Cauda em "V"
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- Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
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Na verdade, o Flap faz com que a asa fique ainda mais "concava" no intradorso.
Isto gera mais arrasto (faz "frear") e também gera maior sustentação. Devido ao novo perfil formado, o ar passa muito mais lento na parte de baixo da asa, ficando muito mais concentrado nesta região.
Já, por cima da asa, como o perfil é o mesmo, a velocidade de escoamento do ar nesta região não se altera. Resultado ? A pressão por baixo da asa fica ainda maior que por cima. Mais ainda do que era antes. Logo, dá maior sustenção ...
Ou seja, se você está fazendo o ar passar mais lento do que passava anteriormente (com o flap em 0), em baixo da asa, pode se dar ao luxo de ter arrasto e voar a menor velocidade.
E para que serve isso ?
Para um pouso, digamos, mais tranquilo, por exemplo.
Acho que é mais ou menos por aí ... estou certo mestres ?!
Isto gera mais arrasto (faz "frear") e também gera maior sustentação. Devido ao novo perfil formado, o ar passa muito mais lento na parte de baixo da asa, ficando muito mais concentrado nesta região.
Já, por cima da asa, como o perfil é o mesmo, a velocidade de escoamento do ar nesta região não se altera. Resultado ? A pressão por baixo da asa fica ainda maior que por cima. Mais ainda do que era antes. Logo, dá maior sustenção ...
Ou seja, se você está fazendo o ar passar mais lento do que passava anteriormente (com o flap em 0), em baixo da asa, pode se dar ao luxo de ter arrasto e voar a menor velocidade.
E para que serve isso ?
Para um pouso, digamos, mais tranquilo, por exemplo.
Acho que é mais ou menos por aí ... estou certo mestres ?!
- alexcmag
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Danangeli escreveu:ok......então ele faz dar mais sustentação!
eu achava que era tipo um aileron só que na raiz da asa...mas na verdade fica na "parte de baixo" da asa, e não no B.fuga?! é isso mesmo?????
Pode ficar no bordo de fuga (flap normal) ou embaixo da asa (flap ventral).
Em aviões grandes também é usado para diminuir a velocidade de decolagem. Nestes casos geralmente usa-se uns 10 a 15 graus de flap na decolagem e uns 25 a 30 graus no pouso, mas isto é indicado no manual.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- wildcat
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- Localização: Caraguatatuba/SP
[quote:a07256d434="betodebem"]Tem uma foto numa revista francesa de um DLG pousando com "flaps" pra cima, por isso que perguntei... :)[/quote:a07256d434]
Tem um DLG pousando com spoilers! heheheh
Um dia ainda monto um planador com todos esses recursos!
Abração!
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"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
- rafael
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[quote:82baab026b="Bian"]Amigos, aproveitando esse tópico gostaria de tirar uma dúvida... Existe alguma fórmula ou relação para calcular o tamanho da cauda em v de um planador?[/quote:82baab026b]
Sim, basicamente você soma a área do estabilizador mais a área do leme, e deixa sua cauda em V na mesa medida.
Para sabe mais, leia http://www.charlesriverrc.org/articles/design/markdrela_vtailsizing.htm
PS: Essa "deixa sua cauda em V", pegou mal :lol: :lol:
Favetta
Sim, basicamente você soma a área do estabilizador mais a área do leme, e deixa sua cauda em V na mesa medida.
Para sabe mais, leia http://www.charlesriverrc.org/articles/design/markdrela_vtailsizing.htm
PS: Essa "deixa sua cauda em V", pegou mal :lol: :lol:
Favetta