FAQ - Perguntas Frequentes - procure aqui antes de perguntar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eleazar, me desculpe, só hoje vi sua pergunta... Para cortar isopor você precisa de cerca de 3 a 3,5A de corrente... Basta fazer testes com um fio longo (um pouco mais de 1m) e ir reduzindo até atingir a temperatura ideal, sempre monitorando a corrente para que não ultrapasse 4A.
Delgado, a capacidade de corrente depende fundamentalmente da GEOMETRIA dos eletrodos. Quanto maior a superficie de contato com o eletrolito, maior a capacidade de descarga. No caso da sua pergunta, a vantagem é a "folga" com que a bateria trabalhará, e isso prolongará sua vida util. Se os pesos forem iguais, a de maior descarga é sempre melhor...
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Henrique - CPS »

Boa noite.

Gostaria de aproveitar este tópico para tirar uma dúvida:

Recentemente perdi meu avião no mato por três dias e quando o reencontrei estava com a bateria zerada e inchada.

Li em alguns tópicos que se colocar na geladeira poderia desinchar e sobre isso gostaria de saber se existe algum risco de ocorrer alguma reação química e ela entrar em combustão. Esse procedimento pode ser feito com ela zerada?

Li neste tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=19655&highlight=desinchar

um post do Alex que é mais um tutorial de como recuperar (ou tentar pelo menos), uma bateria inchada e desbalanceada. Aproveitando este post, gostaria de saber se eu carregar o pack todo (Hyperion 3S1800) a 3,7V, ou seja, como se fosse 1S, eu conseguiria ressucitá-la? Ou deveria carregá-la a 9V como se fosse de NiCd, como o colega fez aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11317&highlight=desinchar

Detalhe, não tenho um balanceador e meu carregador é um Triton 2.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar, pois não estou podendo comprar outra agora.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Acho que se chegou a esse ponto de descarga, não tem solução. Mas isso é opinião pessoal... Pelo custo de uma bateria nova, e pelo RISCO de uma bateria em condições duvidosas, eu, pessoalmente, descartaria essa bateria.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já recuperei algumas LiPos zeradas com ciclos lentos e ficaram tão boas quanto as irmãs gêmeas de mesma idade que não tinham zerado (inclusive quanto à capacidade de carga/descarga, resistência interna, etc.)
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Henrique - CPS »

[quote:1d8615efc2="alexcmag"]Já recuperei algumas LiPos zeradas com ciclos lentos e ficaram tão boas quanto as irmãs gêmeas de mesma idade que não tinham zerado (inclusive quanto à capacidade de carga/descarga, resistência interna, etc.)[/quote:1d8615efc2]

Mas carregou como Lipo mesmo ou como NiCd? Poderia das mais detalhes do processo?

E quanto a ela estar inchada, isso poderia ser revertido deixando na geladeira por alguns dias? Teria algum risco de reação química (entrar em combustão)?

Desculpe tantas perguntas, mas é que no momento estou realmente sem condições de comprar outra. :wink:
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

tenho uma duvida>
se eu fizer um pack de 7,4V com pilhas recerregáveis eu soldo os polos arrumo certinho dai utilizo ela e como faço para recarregar minhas pilhas se elas estarão soldadas e grudadas.
aguardo resposta
mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 1:16 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por mundialcar »

pq balancear bateria? o que significa isso?
baterias tem de ser guardadas com carga ou sem carga?
obrigado
abcampos
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Ter Set 25, 2007 1:32 pm
Localização: Guaratinguetá

Mensagem por abcampos »

Boa noite! Estou com um problema, tenho um motor BM2409-12 e um ESC TP25A, uma bateria da Himodel de 1300mah 11,1 15 a 20C, e hélice 11x47, ja perdi uma bateria pois inchou, agora a segunda bateria com somente cerca de 1 mes de vôo ja ta ficando gordinha.
- Será que esta dimensionado errado?
- Toda vez que vou carrega-la tambem faço o balanceamento, pode ser feito isso (uso um polycharger com micro processador e carrego a bateria com 1,3A;
- Tem alguma coisa para ser feito para emagressela?
Li nu outro post que alguma baterias poderiam ser falsas, ou seja marcam 20C mas são de 12C,
- Se eu comprar uma bateria com 30C pode atrapalhar ou aumentar o consumo?

Obrigado pela atenção, e desculpa por tantas pergunta,é que não queria perder esta tambem.
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Mensagem por cfreitas7 »

Amigos, sou novo no aeromodelismo elétrico, comprei um byp yak do quique somenzini, coloquei motor e-max CF 2822 e um esc himodel 20A, com uma bateria 800mah 20c, ficou muito bom, sobra motor, mas dura fazendo 3D uns 5 minutos, achei meio pouco, dae fui ver meu carregador está indo no máximo a 12v, tenho um Hobbico MKII e um Equinox(balanceador), acho que está por ae um dos problemas, e teria como fazer esse carregador subir essa voltagem?Qual será o problema dele?Sabem alguém que possa dar um jeito nele?
Atenciosamente
Cristiano freitas
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

a bateria é 2S ou 3S?
se for 3S, 800mAh com esse motor realmente não vai durar muita coisa.
que helice está usando?
Responder