Construção Piper J3
Construção Piper J3
Construí um piper que vôou muito bem e foi o primeiro que só veio ao solo quando eu quis (consegui pousá-lo por 2 vezes após os vôos).
Depois disso, muita empolgação resultou em várias lenhas por causa do vento, da teimosia e do dedo. O saldo foi um servo quebrado, um eixo do motor empenado, 6 hélices pro lixo, um piper destruído e muita satisfação.
Por conta dessa satisfação, resolvi construir outro piper, desta fez com muito mais capricho e contando com a opinião dos mais experientes. Para isso, vou postando aqui as fotos para que possam sugerir melhorias e apontar erros de construção.
Obrigado,
Depois disso, muita empolgação resultou em várias lenhas por causa do vento, da teimosia e do dedo. O saldo foi um servo quebrado, um eixo do motor empenado, 6 hélices pro lixo, um piper destruído e muita satisfação.
Por conta dessa satisfação, resolvi construir outro piper, desta fez com muito mais capricho e contando com a opinião dos mais experientes. Para isso, vou postando aqui as fotos para que possam sugerir melhorias e apontar erros de construção.
Obrigado,
- Anexos
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- DSCN2759_.JPG (24.69 KiB) Exibido 8185 vezes
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- DSCN2761_.JPG (21.93 KiB) Exibido 8185 vezes
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- fabiofleal
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Olha,
Eu nao faria uma caverna tao alta perto da parede de fogo. Vai dificultar seu acesso aos equipamentos, a instalacao da fiacao do ESC e eventuais reparos. Deixe o espaco entre ela e a tampa (capo).
Quer dizer, eu faria desta forma.
Uma coisa que fica legal eh fazer um cowl tipo "cueca". Imprima em tamanho grande este dedsenho:
http://www.fiddlersgreen.net/AC/aircraft/Piper-Cub/crd1-tn.jpg
Tem o cowl p/recortar. Vc pode transferir o desenho p/uma folha de acetato de 0,25mm e entelar com fita flax (tem na asaseletricas), que da um realismo legal. Inclusive com o aspecto de aluminio envelhecido, como o "velho TRA" do aercluve de Caxias do Sul.
Veja como fica:
Quer dizer, eu faria desta forma.
Uma coisa que fica legal eh fazer um cowl tipo "cueca". Imprima em tamanho grande este dedsenho:
http://www.fiddlersgreen.net/AC/aircraft/Piper-Cub/crd1-tn.jpg
Tem o cowl p/recortar. Vc pode transferir o desenho p/uma folha de acetato de 0,25mm e entelar com fita flax (tem na asaseletricas), que da um realismo legal. Inclusive com o aspecto de aluminio envelhecido, como o "velho TRA" do aercluve de Caxias do Sul.
Veja como fica:
- Anexos
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- A linha foi de uma pipa. Puxou um carretel inteiro e deu o maior trabalho p/ tirar
- Cub + pipa 002.jpg (37.82 KiB) Exibido 8179 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
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Oops!
OOps! Faltou link do TRA:
http://www.youtube.com/watch?v=IDcgtfmG5KA
E aqui outro angulo:
http://www.youtube.com/watch?v=IDcgtfmG5KA
E aqui outro angulo:
- Anexos
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- Cub 002.jpg (32.19 KiB) Exibido 8175 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
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Nao pintei. Eh todo entelado com essa fita q eu disse mais acima. Ela da um aspecto legal, mesmo depois de algumas lenhas, alem de ser bem resistente. Note que o meu esta bem surrado, ja que o Piper J3 e um modelo que nao aceita vento cruzado. Faltou velocidade, ele cai sem do.
O lance do raio (a parte que mais deu trabalho no aviao inteiro) e colar a fita preta de um lado de uam folha de papel, desenhar o raio no outro lado e cortar com a tesoura. Depois, vc cola e passa fita de embalagem (transparente) por cima. De perto, da umefeito legal e de longe nem parece que eh de isopor:
http://www.youtube.com/watch?v=XK0aHYSQCCA
O lance do raio (a parte que mais deu trabalho no aviao inteiro) e colar a fita preta de um lado de uam folha de papel, desenhar o raio no outro lado e cortar com a tesoura. Depois, vc cola e passa fita de embalagem (transparente) por cima. De perto, da umefeito legal e de longe nem parece que eh de isopor:
http://www.youtube.com/watch?v=XK0aHYSQCCA
- fabiofleal
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Fala!
Asa - Isopor P1 de papelaria, perfil imitando um clark-Y, feito na lixa,em 2 paineis (direito e esquerdo),entelada com fita flax (nao use skintape. Ela nao adere). Reforcos: 2 varetas de fibra de vidro em cima e uma embaixo, de ponta a ponta, mais um tirante que 'e parafusado em uma asa, abraca a fuselagem por baixo e e parafusado na outra asa. As sedes onde vc aperta os parafusos na asa, eu fiz de pedacos de garrafa PET, colados com superbonder direto na entelagem.
Trem de pouso - Veja este topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26100&postdays=0&postorder=asc&start=50
Usei esta mesma tecnica, que depois, usaria na consrucao do boero Ab-115, que vc deve ver bem ai no Bacacheri. Basicamente, eh arame de soldar inox de 2nn de diametro, por dentro de uma chapa de polionda plastica e reforcado com tirantes de fibra (2mm de diametro) cujas extremidades tb sao de polionda. Veja as fotos. E volta dos tirantes, canudos de refrigerante entelados na cor do aviao. Nao esqueca de deixar uma lingua no trem de pouso p/ ele entrar no rasgo da fuselagem. Ai, vc so precisa firmar com super bonder. Em caso de impacto, ao inves de quebrar ou deformar pecas, a superbonder se rompe e eh so colar de novo, voltando a voar em poucos segundos.
Como o Piper Vub exige um CG bem la na frente, precisei usar rodas de Glow (DuBro de 2.5pol.). Meu piper Cub ficou com 700g e 1.5m de envergadura. Entra no carro e ferrou: nao cabe + nada.
Asa - Isopor P1 de papelaria, perfil imitando um clark-Y, feito na lixa,em 2 paineis (direito e esquerdo),entelada com fita flax (nao use skintape. Ela nao adere). Reforcos: 2 varetas de fibra de vidro em cima e uma embaixo, de ponta a ponta, mais um tirante que 'e parafusado em uma asa, abraca a fuselagem por baixo e e parafusado na outra asa. As sedes onde vc aperta os parafusos na asa, eu fiz de pedacos de garrafa PET, colados com superbonder direto na entelagem.
Trem de pouso - Veja este topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26100&postdays=0&postorder=asc&start=50
Usei esta mesma tecnica, que depois, usaria na consrucao do boero Ab-115, que vc deve ver bem ai no Bacacheri. Basicamente, eh arame de soldar inox de 2nn de diametro, por dentro de uma chapa de polionda plastica e reforcado com tirantes de fibra (2mm de diametro) cujas extremidades tb sao de polionda. Veja as fotos. E volta dos tirantes, canudos de refrigerante entelados na cor do aviao. Nao esqueca de deixar uma lingua no trem de pouso p/ ele entrar no rasgo da fuselagem. Ai, vc so precisa firmar com super bonder. Em caso de impacto, ao inves de quebrar ou deformar pecas, a superbonder se rompe e eh so colar de novo, voltando a voar em poucos segundos.
Como o Piper Vub exige um CG bem la na frente, precisei usar rodas de Glow (DuBro de 2.5pol.). Meu piper Cub ficou com 700g e 1.5m de envergadura. Entra no carro e ferrou: nao cabe + nada.
Muito legal suas dicas e o tópico que me passou. Vou utilizar muitas coisas de lá. Amanhã mesmo vou numa papelaria comprar uma pasta de polionda. Para a asa, já tentei fazer na mão outras vezes, mas deixo muito a desejar na simetria. Também gostei da forma como vc faz as linkagens. Vou trocar os links de uma asinha que tenho para varetas de fibra tb.