Cauda em "V"

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

110º é um ângulo usado em mutos modelos, conclui-se que deve ser uma medida testada e aprovada. Se eu fosse desenhar um cauda em V eu usaria 110º também. Isso vai dar uma áreas projetada no estabilizador maior do que a área projetada no leme, com 90º teriamos as áreas iguais. Faz sentido.
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Valeu pelas respostas !!

Vou usar a cauda em V mesmo, segundo Mark Drela para converter uma cauda convencional para cauda em "V":

Area_vtail = Area_vertical + Area_horizontal
Ângulo = arctan[ sqrt( Area_vertical / Area_horizontal ) ]

http://www.charlesriverrc.org/articles/design/markdrela_vtailsizing.htm

Ah, a cauda que acho mais bonita é a "T" !!!

[]'s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Amigos, que tipo de comandos favoreceria uma pilotagem + segura num planador,Aileron/Profundor ou Leme/Profundor???
O ideal seria Aileron/Leme/Profundor??

Valeu!!!!!
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Danangeli,

Em outras oportunidades, já haviamos falado muito sobre este assunto. Mas acho que foi no sistema antigo do forúm, cujo conteúdo foi perdido.
Resumindo: chegou-se a conclusão que uma asa com poliedro bem generoso (sem aileron), profundor e leme são mais que suficientes para planadores.
Até mesmo pelo fato de que, com este tipo de modelo, costuma-se voar bem alto, o que dificultaria a visialização para uma boa coordenação de aileron/leme nas curvas.
Bom, como disse, esta conclusão não é minha, mas do pessoal que discutiu amplamente este assunto, naquela época.
Porém, de minha parte, posso dizer que concordo plenamente ... não sinto a menor falta de aileron em planador ...
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Peraí ! Antes que alguém reclame: falei isso para planadores termais !!
Para colina, a coisa muda completamente de figura.
Neste caso, valeria ser aileron e profundor. Se puder ter o leme, também, melhor, senão esses dois já bastam.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Mais uma vez me remendando:
Isso se você quizer algumas acrobacias ...
Pois um modelo sem aileron também voaria bem na colina ...
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Edgard escreveu:Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador




Obrigado, Felipe e Edgard.......mas qual é a função do flap? é aquela superfície móvel perto da raiz da asa?
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Danangeli escreveu:
Edgard escreveu:Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador




Obrigado, Felipe e Edgard.......mas qual é a função do flap? é aquela superfície móvel perto da raiz da asa?


É isso mesmo e serve basicamente pra frear o planador
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

É isso mesmo e serve basicamente pra frear o planador[/quote]




.......frear!?.........mas apenas para o pouso? ou às vezes é nescessário freá-lo em vôo em algumas circunstâncias??
Responder