CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:6a575074ff="alexcosta"]Salve galera !
Para corte de asas "na mão", qual o programa vocês estão usando para gerar os gabaritos dos perfis ?
Onde baixar ?
Obrigado e bons vôos.[/quote:6a575074ff]

Alex, tem vários e o que mais uso é o profili já passei pela lista acc, mas tem o tracfoil, compufoil, para os perfis naca tem um programa free na página da UMA, União Maranhence de Aeromodelismo, para perfis naca.Tem uma infinidade de programas que fazem isto, eu no momento uso o tracfoil e o profili.

http://www.profili2.com/
http://jc.etiemble.free.fr/ (tracfoil)

abraços motta
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pedro, essa faixa de preço geralmente inclui a placa de interface com o micro e os controladores dos motores, bem como os próprios motores e creio eu algum software... a construção da máquina é sua, e o computador também.
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Pessoal, por favor:

Gostei desse cortador com pesos, to tomando uma surra tentando controlar as angulações verticais, horizontais e a tensão do fio e a pressão nos perfis MANUALMENTE hehehe - joguei um saco de isopor fora hoje (desculpa aí meio ambiente, vou melhorar o processo em breve).

Na minha leiguice pensei o seguinte:

(1) Montar o tal cortador nessa mesinha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64112427-bancada-de-trabalho-multiuso-desmontavel-pratica-e-funcional-_JM

(2) não faz mais sentido usar um peso com uma roldana em vez de cálculos malucos de proporção de triângulos?


(3) Colocar um peso atrás apenas pro cortador seguir o perfil de asa sem se erguer?

Assim você largaria o bicho e ele faz o trabalho sozinho (ou quase) - o q acham?
Anexos
machinetrapeze_112.JPG
machinetrapeze_112.JPG (27.89 KiB) Exibido 28859 vezes
machinetrapeze_111.jpg
machinetrapeze_111.jpg (32.19 KiB) Exibido 28865 vezes
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:b9ea6ab672="paulogazola"]Pessoal, por favor:

Gostei desse cortador com pesos, to tomando uma surra tentando controlar as angulações verticais, horizontais e a tensão do fio e a pressão nos perfis MANUALMENTE hehehe - joguei um saco de isopor fora hoje (desculpa aí meio ambiente, vou melhorar o processo em breve).

Na minha leiguice pensei o seguinte:

(1) Montar o tal cortador nessa mesinha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64112427-bancada-de-trabalho-multiuso-desmontavel-pratica-e-funcional-_JM

(2) não faz mais sentido usar um peso com uma roldana em vez de cálculos malucos de proporção de triângulos?


(3) Colocar um peso atrás apenas pro cortador seguir o perfil de asa sem se erguer?

Assim você largaria o bicho e ele faz o trabalho sozinho (ou quase) - o q acham?[/quote:b9ea6ab672]

Paulo, este seu esquema não serve para asas trapezoidais, é necessário que o fio seja fixado em locais diferentes na régua, para que consiga velocidade diferentes nos extremos da asa. Siga o esquema original e faça os cálculos que funciona.
Júlio César
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

uma duvida... que material eu utilizao para os perfis da maquina de cortar isopor... já tentei cedro e não deu certo.... tentei latinha de refrigerante... funfo mas nun me agradou muito não
Alguem sabe de alguma coisa melhor?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Passe em uma gráfica normal (não gráfica rápida) e peça chapa de offset usada. é um aluminio mais grosso que o das latinhas, mas facil de cortar com tesoura.
Pode também pedir retalhos de fórmica para um marceneiro.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

obrigado vou tentar com o aluminio de gráfica!!!!
já desperrdicei quase 1metro de siopor pra fazer minha zagi.. ia dar pra cortar 2 pares de asas já corteí 2 totalmente perdidas e 1 que parece as ruas de são paulo chei da buracos.. mais uma coisa como vocês fixam os perfiz no isopor que será cortado?.
Será que uma zagi voa com apenas a asa esquerda ?!?!?...
20 conto de isopor jogado fora....
Vamos dar mais uma passadinha na fabrica hauauaha
kyanor
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 2:09 pm
Localização: Manaus - AM

Mensagem por kyanor »

Ola pessoal... Estou querendo fazer aquele cortador de isopor e tenho aqui em casa um transformador de 40v 120w, so que ele é para tensão de 220v....
Se eu usa-lo em 110v, a ddp de saída divide tambem, saindo 20v? E a potencia?Eu poderia usa-lo em 110 para o cortador de isopor, atendendo assim os pre requisitos?
thimakul
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Dez 22, 2007 7:07 pm

Sou iniciante em construção

Mensagem por thimakul »

Gostaria se com este cortador até eu como iniciante conseguiria cortar uma asa?
Thiago
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

consegue, basta ver como p essoal faz, é bem simples mesmo.
Responder