Ciclador de Bateria

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Ciclador de Bateria

Mensagem por Bruno____ »

Bom dia pessoal!

Gostaria de saber o que é um Ciclador de bateria?

Achei este circuito aqui para montar um...
Anexos
cycler.gif
cycler.gif (60.86 KiB) Exibido 2849 vezes
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Ciclador de Bateria

Mensagem por gustabmo »

Bruno____ escreveu:Gostaria de saber o que é um Ciclador de bateria?

E' um aparelho que descarrega a bateria totalmente e depois a carrega. Eu uso o Planecom SuperCycler.

Isso e' bom para baterias de NiCd e NiMH que se nao forem tratadas assim desenvolvem o "efeito memoria" que diminui a capacidade delas.

Para LiIon e LiPo isso e' inutil, apenas desgasta a bateria e nao traz nenhum beneficio.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Então este circuito vai ser ligado juntamente com o carregador?
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Bruno____ escreveu:Então este circuito vai ser ligado juntamente com o carregador?

Quanto ao seu circuito eu nao sei dizer: nao conheco e nao sei entender o esquema que voce postou... o ciclador que eu uso e' descarregador e carregador numa peça so'.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este circuito vai ligado entre o carregador e a bateria.

Ao apertar o botão, ele começa a usar a bateria para alimentar o circuito acionando o relê e drenando a bateria através dos resistores de fio, até que ela esteja descarregada no ponto para carregar novamente.

É útil para baterias NiCd, mas não para as que usamos mais comumente hoje em dia.

Não chega nem aos pés do ciclador Planercon, pois não mede a capacidade enquanto carrega, não inclui o carregador, e só pode descarregar um único tipo de bateria para o qual foi projetado.

Se tiver várias baterias de tensões diferentes e capacidades diferentes precisa de um circuito para cada.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder