Fazendo um Speed Control

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Só um adendo...

Pode eliminar o C2, C4, R11, C6, R5, Q2, Q4, R1, R2, C1, Q1, SW1.

O FET pode ser um IRF3205, que é bem fácil de achar, e o diodo D1 qualquer schotky de 1A no mínimo.

Agora... Se valesse mesmo a pena fazer isto eu não teria um monte de ESCs GWS...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1165
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Alex vc pode me citar alguns motivos para nao montar e usar este ESC?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Motivos:

Vai gastar uns 30 reais de peça, sem contar o material para confecção da placa e gravador de PIC se não tiver. Vai gastar algumas boas horas de trabalho.

Se errar alguma coisa no circuito corre o risco de queimar um dos componentes e gastar mais ainda com peças. Dependendo do erro pode queimar o receptor e aí sim sai caro...

O peso final se montar com componentes normais fica entre 15g e 20g, muito mais pesado que um speed normal.

A resistência mecânica final não vai ser das melhores, porque quanto mais pesado o circuito maior a chance de quebrar com qualquer quedinha.

Mandar fazer a placa é inviável, fica bonito mas sai mais caro que um speed brushless para quantidade pequena. Fazer a placa vai precisar de equipamentos para corroer ou paciência para fazer em placa padrão.

Se quiser fazer SMD demora 6 semanas pra Farnell entregar e se eles errarem alguma coisa no pedido demora mais ainda.

O Julio César tá vendendo speeds ICS50 modificados pesando 5g para 15A por R$65,00, que não é muito mais caro do que seria fazer um...

Tenho 2 protótipos que fiz quando pretendia fazê-los em série para vender pro pessoal. Depois concluí que não vale a pena, os protótipos estão guardados e às vezes empresto para alguém usar enquanto conserto um speed.

Meus speeds atuais são dois ICS50 e um ICS100 modificados.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Rafael Shumman
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 1:16 am
Localização: brasil

Mensagem por Rafael Shumman »

Aproveitando o assunto, qual a diferença entre o PWM para o motor e para a bobina do atuador?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As bobinas não precisam de curva exponencial para uma resposta linear. O motor precisa.

Além disto, a bobina funciona em uma ponte H, precisa ser reversível para poder atuar dos dois lados.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Eu não me aguentei :D

Vou fazer uma pergunta muito, muito burra :lol:

Quando se faz esses circuitos em placa de circuito impresso, se ao invés de fazer o circuito com placa, fazer as ligações entre um componente e outro com fios comuns, além da perda óbvia de tempo, praticidade, inteligência, espaço e peso :twisted: , que outra perda existe?


(Alex e Marco, podem rir) :P
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Isto é chamado montagem aranha, você use os próprios terminais dos componentes para interligar o circuito.

Em circuitos de baixa frequëncia, se ficar tudo ligado corretamente e nada em curto tudo bem.

Para um protótipo até que vai, mas mesmo para isto não gosto muito.

Eu não usaria isto em um modelo, a vibração ou trancos podem colocar tudo em curto e causar um baita estrago.

Prefiro usar uma placa padrão e fazer as trilhas com solda.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Mais uma vez, valeu Alex! 8)
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
mamelungo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Mar 28, 2005 1:19 am
Localização: Guarulhos-SP

Mensagem por mamelungo »

É então, estava pensando em fazer esse circuito aranha, e pensei em meter uma cola quente em tudo depois que tiver pronto, ai não tem problema de entrar em curto. Só vai ser ruim que não terá como dar manutenção......tem q trocar tudo se pifar....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não esqueça que speed control esquenta... não é um bom lugar para tentar travar as coisas com cola quente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder