Cauda em "V"

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
felipe_curvello
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Mensagem por felipe_curvello »

Na verdade, o Flap faz com que a asa fique ainda mais "concava" no intradorso.
Isto gera mais arrasto (faz "frear") e também gera maior sustentação. Devido ao novo perfil formado, o ar passa muito mais lento na parte de baixo da asa, ficando muito mais concentrado nesta região.
Já, por cima da asa, como o perfil é o mesmo, a velocidade de escoamento do ar nesta região não se altera. Resultado ? A pressão por baixo da asa fica ainda maior que por cima. Mais ainda do que era antes. Logo, dá maior sustenção ...
Ou seja, se você está fazendo o ar passar mais lento do que passava anteriormente (com o flap em 0), em baixo da asa, pode se dar ao luxo de ter arrasto e voar a menor velocidade.
E para que serve isso ?
Para um pouso, digamos, mais tranquilo, por exemplo.

Acho que é mais ou menos por aí ... estou certo mestres ?!
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Danangeli
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Mensagem por Danangeli »

ok......então ele faz dar mais sustentação!

eu achava que era tipo um aileron só que na raiz da asa...mas na verdade fica na "parte de baixo" da asa, e não no B.fuga?! é isso mesmo?????
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:ok......então ele faz dar mais sustentação!

eu achava que era tipo um aileron só que na raiz da asa...mas na verdade fica na "parte de baixo" da asa, e não no B.fuga?! é isso mesmo?????


Pode ficar no bordo de fuga (flap normal) ou embaixo da asa (flap ventral).

Em aviões grandes também é usado para diminuir a velocidade de decolagem. Nestes casos geralmente usa-se uns 10 a 15 graus de flap na decolagem e uns 25 a 30 graus no pouso, mas isto é indicado no manual.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Besser,

Estou com mixer pronto, se quiser pode pegar no domingo, ou me mande MP para combinar. Custa 30,00.
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Danangeli
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Mensagem por Danangeli »

alexcmag escreveu:Besser,

Estou com mixer pronto, se quiser pode pegar no domingo, ou me mande MP para combinar. Custa 30,00.





Alex, teria um desses pra me vender?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:
alexcmag escreveu:Besser,

Estou com mixer pronto, se quiser pode pegar no domingo, ou me mande MP para combinar. Custa 30,00.





Alex, teria um desses pra me vender?


Acabaram, mas vou fazer mais.
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Danangeli
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Mensagem por Danangeli »

Dê um toque quando tiver algum pronto......fico com um!
Obrigado mais uma vez! 8)
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

[quote:a07256d434="betodebem"]Tem uma foto numa revista francesa de um DLG pousando com "flaps" pra cima, por isso que perguntei... :)[/quote:a07256d434]
Tem um DLG pousando com spoilers! heheheh

Um dia ainda monto um planador com todos esses recursos!
Abração!
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Bian
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Mensagem por Bian »

Amigos, aproveitando esse tópico gostaria de tirar uma dúvida... Existe alguma fórmula ou relação para calcular o tamanho da cauda em v de um planador?
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rafael
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Mensagem por rafael »

[quote:82baab026b="Bian"]Amigos, aproveitando esse tópico gostaria de tirar uma dúvida... Existe alguma fórmula ou relação para calcular o tamanho da cauda em v de um planador?[/quote:82baab026b]

Sim, basicamente você soma a área do estabilizador mais a área do leme, e deixa sua cauda em V na mesa medida.

Para sabe mais, leia http://www.charlesriverrc.org/articles/design/markdrela_vtailsizing.htm

PS: Essa "deixa sua cauda em V", pegou mal :lol: :lol:
Favetta
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