O causo do desfibrilador de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

O causo do desfibrilador de baterias

Mensagem por fernando-ric »

Não tem muito a ver com aeromodelos, mas inclui bateria e o carregador famoso do Atari:


Tenho uma parafusadeira que parou de funcionar. Desmontei e encontrei 2 células, onde a única coisa escrita é "NICD"

"Bem", pensei, "perdido por perdido vou tentar dar uma carga nelas com o carregador do Atari"

Como não sabia os mAh dela, coloquei 500 miliamperes só pra começar... deixei 20 minutos e medi com o voltímetro:
Célula 1: 1,32v
Célula 2: 0,00v

Pensei "Caramba, uma das irmãs morreu!!!"

Então coloquei os mesmos 500mA só na célula 2.... pessou 40 minutos, medi e deu 0,00v

Já tinha desistido, quando resolvi brincar de Dr. Frankestein, e dar um "raio" na mardita.

Coloquei tudo num local seguro, e liguei a célula morta com o máximo de corrente que a fonte aguentava (algo em torno de 2,5A). Coloquei o multímetro ao mesmo tempo para ir medindo a célula. Eis que:

10 segundos: 0,08v
20 segundos: 0,11v
30 segundos: 0,13v
60 segundos: 1,37v
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

(atenção: os tempos são aproximados :P )

Ahahahha, quase explodi a casa, mas a desgraçada PARECE que ressucitou!!!

Se alguém tiver alguma explicação :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Ps. Não tentem isso em casa
Ps2. Se tentarem não sei de nada
Ps3. Se tentarem façam num lugar seguro, com um extintor à mão e com a casa no seguro!!!
Ps4. O carregador esquentou pra ****** :lol:
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A explicação é que os cristais que não deixavam a célula defeituosa carregar corretamente se dissolvem com o pequeno tranco.

Isto pode dar uma sobrevida à bateria NiCd e NiMh zeradas, provavelmente elas perdem boa parte da capacidade, mas já que está perdido mesmo o que vier é lucro.

Um pequeno tranco de menos de meio segundo direto em uma bateria de gel às vezes é suficiente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Que show!

Sempre vc com suas explicações fenomenais :lol:


Valeu, Alex!


(ainda estou rindo, nunca imaginei que ia fazer uma célula pegar no tranco, é o mundo glow invadindo os elétricos!!! ahahaha)
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Bateria

Mensagem por FSGALVAO »

Essa foi boa nunca imaginei que poderia fazer uma bateria pegar no tranco

hehehehe

Mas uma dica do tão prestativo Alex
Fernando Galvão
Matheus
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb Jul 31, 2004 12:03 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Matheus »

alexcmag escreveu:Um pequeno tranco de menos de meio segundo direto em uma bateria de gel às vezes é suficiente.


Alex, as baterias de gel tambem podem ser ressucitadas assim ??? tenho 02 de no-breaks aki que estão com uma tensão minima mas não carregam, será que vale a pena tentar ???

Obrigado!
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Matheus escreveu:
alexcmag escreveu:Um pequeno tranco de menos de meio segundo direto em uma bateria de gel às vezes é suficiente.


Alex, as baterias de gel tambem podem ser ressucitadas assim ??? tenho 02 de no-breaks aki que estão com uma tensão minima mas não carregam, será que vale a pena tentar ???

Obrigado!


As baterias de gel têm uma química diferente, é como uma bateria de carro, mas selada e em vez de líquido é um gel com ácido sulfúrico. Quando elas ficam fracas normalmente é porque colou algum polo ou porque com o uso alguns pólos ficam coberto com sais de chumbo (não tenho certeza desta parte da reação).

Para recuperá-la o método é o mesmo da bateria de carro, retirar todo o eletrólito, lavar com alta pressão com bicarbonato para retirar o acúmulo de sais, revisar as placas e recolocar ácido (só estou falando como fazem como referência, não faça isto), mas fica uma droga.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder