Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

maior autonomia

Mensagem por srpab »

alexcmag escreveu:Em alguns carros elétricos ou híbridos o mesmo princípio é utilizado, neste caso direcionando a energia gerada de volta para as baterias, o que diminui o consumo e aumenta a autonomia.


Alex, estava fazendo aquele leitura diaria obrigatoria no evoo, e surgiu a duvida, porque nos aero eletricos, esse efeito nao pode ser aproveitado para dar mais autonomias aos pequenos voos ? :oops:
(essa pergunta deve ser ridicula, se nao isso ja existiria, ate mesmo uma ajuda solar, com paineis...)
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: maior autonomia

Mensagem por alexcmag »

srpab escreveu:
alexcmag escreveu:Em alguns carros elétricos ou híbridos o mesmo princípio é utilizado, neste caso direcionando a energia gerada de volta para as baterias, o que diminui o consumo e aumenta a autonomia.


Alex, estava fazendo aquele leitura diaria obrigatoria no evoo, e surgiu a duvida, porque nos aero eletricos, esse efeito nao pode ser aproveitado para dar mais autonomias aos pequenos voos ? :oops:
(essa pergunta deve ser ridicula, se nao isso ja existiria, ate mesmo uma ajuda solar, com paineis...)


Tem vários motivos:

1) Porque qualquer equipamento para tentar economizar um pouco de energia gasta mais energia ainda por causa do peso adicional;
2) Porque ao contrário da roda que tem praticamente a mesma eficiência tracionando ou sendo tracionada, a hélice sendo tracionada está com o perfil ao contrário, e por isto tem muito pouca eficiência;
3) Porque nossas baterias não são tão permissivas a carga-descarga quanto as dos carros híbridos;
4) Porque temos menos inércia do que um carro, logo a energia cinética é mínima.chega a partir de 110Km/h chega a andar.

O Gustavo já publicou uma vez um link pra um motoplanador com células solares, mas foi descontinuado, sinal de que o custo-benefício não deve ter compensado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Um dos motivos é que estamos num mundo real.. e não em Matrix(graças a Deus :P ) então energia cinética pode se converter em energia potencial e vice versa... mas(sempre tem um mas) existem perdas sempre existem... atrito, resistencia, arrasto, som, calor,movimento até chulé(cade o chulé?? :? :roll: o cara sumiu :( ).. tudo consome parte da energia adquirida e no final o debito é maior que o crédito :lol:

Uma coisa que não vi... li mas não vi... foi a mensão aos FET's
Graças aos modernos hexa fets.. gold fets e as arquiteturas novas que surgem consegue-se uma resistencia interna extremamente baixa, com isso a perda por efeito joule é minima, a queda de tensão é minima, o calor gerado é minimo e mais potencia sobra pro motor.
O ouvido humano é capaz de dissernir diferenças minimas.. muito pequenas mesmo de frequencias e da pra se notar a diferença no som de um speed GWS normal e um que foi adicionado os novos fets(só pra ter uma idéia um maestro mais chinfrim é capaz de saber que instrumento está em desarmonia.. sua localização e quanto ele está desafinado em segundos numa orquestra completa).. sendo assim a diferença é... :roll: GRITANTE :lol: E foi por causa da constante evolução e o rapido aproveitamento da industria de ponta colocando em seus produtos materiais cada vez mais modernos que chegamos no patamar de hoje... soma-se a isso a economia de escala que permite que um projeto que custaria uma pequena fortuna(speed brush) chegue até nós por 200 reais :wink:

Mas....... a ecvolução das células solares com substrato super negro... células com rendimento 5 vezes maior e mais leve(filme solar) ou células de energia vão trazer uma nova..... Luz :P em futuro próximo

http://www.inovacaotecnologica.com.br entrem e vejam :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Amigos....para um motor 400BR, um ICS300 seria o suficiente?...... ou o ICS480 tem mais "folga" pra operar? ficando eu menos preocupado em não queimá-lo ?..............pretendo usar uma Bateria 9,6V 900mAh NiMh com uma hélice 6x3 pra por um planador 2m no ar..............esse conjunto tem força suficiente pra isso?
Valeu amigos!!


ps.: precisaria de redução, né? mas qual?.........na asa, pretendo usar o perfil Mh32
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Amigos....para um motor 400BR, um ICS300 seria o suficiente?...... ou o ICS480 tem mais "folga" pra operar? ficando eu menos preocupado em não queimá-lo ?..............pretendo usar uma Bateria 9,6V 900mAh NiMh com uma hélice 6x3 pra por um planador 2m no ar..............esse conjunto tem força suficiente pra isso?
Valeu amigos!!


ps.: precisaria de redução, né? mas qual?.........na asa, pretendo usar o perfil Mh32


ICS300 é o suficiente, desde que instale corretamente o dissipador que vem nele (tire a capa de plástico termoretrátil, coloque a fita dupla-face que vem junto, coloque o dissipador, coloque o termoretrátil novo que vem junto, encolha o termoretrátil com um secador de cabelo, soprador térmico ou sobre uma boca de fogão, longe e com muito cuidado).

Fazendo isto pode ficar tranquilo porque o 400BR vai queimar antes do speed.

Isto vai gastar mais de 12A, será necessário trocar os conectores e a bateria de 900mAh tem que ser de alta descarga (sugiro uma Kan se quiser usar NiMh).

Como já disse antes, pode ser suficiente ou não, isto não depende apenas da envergadura e perfil, mas também da corda, formato da fuselagem fuselagem e peso final.

QUAL A CORDA e o PESO???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Ok!
Onde posso encomendar essa KAN ?
Terei q trocar o conector do speed ou bateria?
quanto ao peso....tenho de achar um jeito pra pesar minhas "peças"
a asa, vai ter painel central 1,20m(25cm corda) e as pontas com 40cm(na junção c/ painel central 25cm diminuindo pra 15 nas pontas).........essa asa me inspirei na do Termica II............na verdade o planador todo !
será q tenho q diminuir um pouco essa corda do painel central?
Thanks!
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Danangeli escreveu:Ok!
Onde posso encomendar essa KAN ?


tenta com o tony 11-3361-9136 ( general battery )


Danangeli escreveu:Terei q trocar o conector do speed ou bateria?


ate 6A usa-se modu, jst

acima disso e melhor colocar conectores mais parrudos...

Danangeli escreveu:quanto ao peso....tenho de achar um jeito pra pesar minhas "peças"


pesa na padaria ... naquela banlança de frios, tudo se da um jeito :wink:

Danangeli escreveu:a asa, vai ter painel central 1,20m(25cm corda) e as pontas com 40cm(na junção c/ painel central 25cm diminuindo pra 15 nas pontas).........essa asa me inspirei na do Termica II............na verdade o planador todo !
será q tenho q diminuir um pouco essa corda do painel central?
Thanks!


ai o alex te responde...ehheh
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Ok!
Onde posso encomendar essa KAN ?
Terei q trocar o conector do speed ou bateria?
quanto ao peso....tenho de achar um jeito pra pesar minhas "peças"
a asa, vai ter painel central 1,20m(25cm corda) e as pontas com 40cm(na junção c/ painel central 25cm diminuindo pra 15 nas pontas).........essa asa me inspirei na do Termica II............na verdade o planador todo !
será q tenho q diminuir um pouco essa corda do painel central?
Thanks!


Fiz umas contas... Os planadores que o pessoal tem feito deste tamanho costumam dar de 700g pra cima de peso, fica meio ruim para colocar motor 400 direct-drive (pouco empuxo).

Pra ficar com uma certa folga, calculei 900g.

Com uma redução 3:1 e hélice 10x6 este motor passa facinho de 400g de empuxo, com velocidade acima de 14m/s, e o consumo cai.

O MH32 é bastante eficiente, uma asa deste tamanho com 900g de peso a 8m/s dá apenas 33g de arrasto, coisa que o motor consegue puxar facinho.

Se ficar com este peso a velocidade de stall será de apenas 5,2m/s, o que permite pousos bem suaves.

O térmica é um planador legal, mas de desenho meio antigo, se você se inspirar demais nele aumentando tanto o tamanho a fuselagem vai ficar muito alta e larga. Recomendo deixar a fuselagem o mais estreita e baixa que for possível, assim você economiza arrasto e peso.

Na General Battery tem baterias NiMh Kan 1050mAh tem , use o botão pesquisar que você acha o endereço.

Mas acho que ficaria melhor com 400 reduzido é uma LiIon 1400mAh 3S ou uma LiPo 1200mAh 3S. Conseguiria um pouco mais de potência, com menos peso e maior duração do vôo.

Tente deixar tudo leve.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

ATARI escreveu:
Danangeli escreveu:

te 6A usa-se modu, jst

acima disso e melhor colocar conectores mais parrudos...




Atari .... como assim esse lance dos conectores
minha lipo 3s veio com conector jst
eu devo trocar o conector dela ? pra usar com um 400?
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

mnovaes escreveu:
ATARI escreveu:
Danangeli escreveu:

te 6A usa-se modu, jst

acima disso e melhor colocar conectores mais parrudos...




Atari .... como assim esse lance dos conectores
minha lipo 3s veio com conector jst
eu devo trocar o conector dela ? pra usar com um 400?


de preferencia sim ...

com corrente alta vc tem muitas perdas se o conector não for adequado
e vc pode derreter o conector no caso de passar da corrente q ele aguenta...

como disse os comuns ( vermelhinhos JST, pretinhos MODU ) aguentam ate 6A mas ja tem um pouco de perda com essa corrente ...
Responder