Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 967
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

Fala Rodrigo,

Cara vc poderia me vender um tubo ou mais, dessa cola polar??

Aqui na minha cidade não acho.

Abração
Avatar do usuário
ROD
membro
Mensagens: 361
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 10:23 am
Localização: salvador ba

Mensagem por ROD »

D+ o tópico!! Muito didatico.
Eu só estou esperando a quarta parte, Shockão!! Pq tenho uma eletronica não muito leve aqui......já esta tudo pronto só falta as instruções para que eu contrua meu primeiro shock.

ABS e parabéns
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[size=18:f6c8a19efb][b:f6c8a19efb]Quarta Maneira - Shock para vôo outdoor[/b:f6c8a19efb][/size:f6c8a19efb]

Shock pra todas as acrobacias, vôo médio pra rápido

[color=darkblue:f6c8a19efb]Dificuldade baixa
Custo Médio/Alto
Shock fácil de voar, a beleza dele depende dos seus dotes artísticos[/color:f6c8a19efb]

Falamos muito a respeito de Shocks leves, com equipamentos leves e até mais baratos, e as opções de construir ou comprar kits da Ikarus.
Depois de ter tentado as várias opções, você montou seus Shocks levinhos e foi brincar lá fora, no quintal de casa ou no clube de aeromodelismo.

Tava aquele ventinho agradável, turbulento, uma maravilha. Mas seu Shock era peso pena, e qualquer assopro jogava ele longe. Que droga, nem dá pra tentar fazer o blender, o vento leva o Shock embora e tem que tomar cuidar pra não perder ele.

Agora você quer um Shock mais pesado. Mas o quê? Shock não pode ser pesado, pode? Pode sim. Se for um pouco maior que os outros, tiver um motor mais forte, manter uma carga alar boa, ele pode ter até uns 300 gramas. Ai dá pra se divertir outdoor. Como eu faço um desses? É fácil. Muito fácil...

O melhor dos mundos seria usar o Depron importado de 6 mm. Ele é super leve, e com toda essa espessura, fica bem rígido. Como o Shock vai ter uns 93 cm de asa, é difícil ficar rígido com depron de 4mm nacional. Sei que é difícil e caro importar, então vai de depron de 4mm ou 5mm ou pluma (eca) mesmo.

Se for comprar importado, peça aqui:

www.rcfoam.com

Com uma asa de mais de 90 cm, tem que usar um tubo de carbono de 4mm sob a asa, no meu, além do tubo uso uma fita de carbono de 3mm no bordo de ataque da asa os dois colados com a cola polar. Leva uns 3 dias pra secar, tem que passar um monte de cola no carbono.

Utilize as plantas do site www.3dbatix.com, a planta do diablo tem esse tamanho, o Shock é grande mesmo. Muito bom pra vôo outdoor.

Imprima a planta em papel A0, uma boa gráfica vai fazer isso pra você.
Após imprimir a planta, corte o depron na mão mesmo, com depron mais grosso nem dá pra cortar no laser. Ele queima no centro devido ao calor do laser.

Monte com a cola de isopor Polar, seguindo as instruções da planta que é muito bem feita.
Somente uma gota de cola quente pra prender os servos, e um pouquinho de Epoxy para o montante.

Nesse tipo de Shock, muitos motores podem ser utilizados. Vou colocar uma configuração barata e a que eu acho melhor de todas, que é um pouco cara. Mas muito motores podem ser utilizados, sempre levando em conta que o peso deve ficar em torno de 300 gramas.

O Receptor pode ser um Berg ou o receptor do DX7, pra quem tem sorte de ter esse ótimo rádio.

As dicas de montagem do Diablo está no primeiro post, volte lá e dê uma olhadinha.

Dicas de Material:

[b:f6c8a19efb]Configuração mais barata:[/b:f6c8a19efb]

- Motor EMAX 2822 (tem que ser o final 22, o que tem torque)
- Hélice 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 18 A Himodel ou Tower Pro
- 3 servos de 9 gramas
- Baterias de 1000 mAh 3S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

[b:f6c8a19efb]Configuração Top:[/b:f6c8a19efb]

- Motor AXI 2212/34 Gold (tem que ser o final 34, o que tem torque, esse motor é incrível, usa uma hélice 11x3.8 consumindo somente 8 A, muita força, com pouquíssimo consumo e um Speed levíssimo)
- Hélice 11x3.8
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A Phoenix da Castle Creations
- 3 servos de 9 gramas Hitec HS-55
- Baterias de 730 mAh 3S de 15 C da Thunder Power série Pro Lite, super leves, pesa o mesmo que uma Himodel de 540 mAH 3S (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

Eu tenho um com a configuração Top. Não tem comparação poder voar com uma hélice de 11 polegadas, muito fácil de fazer torque roll. É muito bom. E com uma bateria bem levinha, fica o bicho.

Dê uma olhada em um mestre voando com um Shock desses:

http://www.10374.com/3dbatix/videos/Lee%20Ulinger%20Edge%20540_0001.wmv

O Paulinho tem um desse com o equipamento Top também, ele faz miséria com ele. O cara manda muito bem, ele me ensinou tudo o que eu sei de 3D. Agora ainda vou voar gasolina com ele, vou ter que aprender tudo de novo :D

Paullinho, coloca a link dos seus vídeos com o Yak aqui depois...

PS: e ainda estou devendo as fotos, de novo!!! :wink:
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Muito boas essas dicas, Rodrigo!

Estamos terminando um Diablo que tem as medidas originais da planta (envergadura de 93 cm) e gostaria de saber se vai bem aquele motor azulzinho do Fred, no lugar do motor Emax 2822 da configuração mais barata.

O que você acha?

Abraço
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Olá Luiz,

Depende do peso que ele vai ficar. Uma vez montei um com esse motor, mas não ficou muito bom.

Se o Shock ficar bem leve, e vocês utilizarem uma 3S de uns 740 mAh, com hélice 8x4, pode ser que dê certo.

Mas vai ficar meio fraco pro Shockão.

Tenta com essa configuração e me conta depois.

Abraço,

Rodrigo Morales
Avatar do usuário
Brunooo
membro
Mensagens: 1235
Registrado em: Dom Mai 27, 2007 9:56 am
Localização: Lins, SP
Contato:

Mensagem por Brunooo »

Muito bom!
Eu to com um shockão com uma configurão bem parecida com essa e voa muito,
Você poderia postar outro tipo, o Micro shock como esse aki
http://www.hobby-lobby.com/yak54.htm
Eu tava na dúvida entre construir um um micro shock desses ou um shock da segunda maneira que voce mostrou, qual vc acha melhor para um voo mais lento e em lugares menores???
Abraço
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

amigos,
comprei a seguinte eletronica:
motor Hacker Style 20-28S Brushless (1050kv) http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=421
bateria 3s de 1000mah
esc Dynam de 25A (tem de sobra uns 11A , mais sempre eh bom!)
receptor Berg 4L
2 servos AMB de 9g e 1 TP de 9g
somando tudo deu 186g e esse motor com 10x50 tem 720g de empuxo
eu pretendo um diablo
obrigado
para fazer 3d eu preciso de um aero ate quantas gramas sem eletronica?
Avatar do usuário
ROD
membro
Mensagens: 361
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 10:23 am
Localização: salvador ba

Mensagem por ROD »

D+ Chará!! Vou montar um Edge de 58cm...........vlw mesmo!
Avatar do usuário
heiton
membro
Mensagens: 437
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 9:26 pm
Localização: Avaré, SP

Mensagem por heiton »

Gostaria de saber como vocês prendem a eletronica nos shocks, qual a melhor maneira de se fazer isso? pois sempre que que faço isso ou uso metodos pesados ou a eletronica se solta facilmente!
o que vc usam para "colar a eletronica nos shocks?
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

[quote:c3b813030b="gMc - Fênix"]amigos,
comprei a seguinte eletronica:
motor Hacker Style 20-28S Brushless (1050kv) http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=421
bateria 3s de 1000mah
esc Dynam de 25A (tem de sobra uns 11A , mais sempre eh bom!)
receptor Berg 4L
2 servos AMB de 9g e 1 TP de 9g
somando tudo deu 186g e esse motor com 10x50 tem 720g de empuxo
eu pretendo um diablo
obrigado
para fazer 3d eu preciso de um aero ate quantas gramas sem eletronica?[/quote:c3b813030b]

Eu acho essa eletrônica um pouco pesada, mesmo pra fazer um Shock para voo outdoor. Principalmente a bateria. Com esse empuxo é possível fazer 3D, mas quanto mais pesado o Shock, mais difícil de fazer as manobras.


[quote:c3b813030b="ROD"]D+ Chará!! Vou montar um Edge de 58cm...........vlw mesmo![/quote:c3b813030b]

58 cm? Não seria 85 cm? Com 58 vai ficar um micro Shock, nunca montei um assim, mas tem que ficar levíssimo pra ter o desempenho de um Shock. Posta as fotos pra gente depois!

[quote:c3b813030b="heiton"]Gostaria de saber como vocês prendem a eletronica nos shocks, qual a melhor maneira de se fazer isso? pois sempre que que faço isso ou uso metodos pesados ou a eletronica se solta facilmente!
o que vc usam para "colar a eletronica nos shocks?[/quote:c3b813030b]

Eu costumo prender com um pedaço pequeno de uma fita dupla face da 3M, que é uma espécie de Gel. Ela é verdinha, porque tem um plástico separando ela que é verde. Custa relativamente caro, deve ser uns 10 reais um rolo pequeno.
Mas dura muito, e é muito forte. Se colocar um pedaço grande dela no equipamento, vai rancar um pedaço do depron quando tentar tirar depois.

Eu acho o melhor modo de prender.

Bons vôos!
NO PAULINHADA! YES FLY!
Responder