Pane no DX7 spektrun.alguem ja teve??

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Posso estar errado, mas o modelo em questão sofreu a pane em Torque Roll, situação em que a força sobre as superfícies móveis são pequenas, pois a velocidade do ar è pequena, sobretudo nos ailerons.
Avatar do usuário
tunito
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Qua Mai 16, 2007 8:51 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por tunito »

Estou montando um aviao glow .91 que vai usar 7 servos e pretendo colocar um radio specktrun nele, qual a bateria mais indicada para eu comprar?
[b:da9552860a]HydriMax 4.8V 4200mAh NiMH[/b:da9552860a] ou [b:da9552860a]Futaba NR4F 4.8V 1500mAh Receiver NiCd[/b:da9552860a] ????
Valeu...
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

eu usaria a 4200mah nimh.

mas dê preferência a uma de 6 volts / 5 celulas.

abraços.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:a488e435de="alvaronit"]eu usaria a 4200mah nimh.

mas dê preferência a uma de 6 volts / 5 celulas.

abraços.[/quote:a488e435de]Também usaria uma nimh de 6V, mas se for de 4,8V eu usaria a de NiCd por ter uma maior capacidade de descarga diminuindo o risco de queda de voltagem, abraço
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:3ed63077f1="Leonardo M.T."]Posso estar errado, mas o modelo em questão sofreu a pane em Torque Roll, situação em que a força sobre as superfícies móveis são pequenas, pois a velocidade do ar è pequena, sobretudo nos ailerons.[/quote:3ed63077f1]

Leonardo.. com certeza não foi o radio!!! eu posso não gostar dele mas culpar de algo que não tem a ver tb é demais!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Srs,

vou transmitir aqui minha experiência na montagem do YAK 34%. Antes de fazer a especificação da eletronica toda, conversei muito com o Fabinho da FAM e li e escrevi alguns post e Forums especificos para Giant. Vou falar sobre um fator que ainda não foi abordado e aredito que este tenha sido o causador da falha.

Não adianta nada vc por 5 MEGA ULTRA servos digitais de 300KG de torque em cada aileron e espalhar mais uns 20 servos por todo o modelo se vc não souber com irá distribuir a energia para eles. Imagine a situaçao: verão de 40 graus, vc recebe seu 13 salario e resolve que vai transformar sua casa em um figrorífico para não sentir mais calor, nunca mais!! Pois bem, vc compra 6 ar-condicionados de 50.000btus e 1 de 30.000btus e instala um em cada quarto, um na sala, e o de 30.000 vc instala no banheiro. Resolve ligar 3 deles ao mesmo tempo o que acontece??? Os disjuntores desarmam na hora! E se vc não tivesse disjuntores? Fios torrados, queda de tensão e mal funcionamento de diversos outros eletro-domésticos, e um possível incêndio.
Isto parece óbvio quando estrapolado assim deste jeito, é claro que estou exagerando, mas o problema é similar. Apenas um servo digital grande no final de curso pode chegar a consumir mais de 2A!! Um conector normal de servo foi projetado para aguentar 3A apenas! Se vc não projetar direito o sistema de distribuição de energia para os servos, você pode não só sobrecarregar os conectores, mas também o próprio receptor que terá a triste função de distribuir toda esta energia. Fora que estará gastando dinheiro com servos a toa. Fios de bitola insuficiente, conectores mal dimensionados isso sem nem sequer falar da bateria, podem fazer com que servos super potentes e caros trabalhem muito abaixo da performance que deveriam, isto leva você a pensar que eles não são suficientes e decide por outros mais fortes, o que só vai aumentar o seu problema! O pior é que um sistema mal dimensionado só apresenta defeito quando em vôo e em manobras mais radicais, quando são realmente solicitados. Em terra você pode fazer o teste que quizer que nada vai acontecer.

Modelos de 25% para cima devem ter sua eletronica mais bem planejada. Não basta socar servos no modelo, pegar uma bateria e ligar tudo isso no pobre do receptor. Você deve separar a alimentação, dos servos da alimentação do receptor, pode usar a mesma bateria, mas com fiação diferente. Isto seria o mais barato a ser feito e é aconselhável,somente para quem entende o que está fazendo. O idel como já foi dito aqui por um colega, é usar um sistema de distribuição de energia como um Power Expander ou Power Box. Estes equipamentos destribuem a energia para os servos e separam eles do receptor. Seria como você instalar numa casa que nunca viu um fusível ou um disjuntor, uma caixa de distribuição completa com disjuntores separados para cada função, etc. Se temos este cuidado com nossa casa, TEMOS que ter o mesmo cuidado com nossos modelos.

Este assunto é extenso e existem diversas outros problemas relacionados. Não tenho conhecimento muito profundo, mas quem tiver mais alguma duvida é só perguntar. O que aocnsleho aos donos de modelos de 25% p/ cima é o seguinte:

-Usar um Power Expander
-Usar um regulador com dupla alimentação
-Usar duas baterias para o receptor e outra para o motor elétrico

Isso é o que deve ser feito para não só preservar seu patrimônio como garantir a segurança de vôo.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

É claro que não devem seguir meu exemplo, mas:

Esse Sukhoi 26 do avatar é 25% voou 1 ano com receptor Futaba 127 FM motor glow 1.50 com hélice 17x8, a vertical é ilimitada e usa 1 servo torque 12Kg no leme, 4 Futaba 3001 em ailerons (2) e profundor (2) e usava uma bateria de 600mha NiCd 4,8v. Apenas tinha o cuidado de fazer no máximo 3 vôos e nunca tive problemas. Depois troquei por uma 1500 mha 4,8v com a qual está até hoje e fiz até 6 vôos numa tarde, nunca queimei nenhum servo ou coisa parecida.......
Avatar do usuário
framos
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:27 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mau funcionamento com cabo padrão Futaba e Servo Hextronic

Mensagem por framos »

Galera,

Este finde identifiquei o motivo de um problema no meu FunFly, que eu já convivia há algum tempo. Construí um Fun 3D 46, comprei 5 servos Hextronic de 13kgs, usei com meu receptor Futaba de 6 canais, e quando o conjuto está ativo, numa freqüência de 1 min, aprox. eles davam um "salto" no profundor e leme, muito rápido e não prejudicava o vôo. Então, neste finde, comprei uma extensão padrão Futaba, pois o cabo do leme ficava muito esticado. Montei o conjunto e fui voar, no meio do vôo tive uma pane de todos os servos por um longo segundo ! Consegui trazer o bicho de volta e até desmontar tudo, achei que era por conta da bateria fraca.

Quando desmontei o conjunto com o rádio ligado, ao virar o receptor, isso mesmo, alterar a posição do receptor, a pane ocorria, ai foi desligando os servos, um à um, quando desliguei o que tinha a extensão, tudo ficou perfeito !!!

Liguei todo o conjunto novamente, sem a extensão do leme, tudo funcionou perfeitamente, e detalhe, usei a bateria no mesmo estado, estava com pouca carga !!!

Bom, depois de tudo isso, percebi que também usava um outro cabo de extensão para os Ailerons, e imaginem, padrao futaba !!! Retirei também esse cabo e todo o conjunto ficou super sereno !!!!

Bom, a indicação do vendedor garantiu que esse servo funcionava com padrão Futaba, mas o uso dos cabos futaba está interferindo no bom funcionamento do conjunto.

Bom, descobri o motivo, mas ainda não entendi a causa. Quem puder contribuir, agradecemos !!!

Feliz Ano Novo para todos.
"Sempre existirão tópicos que já foram postados. Mas a nova abordagem de um tema antigo, renova a discussão e motiva as novas ideias. "
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Re: Mau funcionamento com cabo padrão Futaba e Servo Hextron

Mensagem por Rmaia3D »

[quote:a33cb41eda="framos"]Galera,

Este finde identifiquei o motivo de um problema no meu FunFly, que eu já convivia há algum tempo. Construí um Fun 3D 46, comprei 5 servos Hextronic de 13kgs, usei com meu receptor Futaba de 6 canais, e quando o conjuto está ativo, numa freqüência de 1 min, aprox. eles davam um "salto" no profundor e leme, muito rápido e não prejudicava o vôo. Então, neste finde, comprei uma extensão padrão Futaba, pois o cabo do leme ficava muito esticado. Montei o conjunto e fui voar, no meio do vôo tive uma pane de todos os servos por um longo segundo ! Consegui trazer o bicho de volta e até desmontar tudo, achei que era por conta da bateria fraca.

Quando desmontei o conjunto com o rádio ligado, ao virar o receptor, isso mesmo, alterar a posição do receptor, a pane ocorria, ai foi desligando os servos, um à um, quando desliguei o que tinha a extensão, tudo ficou perfeito !!!

Liguei todo o conjunto novamente, sem a extensão do leme, tudo funcionou perfeitamente, e detalhe, usei a bateria no mesmo estado, estava com pouca carga !!!

Bom, depois de tudo isso, percebi que também usava um outro cabo de extensão para os Ailerons, e imaginem, padrao futaba !!! Retirei também esse cabo e todo o conjunto ficou super sereno !!!!

Bom, a indicação do vendedor garantiu que esse servo funcionava com padrão Futaba, mas o uso dos cabos futaba está interferindo no bom funcionamento do conjunto.

Bom, descobri o motivo, mas ainda não entendi a causa. Quem puder contribuir, agradecemos !!!

Feliz Ano Novo para todos.[/quote:a33cb41eda]

Pergunta: A extensão é [b:a33cb41eda]"padrão"[/b:a33cb41eda] Futaba ou [b:a33cb41eda]Original[/b:a33cb41eda] Futaba?
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
Avatar do usuário
framos
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:27 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Mau funcionamento com cabo padrão Futaba e Servo Hextron

Mensagem por framos »

Pergunta: A extensão é [b:3e0effa4db]"padrão"[/b:3e0effa4db] Futaba ou [b:3e0effa4db]Original[/b:3e0effa4db] Futaba?[/quote]

Padrão Futaba, não é original !
"Sempre existirão tópicos que já foram postados. Mas a nova abordagem de um tema antigo, renova a discussão e motiva as novas ideias. "
Responder