Boeing 737 EDF – Aprendendo a pousar com vento cruzado
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Boeing 737 EDF – Aprendendo a pousar com vento cruzado
Pois é. Depois de um tempão parado por falta de motores, finalmente meu 737 fez as pazes com o dono. Assim, é hora de postar a construção e mostrar que é possível fazer jatos elétricos sem projetos magníficos. O avião em si levou 11horas p/ ficar pronto. A dificuldade deste tipo de projeto é encontrar os motores adequados, que dêem uma boa potencia, mas sem consumir, custar nem pesar muito.
Após algumas MP's trocadas c/o Paulão e com uns caras do RCgroups sobre as EDF64, a escolha recaiu sobre elas, que deram conta do recado certinho.
Chega de conversa. Vamos aos fatos:
http://www.youtube.com/watch?v=3X-jfHdkd68
Logo abaixo, a construção:
Após algumas MP's trocadas c/o Paulão e com uns caras do RCgroups sobre as EDF64, a escolha recaiu sobre elas, que deram conta do recado certinho.
Chega de conversa. Vamos aos fatos:
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Fuselagem
Fuselagem
A partir das 3 vistas, recortadas no tamanho desejado, vc tem um bloco com as vistas lateral e superior.
Depois, é lixar p/ arredondar e, em seguida, cavar com o estilete, fazendo os compartimentos internos de acordo com o tamanho da sua bateria, servos etc. O resultado é este aqui, após 1,5h de trabalho.
A partir das 3 vistas, recortadas no tamanho desejado, vc tem um bloco com as vistas lateral e superior.
Depois, é lixar p/ arredondar e, em seguida, cavar com o estilete, fazendo os compartimentos internos de acordo com o tamanho da sua bateria, servos etc. O resultado é este aqui, após 1,5h de trabalho.
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Eu costumo fazer as 2 metades da fuselagem, como um ovo de páscoa, juntas. Depois, abro e faço as cavidades mencionadas acima.
O mais importante nesta etapa: Marcar a linha de referencia, ou as linhas, paralelas ao corte onde o estabilizador traseiro se encaixa.
Primeira regra inviolável deste modelo: Asa com incidenca de 3º, em relação a esta linha, obviamente. Lembrando, a incidencia é medida entre "linha" formada entre as extremidades dos bordos de ataque e de fuga e a tal linha de referencia. Violei esta regrinha e a asa virou um aerofolio de carro: Colou o aero no chão, ao invés de erguê-lo.
É importante deixar dentro de uma das cavernas da parte dianteira, além do espaço p/ encaixar a bateria, uma porção maciça, p/ passar o canudo de refrigerante por onde passará o push rod da bequilha. Um modelo destes sem bequlha movel não tem a menor graça, não é mesmo ?
O mais importante nesta etapa: Marcar a linha de referencia, ou as linhas, paralelas ao corte onde o estabilizador traseiro se encaixa.
Primeira regra inviolável deste modelo: Asa com incidenca de 3º, em relação a esta linha, obviamente. Lembrando, a incidencia é medida entre "linha" formada entre as extremidades dos bordos de ataque e de fuga e a tal linha de referencia. Violei esta regrinha e a asa virou um aerofolio de carro: Colou o aero no chão, ao invés de erguê-lo.
É importante deixar dentro de uma das cavernas da parte dianteira, além do espaço p/ encaixar a bateria, uma porção maciça, p/ passar o canudo de refrigerante por onde passará o push rod da bequilha. Um modelo destes sem bequlha movel não tem a menor graça, não é mesmo ?
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Bequilha
Bequilha
Falando nela, temos que lembrar que, em caso de pousos mais "bruscos", o impacto irá forçar as rodas p/ trás. É preciso,portanto, um fusível mecanico que se rompa, preservando o isopor da fuselagem e o conjunto da bequilha. Assim, eu fiz a fixação e articulação com polionda plástica, de caixas de arquivo. Ao mesmo tempo, ela tem a superficie p/ fixar a bequilha e os dutos p/ passar a perna da mesma. Alguns pontinhos de cola de contato fazem o papel do tal fusivel e eles (e não as peças) vão romper em caso de impacto. resumindo tudo em uma imagem, é isso aqui:
Falando nela, temos que lembrar que, em caso de pousos mais "bruscos", o impacto irá forçar as rodas p/ trás. É preciso,portanto, um fusível mecanico que se rompa, preservando o isopor da fuselagem e o conjunto da bequilha. Assim, eu fiz a fixação e articulação com polionda plástica, de caixas de arquivo. Ao mesmo tempo, ela tem a superficie p/ fixar a bequilha e os dutos p/ passar a perna da mesma. Alguns pontinhos de cola de contato fazem o papel do tal fusivel e eles (e não as peças) vão romper em caso de impacto. resumindo tudo em uma imagem, é isso aqui:
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...
Observe que foi preciso "decapitar" o modelo p/ fixar e linkar a bequilha. Qual a vantagem disso ?
Resposta - Removendo a cabine, vc tem fácil acesso à linkagem e e ao conjunto da bequilha, além de, tb prendendo a cabine com pontos de cola de contato ou de velcro, ela se soltar em caso de impacto, ao invés de se desitegrar ao bater no solo. Aqui tudo de ejeta, nada se quebra. Este é o meu lema construtivo.
Se vc fizer as portinholas da bequilha em depron, dá p/ fixá-las no conjunto da bequilha com paliotos de dente. Novamente, em caso de impactos, tudo se abre e solta, mas nada se quebra. Reparem no final do video que durante o voo, elas "abriram" na frente.
Resposta - Removendo a cabine, vc tem fácil acesso à linkagem e e ao conjunto da bequilha, além de, tb prendendo a cabine com pontos de cola de contato ou de velcro, ela se soltar em caso de impacto, ao invés de se desitegrar ao bater no solo. Aqui tudo de ejeta, nada se quebra. Este é o meu lema construtivo.
Se vc fizer as portinholas da bequilha em depron, dá p/ fixá-las no conjunto da bequilha com paliotos de dente. Novamente, em caso de impactos, tudo se abre e solta, mas nada se quebra. Reparem no final do video que durante o voo, elas "abriram" na frente.
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Linkagem
Todos os links que precisam atravessar a fuselagem passam por dentro de canudos de refrigerante.
Os servos são instalados em mesas de polionda plástica, como na foto. Note que a linkagem da bequilha fica na mesma vareta do leme. Ao inves de "terminar" no braço do sevo, ela "passa direto" e um "S" de arame rígido de aço de 2mm, preso com silver tape e super bonder conecta esta linkagem ao servo. Atenção ao instalar esta linkagem. Repare se ao virar o leme p/ um lado, a bequilha vai p/ o outro. Eles vão trabalhar em conjunto na corrida p/ decolagem e o link na bequilha deve ser afastado (cerca de 15mm) do eixo de sua perna, p/ evitar um excesso de sensibilidade na bequilha.
Os servos são instalados em mesas de polionda plástica, como na foto. Note que a linkagem da bequilha fica na mesma vareta do leme. Ao inves de "terminar" no braço do sevo, ela "passa direto" e um "S" de arame rígido de aço de 2mm, preso com silver tape e super bonder conecta esta linkagem ao servo. Atenção ao instalar esta linkagem. Repare se ao virar o leme p/ um lado, a bequilha vai p/ o outro. Eles vão trabalhar em conjunto na corrida p/ decolagem e o link na bequilha deve ser afastado (cerca de 15mm) do eixo de sua perna, p/ evitar um excesso de sensibilidade na bequilha.
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Estabilizador / Deriva
Estabilizador / Deriva
Nada mais simples. Com os mesmos moldes, corta-se tudo com estilete e lixa-se os bordos de ataque p/ arredondar e os de fuga p/ afilar. As dobradiças são todas do tipo "taped hinge" e os horns de PET, colados com super bonder por cima da entelagem. Bateu, soltou. Um pingo de cola e está ok novamente em 3 segundos.
Nada mais simples. Com os mesmos moldes, corta-se tudo com estilete e lixa-se os bordos de ataque p/ arredondar e os de fuga p/ afilar. As dobradiças são todas do tipo "taped hinge" e os horns de PET, colados com super bonder por cima da entelagem. Bateu, soltou. Um pingo de cola e está ok novamente em 3 segundos.
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Asas
Asas
Existem 2 formas de fazer este tipo de asa:
Tradicional - É preciso cortar 2 trapézios p/ cada painel de asa, devido ao formato deste tipo. Sai uma asa mais eficiente, mas dá muito mais trabalho e gasta mais tempo.
Lixa - O acabamento é um pouco ruim, mas cada painel de asa é uma peça unica que fica pronta em aprox. 25 minutos. IMPORTANTÍSSIMO: As longarinas de fibra de vidro precisam ficar exatamente uma em cima da outra. Veja a figura. Se ficarem desalinhadas, é preciso mais reforço na asa.
Após entelar, os ailerons são cortados na própria asa com estilete e a linkagem é feita do mesmo modo do estabilizador, descrito no incio do topico. MACETE: Só cole o horn sobre a linkagem na hora de trimar o aero. Fica uma trimagem permanente e eficiente, sem dores de cabeça na hora de voar. Os servos são fixados como na foto abaixo (apenas encaixados na mesa de polionda) e conectados por uma extensão em Y. É muito arriscado tentar usar um unico servo p/ os ailerons neste tipo de asa, por causa do enflechamento. Pesa mais usar servos. Mas é mais seguro.
As asas que aparecem com o BA prata nas fotos são, na verdade, do 737 menor. Mas ilustram algo que não repeti no maior: Aileron aé o final da asa. Eles te dão mais comando de rolagem. Em compensação, não te dão uma referencia visual na trimagem, além de tirar o visual escala do avião.
Existem 2 formas de fazer este tipo de asa:
Tradicional - É preciso cortar 2 trapézios p/ cada painel de asa, devido ao formato deste tipo. Sai uma asa mais eficiente, mas dá muito mais trabalho e gasta mais tempo.
Lixa - O acabamento é um pouco ruim, mas cada painel de asa é uma peça unica que fica pronta em aprox. 25 minutos. IMPORTANTÍSSIMO: As longarinas de fibra de vidro precisam ficar exatamente uma em cima da outra. Veja a figura. Se ficarem desalinhadas, é preciso mais reforço na asa.
Após entelar, os ailerons são cortados na própria asa com estilete e a linkagem é feita do mesmo modo do estabilizador, descrito no incio do topico. MACETE: Só cole o horn sobre a linkagem na hora de trimar o aero. Fica uma trimagem permanente e eficiente, sem dores de cabeça na hora de voar. Os servos são fixados como na foto abaixo (apenas encaixados na mesa de polionda) e conectados por uma extensão em Y. É muito arriscado tentar usar um unico servo p/ os ailerons neste tipo de asa, por causa do enflechamento. Pesa mais usar servos. Mas é mais seguro.
As asas que aparecem com o BA prata nas fotos são, na verdade, do 737 menor. Mas ilustram algo que não repeti no maior: Aileron aé o final da asa. Eles te dão mais comando de rolagem. Em compensação, não te dão uma referencia visual na trimagem, além de tirar o visual escala do avião.
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- IMG_6476.jpg (32.38 KiB) Exibido 4913 vezes
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Trem de pouso principal
Trem de pouso principal
Um sanduiche de PET abraçando o isopor da asa e preso com fios de caixa telefonica trançados (facil de fazer e de reparar em campo, sem precisar de ferramentas nem parafusos fáceis de se perder) é suficiente p/ segurar o trem. Isso porque, em impactos, o trem é forçado predominantemente p/ trás e, depois e com bem menos intensidade, p/ o lado. P/ segurar esse "tranco", basta fixar o trem como na foto abaixo.
O "T" invertido onde o eixo de cada trem vai preso é feto tb com esses fios, PET e super bonder, como na foto:
Um sanduiche de PET abraçando o isopor da asa e preso com fios de caixa telefonica trançados (facil de fazer e de reparar em campo, sem precisar de ferramentas nem parafusos fáceis de se perder) é suficiente p/ segurar o trem. Isso porque, em impactos, o trem é forçado predominantemente p/ trás e, depois e com bem menos intensidade, p/ o lado. P/ segurar esse "tranco", basta fixar o trem como na foto abaixo.
O "T" invertido onde o eixo de cada trem vai preso é feto tb com esses fios, PET e super bonder, como na foto:
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- 737 bi-plano e herculino 011.jpg (37.62 KiB) Exibido 4897 vezes
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