3DY? Com fotos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 1:16 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por mundialcar »

ok obrigado, mas mesmo assim olhei no glossario e em algum artigos e ainda continuo nao sabendo qual sigla especifica a potencia do motor e a força de empuxo q ele gera com um helice usada para algum modelo especifico, ex: num extra com 800 gramas um motor de 40 cv de potencia e uma helice 18x25 gera 1kg de empuxo entendeu? e isso que quero saber!!!!
obrigado quanto as siglas consegui tirar uma parte das duvidas no glossario!!!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Mundialcar, essa sua pergunta não tem sentido... Isso não é uma "sigla".
O que você está pedindo seria mais uma tabela ou um cálculo, não uma sigla...
Só não entendo o que isso tem a ver com o meu avião para ser postado dentro desse tópico...
Nada mais prático do que uma boa teoria.
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

não se usa cv(cavalo vapor) no aeromodelismo...
o mais próximo é o KV que quer dizer rotação por volt...
mas não tem nada a ver com potencia...
mas sim com quantas RPM o motor consegue gerar(sem carga) com cada volt fornecido para ele...
mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 1:16 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por mundialcar »

agora sim sr shoiti vc começou a dizer o que eu queria saber, entao quando aparece do lado do anuncio do motor qtos kv tipo: motor brushless 4300 kv dai suponhamos que forneço 7.5 volt a ele , o mesmo dara 32250 rpm? isso e so um exemplo estou certo? dai como faço pra saber força de empuxo de um motor desses?
me desculpe insistir com esta mesma pergunta mas sou muito leigo e realmente quero perguntar ate entender como funciona!!!

Sr coelho obrigado tbem pela sua presteza e realmente o q eu citei como sigla, seria a sigla de mediçao de motores eletricos que vc mesmo citou (kv) e entao o q define potencia de motor eletrico seria somente rpm?

agradeço as respostas!!!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Força de empuxo depende da rotação e da hélice.

A potência é simplesmente dada pela tensão aplicada multiplicada pela corrente consumida.

As duas coisas são relacionadas, mas é uma coisa bem mais complexa, tem que entrar na teoria das hélices, perfis e formatos de hélice, para ententer a relação. São muitas variáveis, na prática não tem como calcular diretamente. O que o pessoal faz é ensaio prático mesmo, monta o motor, coloca a hélice, mede potência e empuxo.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 1:16 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por mundialcar »

agora sim minha cabeça parou de borbulhar e fixou.
entendi perfeitamente, tudo e relativo!!!
tamanho de aviao, potencia de motor, tamanho de helice e amperagem de parte eletronica!!!

obrigado
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

belo modelo...pode mandar a planta pra mim tambem...
acabei decomprar umas 40 bandejinhas de isopor e já sei oque fazer no fds prolongado hehehee
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

Bem,
como vários ja pediram, eu neo fico pra traz.
manda a planta pra mim também?
alexcastrocastilho@hotmail.com
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Olá, pessoal, postei a planta, basta baixar.
www.cefetrs.tche.br/~coelho/3dx.pdf
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Atualizando: depois de meses encostado em uma parede, finalmente botei a voar o bichinho.
Meti um HM2212 na fuça dele, um ESC de 18A e uma bateria 2200mAh 25C (cansei de usar bateria no talo, resolvi de agora em diante só usar bateria com 100% de folga no mínimo). 4 servos, sendo 1 de 9g em cada aileron, 1 de 8,4g no profundor e um de 16g no leme.

Quanto ao vôo: cara, ficou muito bom. Muito firme, avião totalmente na mão, faz absolutamente tudo que você comandar. Comandos violentos, e ficou com um setup dez, sobrando na vertical.
Eu ainda não sei pendurar, mas passei para um colega experiente em 3d e ele adorou o avião, botou ele penduradinho.
Vários outros voaram ele e gostaram muito do vôo... Todo mundo se surpreendeu.
Infelizmente não cheguei a fotografar nem filmar o vôo, mas fica aí a dica: o avião é muito bom, além de fácil de construir. Peguem a planta e divirtam-se!
Responder