, o balanceador ETEC SM-505? Ele vai ligado no carregador e depois na bateria?

Obrigado.[/quote:a5ab428b0d]

O balanceador sempre é ligado na bateria, em alguns modelos o carregador é ligado nele e todo o conjunto na bateria

ricardotoshio
membro

Re: Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Mensagempor ricardotoshio » 04 Set 2007 23:41

Grande Marco Antonio.

Estou de "gaiato" nesse forum. Estou me familiarizando com as baterias recarregáveis de lithium e cada "vendedor" me da "dicas" diferentes. As explicações mais seguras que já li sobre essas baterias foram as que encontrei nesse forum. Um dado me perturbou: Em algum momento vc diz que as céluas de Lithium-Ion não devem ter suas tensões reduzidas para menos de 2,5V. Estou utilizando essas células de Lithium-Ion para alimentar uma fonte de luz em um aparelho de endoscopia. Para o uso em aeromodelismo, creio que existam circuitos que interrompam o uso das células quando elas estão perto desse valor crítico. (os motores param antes que a tensão nas células alcancem esse valor - se estiver enganado me perdoem.).
No meu caso, as baterias são utilizadas até que minha fonte de luz deixe de funcionar. Não é raro alguém esquecer essas fontes ligadas e os leds do sistema de iluminação devem drenar TODA a carga das baterias.
Quer dizer então que corro perigo de ter fogos de artifício a qualquer momento???

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 04 Set 2007 23:44

Não.. vc corre o risco de perder sua bateria poque uma vez que isso aconteça ela morre literalmente, não sei como ainda não aconteceu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

ricardotoshio
membro

Mensagempor ricardotoshio » 05 Set 2007 00:07

Vc conhece alguma forma ... ou existem algum circuito usado em aeromodelos para interromper o uso dessas baterias antes que atinjam essa voltagem crítica?

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 05 Set 2007 00:40

quantas células de li-po vc ta usando?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

ricardotoshio
membro

Mensagempor ricardotoshio » 05 Set 2007 09:06

São células de Li-Ion e não de Li-Po (elas tem as mesmas características?). As que eu utilizo tem as dimensões das baterias comerciais de 3V (CR123).
Tenho dois equipamentos de iluminação. Um utiliza 1 (uma) célula - 3,7V
e o outro utiliza 2 (duas) células - 2 x 3,7 = 7,4V.
Porém, cada célula me fornece algo em torno de 4,5V logo depois que tiro do carregador. Estou utilizando o LM317 (regulador de tensão) para estabilizar a 3,7V e 7,4V.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 05 Set 2007 12:24

As li-on aguentam bem essa descarga abaixo do ponto minimo, é só não abusar porque senão vc perde ela, só isso., nem vale a pena fazer um cut-off.... só nunca, nunca...nuncaaaaa carregue elas acima da tensão de carga pois essa ai é uma granada, meu Piper usando duas delas explodiu na sala, explodiu mesmo!!!!!! Porque a anta aqui carregou setado como 3S

ricardotoshio
membro

Mensagempor ricardotoshio » 05 Set 2007 13:13

Ufa.... agora estou mais aliviado.
Em algum momento vc menciona que monta seus próprios carregadores. Vc monta carregadores inclusive para packs de Li-Ion??? Vc vende esses carregadores?

Outro assusnto: Vc entende sobre baterias de NiMh? Principalmente sobre a forma de carregar essas células.
Tenho um pack de 10 células de NiMh (10 x 1,2V x 1200mAh). Já recebi inúmeras recomendações sobre a forma correta de carregar esse pack, e no final das contas o cara que mais me fez recomendações acabou me vendendo um carregador para esse pack que, segundo ele, era o ideal. Mais tarde descobri que o carregador era composto de, simplesmente, um transformador de 110V / 14V e uma ponte de 4 diodos para retificação. O Pack até que se carrega, mas suspeito que não me "entrega" os 1200mAh que promete. Existem carregadores de tudo quanto é tipo de células (Triton - usado em aeromodelismo), mas custam uma pequena fortuna, algo em torno de R$300,00 e precisam de uma tensão de entrada de 12V x 10A !!!!!.
Meu equipamento (em fase de desenvolvimento) utiliza packs de NiMh e Li-Ion com números de células variadas. Preciso carregar esses packs durante a noite (período de 6h) e se eu for comprar um carregador desses para cada pack, estou morto!! além de precisar manter uma bateria de chumbo-ácido como fonte primária desses carregadores. Existe alternativa?? Recomendações?? Seus carregadores servem???
Pode me vender?

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 05 Set 2007 13:21

Faço meus proprios carregadores, tanto pra li-on como pra li-po, metal hidreto oi nicad. Fabrico alguns equipamentos para industria e dois deles usam bateria recarregavel, um deles li-on de 1400 quadradinha... imagina que eu tenho que fazer uma coisa pra um operario metalurgico(se ainda fosse dos antigos vai lá) tomar conta, ou seja é a prova de imbecil, inclusive o carregador.

Faço... fica em torno de 80,00 só o carregador e carrega 1S e 2S de 1400

Quanto a metal hidreto ela gosta de ser carregada por pulsos e ou delta pico, devo ter guardado projetos de carregadores que fazia quando usava metal, mas faz 5 anos que não uso pois mesmo antes do pessoal usar li-on pra aero eu já usava

ricardotoshio
membro

Mensagempor ricardotoshio » 05 Set 2007 13:31

Cara... como faço para comprar esses carregadores? Onde? Está em São Paulo?
Tem carregador para pack de 4 células de Li-Ion???? (estou pensando em substituir o pack de 10 células de NiMh por 4 de Li-Ion).

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 05 Set 2007 14:22

4 celulas só se eu fizer com umcharge pump que transforma os 12V em 28... ou então vc usa duas baterias de carro na entrada, mas tem como fazer pra qualquer quantidade de bateria.... daqui pra frente famos nos falar por MP correto.

ricardotoshio
membro

Mensagempor ricardotoshio » 05 Set 2007 14:26

Preciso alimentar esses carregadores, obrigatoriamente, pela rede doméstica (110V). De qualquer forma, como faço pra adquirir esses carregadores?

andrecob
membro

Mensagempor andrecob » 08 Jan 2008 21:40

Gente...sou iniciante e estou com uma dúvida.

Como faço para medir a voltagem de de cada célula da LIPO ? Se é simplismente medir o fio preto com amarelo, preto com azul e preto com vermelho ? se for qual deve ser o resultado ? As minhas estão com 3,78v , 7,44v e 11 ,27v respectivamente, isso é estar desbalanceado ?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 08 Jan 2008 21:47

Meça preto com amarelo, em seguida amarelo com azul, e por fim azul com vermelho. Aí sim você pode comparar as leituras facilmente (do jeito que mediu você foi "colocando" células a mais, mas bastaria subtrair os valores de cada medição anterior...)

Leandro Sachet
membro

Mensagempor Leandro Sachet » 29 Fev 2008 09:23

Caros amigos

Como iniciante, gostaria de saber se existe alguma fórmula para saber qual é o tempo de vôo de um bateria de LI-Po para não ficar sem carga de bateria e fazer um pouso de emergência.
Valeu pela ajuda.

Bruno____
membro

Mensagempor Bruno____ » 04 Mar 2008 10:49

Se eu recarregar uma bateria com uma carga muito baixa ela pode danificar com o tempo?
Amo muito tudo isso! Procurando uma namorada na hobbyking!

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”