Antena para o RX?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Elazar
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 5:26 pm
Localização: Montenegro-RS

Antena para o RX?

Mensagem por Elazar »

Boa tarde pessoal;

finalmente consegui fazer meu primeiro aéro que voa...é um "caionder"...seguindo os dados do Alex (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1955)

A principio estava tudo beleza até eu despedaçar o fio da antena na helice do bixinho, então começou a aparecer as duvidas...

Que fio por na antena? bom, o unico que encontrei foi o de um cabo usb que havia retirado de um teclado, cortei uns 98cm (usando o calculo aqui do forum para a frequencia 72190) soldei...e fui fazer um teste.

Deixando o tx com antena abaixada e caminhando um 10 metros os servos não tremem, passando disso fica uma tremilica só...que chega até ligar o motor.....com a antena esticada...vai até um pouco mais ...chega a mais ou menos meia quadra (50m)...depois disso começa a tremer e ai não consigo mais segurar o bixo no ar.

alguma sugestao?

Pode ter dado problema no rx? (sofreu uma queda bem alta..mas felizmente e aparentemente...não quebrou nada... nem o isopor..)

Algum outro fio para a antena?
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

Elazar, você tem que colocar a antena do mesmo tamanho que era a antena original.

Por exemplo, os RX GWS 4 e 6 canais usam antena de 52cm . Eu estava com um rx desses com a antena com 64...você tinha que ver o tanto de interferência que estava dando...pouco mais de 10cm de fio fazem uma diferença enorme.

Não faça cálculo da antena, pois o rx pode estar projetado para usar antena de 1/8 de onda por exemplo ou circuitos para diminuir ainda mais....
Procure o tamanho correto do fabricante.
BELO HORIZONTE/MG -
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Outro detalhe: como você fez a troca ?
Avatar do usuário
Aluizio Martins dos Santo
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 5:58 pm
Localização: Irati - PR
Contato:

Mensagem por Aluizio Martins dos Santo »

Pode ter sido o cristal tive problemas serios após uma queda gastei um montão e depois descobri que era cristal.
Quanto a que fio usar na antena aqui no forum já foi postado:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2605&highlight=fio+antena+substituir
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Henrique - CPS »

Gostaria de aproveitar o tópico e pedir uma ajudinha aos colegas:

Recentemente numa lenha eu cortei a antena do meu receptor (Electron 6) bem próximo à base e ao invés de soldar novamente eu tentei encontrar um fio extamente igual para substituir, porém aqui na minha cidade eu não consegui encontrar um fio igual.

Agora estou na dúvida se posso usar outro cabo, sem ser de cobre e com menos fios ou se eu emendar sem solda e usar um termo-retrátil resolve. Esse tipo de cabo estaria presente em outro tipo de produto, por exemplo: um teclado?

Como eu disse, aqui na minha cidade não consigo encontrar um fio flexível de cobre com a mesma espessura do original.

Outra coisa, seu reduzir o tamanho do fio em +/- 10cm terei problemas? A pergunta é porque pensei em soldar o fio original sem emendas e segundo o tópico indicado pelo Aluizio teria um tamanho padrão a ser seguido.

Grato.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tem que ser de cobre senão você não consegue soldar, mas qualquer cabinho flexivel fino serve, até esses de fone de ouvido de camelô.. Abra a capa do fio com cuidado e retire a via interna. Em cabos de mouse e teclado velhos também tem 4 vias perfeitas para isso.
Mas evite emendar, abra o Rx com cuidado, dessolde o fio original e solde o novo no lugar, tomando cuidado de não provocar curtos. Temos um tutorial ótimo de soldagem até com videozinho.
O tamanho TEM que ser exato. Se encurtar ou encompridar perde alcance...
E "PELAMORDEDEUS", NUNCA USE SOLDA DE CAMELÔ !!!!!!!
Compre solda marca "Best", carretel azul, de 1mm.
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Henrique - CPS »

Valeu pelas dicas Claudio.

Desculpe a ignorância mas:

1) No caso do cabo de fone de ouvido do camelô, eu devo apenas separar os dois fios (R e L), cortar os fones e o plug e usar um deles?

2)Desconfio que esse cabinho é mais fino que o do receptor, isso é problema?

3)No caso dos cabos de mouse e teclados, eu só uso uma das vias certo?

A solda que eu tenho é a Best azul, mas é naquele tubinho e não em carretel, mas de qualquer forma dada a fragilidade do objeto eu prefiro levar pra alguém que saiba soldar.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O fio dos fones é bem fino, mas isso não influi. Dentro do fio (R ou L), esizte uma capa externa de fios e uma "via" central isolada, na maioria dos casos. Use a via central. No caso do fio do mouse (mais fácil de usar) corte a capa longitudinalmente com cuidado e use uma via só.
A solda Best existe em várias embalagens, mas é órtima em qualquer delas.
O cuidado na soldagem é mais em evitar curtos por excesso de solda e superaquecimento por demorar demais. Assista ao videozinho que eu postei e se sobrarem muitas duvidas a gente tá aqui... ehehe
Abraços!
Avatar do usuário
Aluizio Martins dos Santo
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 5:58 pm
Localização: Irati - PR
Contato:

Mensagem por Aluizio Martins dos Santo »

[quote:e627d27e73="claudiorfernandes"] Temos um tutorial ótimo de soldagem até com videozinho. [/quote:e627d27e73]

ONDE ESTA?????
Aluizio - Irati/PR
“Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira."
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Aqui, Aluizio:
http://www.e-voo.com/tutoriais/solda/
O Alex cita um material sobre soldagem publicado em revista, que eu enviei ams que por razões óbvias não pode ser posto "em publico", mas quem quiser é só fornecer um e-mail e eu enviarei com prazer... (com prazer é mais caro, não esqueçam... hahah)
Responder