Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A velha e boa cola quente, Danangeli... hehehe
Antonio, no primeiro dos meus dois "tijolo stick" o motor ficou apontado para baixo e para a direita com um suporte... No atual (o outro "faleceu" em circunstancias misteirosas), deixei alinhado, e não notei nenhuma diferença...
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

O Alexmag disse que o CG deve ficar a 10cm do bordo de ataque. No manual do SS original diz para o CG ficar entre 9,5 e 10,5 cm. Enfim, qual seria o "range" aceitável para esta medida ? O do manual mesmo ?

1 ou 2 cm A MAIS (o meu está com uns 11,5 cm) fazem muita diferença ? Tentei fazer ele voar, mas logo na decolagem ele entra numa subida vertical, o motor não agüenta, e ele acaba caindo. Parece ser mesmo o CG errado, né ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Dizem que "um avião com CG adiantado voa mal... um avião com CG atrasado SÓ VOA UMA VEZ..."
Eu prefiro mais pra frente do que mais pra trás... CG adiantado significa que quando tirar motor o bicho mergulha, mas pelo menos tem menos tendencia a estolar... Depois do vôo de teste, se estiver "narigando" muito pra baixo, altere ligeiramente a posição da asa...
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá

Este é o meu SS :)

Ficou muito robusto. Já caiu várias vezes, e o único prejuízo foi uma hélice GWS 9x4.7 :D

Preciso de uma ajudinha. Como já falei acima, quando ele decola, logo em seguida entra numa subida vertical e acabo perdendo o controle.

Acho que é problema com o CG, o que vcs acham ?

O peso total dele é 440g, dando uma carga alar de 14,67g/dm2, Tá bom né ?

Pesei somente a cauda e está com 38g, tá bom esse peso ?

Bom, não dá para chegar a bateria (2S, 2000mAh, 110g) mais para frente, então estou pensando em colocar um peso lá pertinho do motor, para tentar deslocar o CG mais para frente.

O CG depende do tipo de perfil de asa usado ?

Notem que o perfil da minha asa é diferente da planta deste tópico. Aqui o CG sugerido é 10cm. No meu tô achando que 10cm ainda vai ser muito. Enfim, qual seria o ponto de CG ideal para o meu SS ?

[URL=http://imageshack.us][img:a1dbcad9c8]http://img245.imageshack.us/img245/4264/imagem001pp2.jpg[/img:a1dbcad9c8][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:a1dbcad9c8]http://img245.imageshack.us/img245/3804/imagem004modrl8.jpg[/img:a1dbcad9c8][/URL]
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Pesquisei e descobri o lugar certo onde deve ficar o CG, e o bichinho voou que foi uma beleza. Muito gostoso pilotar ele. Voei no vento mesmo.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu voei o meu ontem à noite, escuridão total (no meio de um pasto, a cerca de 1 km da rodovia mais proxima, e a uns 15 km da cidade...)
Mais tarde eu coloco algumas fotos e um videozinho
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Legal, e vc tem luzes de navegação nele ? Pretendo colocar no meu...

O meu ficou bem robusto. Já caí várias vezes antes de acertar o CG, e ele apenas quebrou o suporte da asa no bordo de fuga. Colei novamente reforçando ainda mais. Hoje, quando finalmente voou, acabei atingindo um poste e ele caiu em cima de uma árvore, e o dano foi bem pouco: apenas rasgou a fita da entelagem com cerca e 1cm de diâmetro no bordo de ataque e soltou uma varetinha do trem de pouso.

Reparos feitos, amanhã vou voar novamente. Esse negócio vicia ehehe...
cabegol
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 30, 2008 11:34 am
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por cabegol »

Esse modelo serve para um total leigo iniciante como eu ?
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Serve
cabegol
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jan 30, 2008 11:34 am
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por cabegol »

[quote:731ad16438="Cessnas"]Serve[/quote:731ad16438]

levando em consideração a falta de experiencia na montagem ?
Responder